7 séries sci-fi na Netflix para quem ama tecnologia e futuro
Não é segredo para ninguém que a ficção científica contém vários subgêneros, responsáveis por retratar diferentes aspectos do estilo cinematográfico.
- 5 séries de ficção científica que todo mundo copia até hoje
- As 10 melhores séries de ficção científica no Prime Video
Ao longo dos últimos anos, no entanto, produções focadas no universo da tecnologia e de futuros imaginados ganharam especial atenção, conseguindo se conectar – apesar de toda sua “imaginação” – com discussões muito atuais.
Séries sci-fi sobre tecnologia e futuro na Netflix
Pensando nisso e no vasto catálogo sci-fi da Netflix, o Canaltech montou uma lista de 7 séries disponíveis no serviço de streaming para quem ama tecnologia e futuro. Os títulos estão ordenados conforme seu ano de lançamento e têm indicado quantas temporadas possui. Confira!
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Black Mirror (2011)
- Rick and Morty (2013)
- 3% (2016)
- Maniac (2018)
- O Mar da Tranquilidade (2021)
- The One (2021)
- Altered Carbon (2018)
1. Black Mirror
Série britânica lançada em 2011, inspirada em The Twilight Zone, Black Mirror é uma antologia de ficção especulativa criada por Charlie Brooker (O Mundo por Philomena Cunk). Ainda em exibição, a produção ficou famosa por suas tramas futuristas, que mostram consequências drásticas do uso da tecnologia em nossa sociedade.
Discutindo questões sociais contemporâneas de forma bastante inteligente e muitas vezes sarcástica, a série teve alguns episódios muito aclamados, como o San Junipero da terceira temporada e o USS Callister da quarta. Produzida por Annabel Jones, a série conta ainda com um especial lançado em 2014 e um filme interativo chamado Black Mirror: Bandersnatch.
As sete temporadas de Black Mirror podem ser assistidas na Netflix.
2. Rick and Morty
Referência entre as animações adultas do gênero e responsável por uma franquia de mídia que inclui spin-offs, quadrinhos, lançamentos musicais e até jogos de videogame, Rick and Morty é uma série criada por Justin Roiland (Solar Opposites) e Dan Harmon (Community). Lançada em 2013, a produção ficou famosa por seu humor desbocado, mas extremamente perspicaz, que mistura histórias engraçadas e non sense com aventuras interdimensionais.
Vencedora de dois Annie Awards, Rick and Morty conta a história de Rick, um cientista viúvo, cético e amoral, e Morty, seu amoroso e gentil neto, que sempre serve como cobaia de seus experimentos. Acompanhados pela filha de Jerry, Beth, pelo genro Rick e pela neta Summer, a dupla embarca em aventuras inimagináveis e bastante perigosas através de galáxias e universos desconhecidos.
Atualmente com oito temporadas, Rick and Morty tem as seis primeiras disponíveis na Netflix.
3. 3%
Primeira produção brasileira original da Netflix, 3% foi lançada em 2016, após um episódio piloto – feito na época de maneira independente – viralizar no YouTube. A ideia distópica da produção deu tão certo que o streaming decidiu investir na premissa e lançar um show criado por Pedro Aguilera e estrelado por João Miguel e Bianca Comparato, que se estendeu por quatro temporadas.
Ambientado em um futuro devastado, em que o Brasil tornou-se uma região miserável, agora chamada de O Continente, a série segue os passos de Michele. Jovem de 20 anos, ela está prestes a passar pelo Processo, um rigoroso conjunto de provas físicas e mentais que toda pessoa nessa idade pode realizar. No entanto, anualmente, apenas 3% dos inscritos são aprovados, tendo a chance de ter uma vida melhor no paradisíaco Maralto.
As quatro temporadas de 3% estão disponíveis na Netflix.
4. O Mar da Tranquilidade
Série sci-fi sul-coreana cujo título é inspirado na vasta planície escura, localizada na face visível da Lua, O Mar da Tranquilidade é uma minissérie que conta com elementos de suspense e mistério em sua narrativa. Estrelada por Bae Doona e Gong Yoo, a produção é uma clássica trama espacial, mas que fala sobre um futuro distópico em decorrência de uma crise ambiental.
Lançada em 2021, O Mar da Tranquilidade gira em torno de Song Ji-An, uma cientista enviada para uma missão em uma instalação de pesquisa abandonada na Lua, onde cinco anos antes sua irmã e todos os astronautas presentes morreram. O objetivo da viagem é recuperar amostras de uma importante e misteriosa substância, mas a estadia no local faz com que eles também comecem a investigar o que realmente ocorreu no passado.
Os oito episódios de O Mar da Tranquilidade podem ser assistido na Netflix.
5. Maniac
Mistura de sci-fi e dramédia psicológica, Maniac é uma minissérie estadunidense levemente baseada em uma produção norueguesa. Criada por Cary Joji Fukunaga (007 – Sem Tempo para Morrer) em 2018, a produção foi mais bem recebida pela crítica do que pelo público ao se debruçar sobre uma história que passa por neurociência, Inteligência Artificial e distopia, embalada por um tom surrealista.
Estrelada por Emma Stone e Jonah Hill, Maniac gira em torno de Owen, um rapaz rico e esquizofrênico, e Annie, uma jovem que lida com sérios problemas familiares. Dois estranhos, eles se conhecem durante um teste farmacêutico experimental em que se inscreveram e que os leva a uma viagem alucinante por vários mundos alucinatórios.
Os 10 episódios de Maniac fazem parte do catálogo da Netflix.
6. The One
Baseada no romance homônimo de John Marrs, The One é uma série britânica ambientada em um futuro próximo, que se enquadra no chamado sci-fi soft, um subgênero que retrata a especulação científica, os dilemas morais e as mudanças sociais da história mais do que propriamente sua tecnologia futurista.
Criada por Howard Overman (Crazyhead), The One chegou em 2021 ao catálogo do streaming, contando a história de um futuro no qual as pessoas conseguem encontrar sua alma gêmea graças a um teste de DNA. Uma revolução linda no papel, mas que aos poucos começa a se revelar um tanto problemática para a pesquisadora que a descobriu e criou um serviço de relacionamentos a partir dela.
Os oito episódios de The One podem ser assistidos na Netflix.
7. Altered Carbon
Lançada em 2018, Altered Carbon é uma série cyberpunk criada e escrita por Laeta Kalogridis (Ilha do Medo). Ambientada em um futuro altamente tecnológico, no ano de 2384, o show se passa em uma realidade em que as memórias e a consciência de uma pessoa podem ser armazenadas em um dispositivo e, após sua morte, implantadas em um novo corpo.
Nesse cenário, seguimos os passos de Takeshi Kovacs (interpretado na primeira temporada por Joel Kinnaman e, na segunda, por Anthony Mackie), um mercenário despertado em uma nova “capa”, 250 anos após sua morte. O benfeitor responsável por seu retorno é ninguém menos do que Meth Laurens Bancroft, um dos homens mais ricos do mundo, que deseja que Kovacs investigue o seu próprio assassinato.
As duas temporadas de Altered Carbon estão disponíveis na Netflix.
Leia também:
- For All Mankind | Conheça a série que todo fã de ficção científica deveria ver
- Tudo sobre Diários de um Robô-Assassino, série com Alexander Skarsgård
- Silo: tudo o que sabemos sobre a temporada 3 até agora
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original