7 séries que marcam os anos 1950 a 1970 como a Era de Ouro do sci-fi na TV
Existem alguns momentos na história do entretenimento em que tudo parece conspirar para que um programa ou, no caso, um gênero televisivo faça sucesso. Quem é místico costuma usar a expressão “alinhamento dos planetas” para descrever essa situação, mas a verdade é que são alguns fatores bastante identificáveis que explicam um fenômeno como esse.
- Doctor Who | Guia para quem quer começar a assistir à série
- Star Trek: o que esperar da série Starfleet Academy?
No caso da ficção científica, pode-se dizer que o período compreendido entre a década de 1950 e 1970 foi exatamente essa Era de Ouro do sci-fi, em que o gênero explodiu na TV e conquistou uma legião de fãs por todo o mundo.
Recém-saídos de uma guerra mundial, que havia afetado de diferentes formas muitas nações, e com a Guerra Fria tomando cada vez mais forma, o interesse das pessoas por assuntos como ataques nucleares e invasões alienígenas encontrou nas obras do gênero um bom lugar para criar teorias
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Isso, é claro, além da corrida espacial, que teve enorme influência e apelo para que as pessoas prestassem mais atenção nas histórias do gênero e descobrissem alguns de seus elementos mais recorrentes, como viagens no tempo, robôs e inteligência artificial, sociedades distópicas….
Séries da Era de Ouro do sci-fi na TV
É claro, no entanto, que toda essa efervescência também só foi possível porque a TV produziu bons programas no período. Em franca popularização nos lares como um veículo de entretenimento, a televisão abriu espaço para que títulos como Space Patrol e os até hoje aclamados (e em exibição) Doctor Who e Star Trek produzissem histórias criativas, intrigantes e com boas questões humanas e filosóficas de subtexto.
A fim de relembrar algumas dessas produções icônicas, que deram à essas décadas o status de Era de Ouro do sci-fi na TV, o Canaltech montou uma lista com as 7 séries mais emblemáticas do período. Tramas que, sob diferentes aspectos, servem como referência até hoje no audiovisual e foram um divisor de águas para o gênero televisivo. Confira!
- Space Patrol (1950 – 1955)
- Além da Imaginação (1959 – 1964)
- Doctor Who (1963 – 1989)
- Jornada nas Estrelas (1966 – 1969)
- O Prisioneiro (1967)
- Battlestar Galactica (1978-1979)
- Blake’s 7 (1978)
1. Space Patrol

Série de aventura e ficção científica lançada pela ABC em 1950, Space Patrol era originalmente uma produção focada no público infantil, mas que agradou tanto os adultos que perdurou por 5 temporadas e centenas de episódios. A popularidade, inclusive, fez com que a série também se estendesse para outras mídias, ganhando histórias na rádio e em quadrinhos.
Ambientada no século 30, Space Patrol narra as aventuras de Buzz Corry, comandante da Patrulha Espacial dos Planetas Unidos, e de seu jovem ajudante o cadete Happy. Enquanto viajam pelo espaço para limpar as rotas espaciais e manter a paz na galáxia, eles lidam com vilões interplanetários ajudados por outros membros da nave Terra V.
2. Além da Imaginação

Uma das séries de ficção científica mais famosas de todos os tempos, de enorme influência até hoje na TV, Além da Imaginação é uma produção antológica com episódios independentes. Misturando fantasia, suspense e terror, o programa foi lançado em 1959 pela CBS, tendo cinco temporadas iniciais que quase sempre continham uma reviravolta ou moral no final de suas tramas.
Assim como Space Patrol, Além da Imaginação também se estendeu para outras mídias, e deu origem a um filme, uma série de rádio e até atrações em parques temáticos. Com o passar dos anos, a série ganhou, inclusive, uma segunda season nos anos 1980, uma terceira nos anos 2000 e, mais recentemente, uma quarta dirigida por Jordan Peele.
3. Doctor Who

Outro clássico do gênero, até hoje em exibição, Doctor Who é uma produção britânica transmitida desde 1963 pela BBC. Hoje parte da cultura pop, referenciada em diversas outras obras, a série é a mais longeva da história da televisão, e teve ao todo 26 temporadas iniciais, além de outras 15 a partir de seu relançamento em 2005.
Estrelada pelo “Doutor”, Doctor Who segue os passos de um Senhor do Tempo, que foge de seu planeta de origem na Tardis, uma máquina do tempo roubada. Durante essa viagem, o Doutor embarca em grandes aventuras, impedindo que forças do mal machuquem inocentes. Além disso, o personagem é capaz de se regenerar mudando de corpo quando sofre danos mortais, o que, ao longo dos anos, justificou as mudanças de protagonistas da série.
Para quem ficou curioso, as duas temporadas mais recentes de Doctor Who estão disponíveis no Disney+.
4. Jornada nas Estrelas
Uma das produções mais influentes do sci-fi, Jornada nas Estrelas (Star Trek: The Original Series, em inglês) é uma série criada por Gene Roddenberry para a NBC. Lançado em 1966, a obra ganhou status de clássico cult com o passar dos anos e, embora tenha originalmente apenas 3 temporadas, originou uma das franquias de mídia mais rentáveis e prósperas do entretenimento.

Ambientada na Via Láctea, por volta de 2266 e 2269, Jornada nas Estrelas acompanha as aventuras vividas pela tripulação da USS Enterprise, uma nave estelar liderada pelo capitão James T. Kirk, o oficial de ciências Spock e o diretor médico Leonard H. “Bones” McCoy.
Hoje com mais de 11 séries e 13 filmes no seu universo, a franquia Star Trek se divide entre continuações que se passam na mesma timeline da história original, histórias que exploram eventos anteriores a ela e linhas do tempo alternativas.
Para quem quiser conferir, a série inicial de Jornada nas Estrelas está disponível na Netflix e no Paramount+.
5. O Prisioneiro

Com um viés diferente das produções de sci-fi do seu tempo, O Prisioneiro é uma série britânica de ficção especulativa (ou seja, que explora possibilidades que se afastam do mundo real) com elementos de thriller político e sátira filosófica. Embora tenha tido apenas uma temporada, lançada em 1967, a série ficou famosa por seu tom experimental, que influenciou produções como Twin Peaks e Black Mirror.
Produção da ITC Entertainment, O Prisioneiro conta a história de Número Seis, um agente da inteligência britânica que, após se demitir do seu emprego, é vítima de um vazamento de gás no seu prédio que faz com que ele desmaie e acorde em uma aldeia isolada. A “Vila” é cercada por um sistema de monitoramento de segurança extremamente rígido, e todos os habitantes estão presos no lugar, sendo nomeados por uma numeração.
6. Battlestar Galactica

Série reconhecida apenas muitos anos depois de seu lançamento devido ao culto de seguidores que estabeleceu, Battlestar Galactica (em portugês chamada Galactica – Astronave do Combate) é uma produção de sci-fi da ABC. Lançada em 1978, a obra teve originalmente uma temporada, mas ganhou uma releitura muito famosa no começo dos anos 2000.
Criada por Glen A. Larson, Battlestar Galactica segue um grupo de humanos moradores da Doze Colônias, um grupo de planetas localizados em uma parte distante do universo. Após terem seu lar destruído, os poucos sobreviventes fogem para o espaço sideral a bordo da Battlestar Galactica – uma gigantesca nave de guerra comandada pelo Comandante Adama – em busca da Terra, a lendária décima terceira colônia.
7. Blake’s 7

Mais uma produção britânica da BBC, Blake’s 7 é uma série de ópera espacial criada em 1978 por Terry Nation. Composta por quatro temporadas, a obra foi um sucesso em mais de 25 países e deu origem a livros e revistas em quadrinhos, além de uma enorme linha de brinquedos.
Ambientada no “terceiro século do segundo calendário”, Blake’s 7 acompanha as aventuras do dissidente político Roj Blake, um comandante que busca por justiça. A frente de um pequeno grupo de rebeldes, ele luta contras as forças da Federação, uma organização que estabeleceu um regime totalitário na Terra e em outros planetas colonizados.
Leia também:
- As 10 melhores séries britânicas para assistir no streaming
- 5 séries de ficção científica que todo mundo copia até hoje
- 12 séries de ficção científica para assistir no Apple TV+
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original