7 grandes séries que nunca ganharam um prêmio Emmy
Popularmente conhecido como o “Oscar da TV”, o Emmy Awards é uma premiação anual que reconhece o que há de melhor da televisão americana. Para quem está sempre acompanhando os lançamentos da indústria televisiva, o evento é a oportunidade para ver os queridinhos levando o prêmio para casa, ou até mesmo para conhecer produções que você não tinha dado tanta atenção antes.
- 10 séries mais aguardadas que estreiam a partir de junho
- As 10 séries mais vistas de todos os tempos na Netflix
A edição de 2025, por exemplo, teve seus indicados revelados nesta terça-feira (15), destacando séries como The Last of Us, O Urso, Ruptura e Adolescência, além de outros títulos que devem movimentar as apostas sobre quem vai levar a sorte grande na premiação.
Mas em meio a tantos programas que são consagrados pelo Emmy, existem aquelas ovelhas negras que, mesmo conquistando o público e a crítica especializada, nunca ganharam um prêmio sequer no evento durante o período em que foram exibidas nas telinhas. É justamente sobre essas produções esnobadas que vamos falar hoje.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Séries que nunca ganharam um Emmy
Para quem não perde a oportunidade de criticar o Emmy por nunca ter premiado algumas das grandes séries da TV, o Canaltech selecionou 7 programas que nunca ganharam nenhuma categoria na premiação mais cobiçada da televisão. Prepare-se para relembrar as esnobadas do Emmy com os seguintes títulos:
- Better Call Saul
- A Escuta
- The Leftovers
- Doctor Who
- It’s Always Sunny in Philadelphia
- Parks and Recreation
- Star Trek
Better Call Saul
Better Call Saul é facilmente uma das séries mais azaradas da história do Emmy. Com seis temporadas na bagagem, o spin-off de Breaking Bad, que acompanha as tramoias e falcatruas de Jimmy McGill (Bob Odenkirk) antes dele se tornar o icônico advogado Saul Goodman, foi extremamente elogiado pela crítica e pelo público, mas nunca levou nada da premiação para casa.
Ao todo, Better Call Saul recebeu 53 indicações em diferentes categorias do Emmy, sem ganhar nenhuma delas. O ator Bob Odenkirk, por exemplo, a estrela da série, recebeu cinco indicações à categoria principal de atuação em série de drama, mas nunca foi reconhecido pela premiação, mesmo entregando uma das melhores performances de sua carreira.
As seis temporadas de Better Call Saul estão disponíveis na Netflix.
A Escuta
Considerada por muitos especialistas a melhor série de todos os tempos, A Escuta é um dos casos mais estranhos de esnobadas do Emmy. Criada pelo escritor e jornalista David Simon (A Cidade é Nossa), o programa foi exibido por cinco temporadas entre os anos 2002 e 2008, acumulando elogios por subverter a maneira como dramas policiais eram apresentados na TV.
Ambientada na cidade de Baltimore, a trama acompanha um grupo de policiais que é encarregado de grampear telefones de criminosos para combater o tráfico de drogas no local. Explorando a relação dos oficiais com a tarefa, a série ainda fala sobre a burocracia municipal, assim como os acordos políticos gananciosos e o papel da imprensa na cobertura dos casos.
Sem mostrar os policiais como os mocinhos da história, A Escuta conquistou o público pela maneira como mostrava as engrenagens por trás de uma sociedade disfuncional, lançando nomes como Dominic West (The Crown), Idris Elba (Luther), Michael K. Williams (Lovecraft Country) e até mesmo Michael B. Jordan (Pecadores).
Contudo, mesmo com o prestígio na indústria, A Escuta só recebeu duas indicações ao Emmy, sendo misteriosamente ignorada pela premiação durante os anos em que estava na ativa.
As cinco temporadas de A Escuta estão disponíveis na HBO Max.
The Leftovers
Mais um caso de esnobada do Emmy que ainda provoca ressentimento até hoje é o da série The Leftovers. Criada por Damon Lindelof (Lost) e Tom Perrotta (Mrs. Fletcher), a produção tem Carrie Coon (The Gilded Age), Justin Theroux (Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice) e Margaret Qualley (A Substância) no elenco, e é extremamente elogiada pelo desenvolvimento da misteriosa trama.
Inspirada no livro homônimo de Tom Perrotta, The Leftovers se passa em um universo em que 2% da população do mundo simplesmente desapareceu, sem maiores explicações. A trama acompanha a rotina daqueles que ficaram no planeta, mostrando como suas relações foram afetadas pelo incompreensível evento.
Embora tenha entregado uma das conclusões mais elogiadas da indústria televisiva, The Leftovers foi ignorada pelo Emmy, recebendo apenas uma indicação ao prêmio. Uma explicação para a esnobada pode estar na baixa audiência do programa na época em que foi exibido, possivelmente fazendo com que que ele passasse despercebido pelo grande público.
As três temporadas de The Leftovers estão disponíveis na HBO Max.
Doctor Who
Apesar de ser uma das séries mais longevas e tradicionais da televisão, Doctor Who nunca levou um prêmio do Emmy para casa. Sendo uma produção britânica em uma indústria predominantemente dominada por títulos americanos, pode existir aí uma razão, mas o fator ficção científica também pode ter um peso maior na questão, já que o gênero não costumava ser muito popular no Oscar da TV há alguns anos.
A única indicação que Doctor Who já recebeu no Emmy foi com Doctor Who: The Runaway, um jogo de realidade virtual. De resto, nem a série clássica e nem mesmo a versão mais popular lançada em 2005 conseguiram emplacar indicações no evento.
Na ativa desde a década de 1960, Doctor Who acompanha as aventuras do Doutor, um alienígena que viaja pelo tempo e espaço combatendo inimigos que querem destruir a galáxia.
A série clássica de Doctor Who e o programa de 2005 não estão disponíveis para streaming no Brasil atualmente. A versão lançada em 2023 está disponível no Disney+.
It’s Always Sunny in Philadelphia
Uma das séries de comédia mais influentes do gênero, It’s Always Sunny in Philadelphia também passou batida pelo Emmy durante os anos de sua exibição. Mesmo ganhando sua parcela fiel de fãs ao longo dos anos, o programa gerou algumas torcidas de nariz no começo de sua exibição com temáticas controversas, mas acabou vencendo as polêmicas com o carisma do elenco principal, assim como as aventuras insanas dos personagens.
Com apenas três indicações ao Emmy em toda sua trajetória, It’s Always Sunny in Philadelphia acompanha a rotina de quatro amigos que não são bons em nada, mas que, ainda assim, sobrevivem gerenciando um bar. Sem muita perspectiva de futuro, o grupo usa métodos nada convencionais para sair de situações absurdas.
As 17 temporadas de It’s Always Sunny in Philadelphia estão disponíveis no Disney+.
Parks and Recreation
Mais uma série de comédia que passou despercebida pelo Emmy foi Parks and Recreation. Estrelada por Amy Poehler (Meninas Malvadas), a sitcom acompanha o dia a dia do departamento de Parques e Recreação de uma cidade, mostrando as burocracias do local com a mesma energia de The Office (afinal, Parks and Recreation é dos mesmos produtores da série estrelada por Steve Carell).
Apesar de ter conquistado o público com um humor sarcástico e divertido, Parks and Recreation não conseguiu sair vitoriosa do Emmy com nenhuma de suas sete temporadas. No total, foram 14 indicações ao prêmio, mas nenhuma deu certo.
Parks and Recreation não está disponível para streaming no Brasil.
Star Trek
Poucas séries são tão importantes para a cultura pop quanto Star Trek, também conhecida como Jornada nas Estrelas. Responsável por destacar a cultura geek no mundo, a série original de Star Trek se tornou uma daquelas raras produções a criar um impacto significativo na sociedade. Porém, o Emmy nunca premiou o programa que nos apresentou Spock e companhia.
Nesse caso, não é como se a qualidade da produção não tivesse sido reconhecida pela premiação: nos três anos em que foi transmitida (entre 1966 e 1969), a série clássica de Star Trek foi indicada 13 vezes, mas não venceu nenhuma delas.
Star Trek acompanha um grupo de viajantes espaciais que, a bordo da nave estelar USS Enterprise, parte em uma missão exploratória pelo universo em busca de novos mundos e civilizações.
As três temporadas de Star Trek estão disponíveis no Paramount+.
Leia também:
- 10 séries com plot twist para quem gosta de reviravolta
- 20 melhores séries da Apple TV+
- 5 séries pós-apocalípticas que mostram o mundo depois do fim
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original