6 filmes de tribunal que vão te prender do início ao fim
A prática da lei sempre foi uma ótima temática para o cinema, trazendo histórias impactantes de roubos, golpes e assassinatos, além de mostrar também como julgamentos podem ser tão informativos quanto espetacularizados. Alguns deles, inclusive, são até baseados em acontecimentos reais.
- 10 filmes para quem gosta de resolver mistérios
- 10 melhores filmes de detetives para assistir no streaming
Melhores filmes de tribunal
Para quem adora uma boa e surpreendente história sobre julgamentos, o Canaltech selecionou 6 filmes de tribunal que vão te prender do início ao fim. Vista sua melhor roupa, prepare a pipoca e confira a seguir os melhores tribunais do cinema:
- Testemunha de Acusação (1957)
- 12 Homens e uma Sentença (1957)
- Anatomia de um Crime (1959)
- Os 7 de Chicago (2020)
- Anatomia de uma Queda (2023)
- Jurado Nº 2 (2024)
Testemunha de Acusação
Quem gosta de cinema clássico e histórias de tribunais não pode deixar de assistir ao filme Testemunha de Acusação. Lançado nos anos 1950, o longa é um dos grandes destaques da carreira do diretor Billy Wilder (Quanto Mais Quente Melhor), além de ser baseado em um conto da escritora Agatha Christie.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
No filme, um homem aparentemente gentil e adorável é acusado de assassinato. Como se a situação já não estivesse ruim o bastante, um testemunho pouco convincente da esposa do réu deixam as coisas ainda mais confusas, o que leva a mulher a contratar um advogado de longa data para defender o marido.
Testemunha de Acusação está disponível para streaming em Prime Video e Looke, e para compra ou aluguel em Apple TV.
12 Homens e uma Sentença
O mais icônico entre os filmes de tribunais, 12 Homens e uma Sentença é mais um clássico de Hollywood que vai te deixar tão entretido na história que será impossível desgrudar os olhos da tela. Sob comando do diretor Sidney Lumet (Um Dia de Cão), o longa segue imbatível até os dias de hoje no gênero, mesmo apresentando uma premissa simples. O diferencial está justamente na condução fantástica do conjunto da obra.
Em 12 Homens e uma Sentença, acompanhamos as deliberações de um júri composto por 12 homens que precisam chegar a um consenso sobre qual será o veredito do caso de um adolescente acusado de assassinato. Com o destino do rapaz em mãos, o grupo se fecha em uma sala para a tomar a decisão, com 11 votando pela condenação e apenas um acreditando na inocência do jovem.
Encurralados em um impasse, os homens embarcam em um conflito para tentar convencer um ao outro da inocência ou culpa do adolescente, expondo os preconceitos e as reais intenções por trás da opinião de cada um deles até chegar a uma resposta final.
12 Homens e uma Sentença está disponível para compra ou aluguel em Prime Video e Apple TV.
Anatomia de um Crime
Estrelado pelo lendário James Stewart (Janela Indiscreta), Anatomia de um Crime também é uma boa pedida para quem quer assistir a filmes de tribunais. Dirigido por Otto Preminger (Laura), o longa foi lançado no final da década de 1950, apresentando um julgamento tão grandioso quanto a sétima arte permite.
Na trama, o advogado Paul Biegler (James Stewart) sai da sua quase aposentadoria para trabalhar no caso de um tenente do exército acusado de matar um estalajadeiro depois da esposa acusá-lo de agressão sexual. Durante o longo julgamento, Biegler descobre que a resolução do caso depende de um misterioso sócio da vítima que está mantendo um segredo sombrio.
Anatomia de um Crime está disponível para streaming em Looke e para compra ou aluguel em Prime Video e Apple TV.
Os 7 de Chicago
Para quem está em busca de filmes de tribunal para assistir na Netflix, uma opção é Os 7 de Chicago, do diretor e roteirista Aaron Sorkin (A Rede Social). Com um elenco de peso, o longa é inspirado em um julgamento real que abalou os Estados Unidos na década de 1960.
O filme conta a história de um grupo de sete pessoas que foram acusadas de conspiração pelo governo estadunidense depois que um protesto pacífico contra a Guerra do Vietnã, que aconteceu em Chicago, em 1968, transformou-se em um embate violento com a polícia.
Os 7 de Chicago está disponível para streaming na Netflix.
Anatomia de uma Queda
Vencedor do Oscar 2024 de Melhor Roteiro Original, o filme Anatomia de uma Queda deu o que falar entre os cinéfilos na época de seu lançamento. Seja pelo cachorro fofo na equipe ou pelos diálogos intensos e bem elaborados, o longa chamou a atenção na temporada de premiações pela maneira envolvente como elabora os desdobramentos da trama sob comando da diretora Justine Triet (Sibyl).
No filme, acompanhamos Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã que vive em uma pequena e isolada cidade nos Alpes com o marido e o filho de 11 anos, que é cego. Mas quando o esposo é encontrado morto na casa e a polícia trata o caso como um possível homicídio, Sandra se torna a principal suspeita do ocorrido, dando início a um intenso julgamento.
Anatomia de uma Queda está disponível para compra ou aluguel em Prime Video, Google Play e Apple TV.
Jurado Nº 2
Dirigido pelo emblemático Clint Eastwood (Três Homens em Conflito), o filme Jurado Nº 2 conta com Nicholas Hoult (Nosferatu) e Toni Collette (Hereditário) no elenco para acompanhar um intenso julgamento pela perspectiva do júri, falando sobre questões morais e éticas que vão te deixar refletindo por um bom tempo.
A história do filme acompanha Justin Kemp (Nicholas Hoult), um pai de família que está servindo como jurado em um julgamento de assassinato. Mas o que parecia ser apenas uma tarefa cívica acaba se transformando em um dilema moral quando ele descobre ter a capacidade de condenar ou absolver o réu com uma informação surpreendente.
Jurado Nº 2 está disponível para streaming na Max.
Leia também:
- 5 filmes que tratam de crimes reais que chocaram o mundo
- 8 doramas de mistério que vão prender sua atenção do início ao fim
- 10 melhores filmes de suspense psicológico na Netflix
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original