6 filmes de terror psicológico na Netflix que mexem com a mente
Monstros, fantasmas, serial killers e outras ameaças são comuns em filmes de terror. No entanto, quando estamos falando do terror psicológico, os inimigos palpáveis e a violência gráfica ficam um pouco de lado para dar lugar a uma ameaça que não é totalmente visível, mas que, talvez por isso mesmo, seja ainda mais assustadora.
- 6 filmes mais perturbadores dos anos 2010
- Bird Box foi visto por cerca de um terço dos usuários da Netflix
A fim de provocar o espectador, esse subgênero cinematográfico foca mais na mente, nas emoções e percepções do personagem, criando uma atmosfera tensa, pesada e ambígua, que faz a audiência desconfiar da própria sombra.
Filmes de terror psicológico na Netflix
Pensando então em quem gosta desse estilo de longa-metragem, o Canaltech montou uma lista com 6 filmes de terror psicológico que mexem com a nossa mente. Todos eles estão disponíveis no catálogo da Netflix e ordenados abaixo de acordo com seu ano de lançamento.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Confira e corra dar o play!
- Fragmentado (2016)
- Jogo Perigoso (2017)
- Bird Box (2018)
- Fuja (2020)
- Jaula (2022)
- Batem à Porta (2023)
1. Fragmentado
Uma obra de M. Night Shyamalan, Fragmentado é um filme de terror psicológico lançado em 2016. Embora esteja conectado a outro clássico do diretor, Corpo Fechado, o título funciona como uma história independente, que tem um clima de tensão e imprevisibilidade constantes, de maneira a deixar o espectador sem saber o que esperar da próxima cena.
Estrelado por James McAvoy, Fragmentado segue os passos de Kevin, um homem com transtorno dissociativo de identidade, que tem nada menos do que 23 personalidades distintas. Um dia, Kevin sequestra e aprisiona três adolescentes em uma instalação subterrânea, fazendo com que elas conheçam pouco a pouco cada uma de suas facetas.
2. Jogo Perigoso
Baseado no romance homônimo de Stephen King, Jogo Perigoso é um longa-metragem de terror e suspense psicológico dirigido e editado por Mike Flanagan, nome por trás da série A Maldição da Residência Hill. Lançado em 2017, o título é muito focado na mente da personagem, fazendo com que o horror da história surja exatamente da sua situação desesperadora.
Bastante elogiado por seu clima introspectivo e sensação contínua de perigo, Jogo Perigoso conta a história de um casal em crise, que para salvar seu casamento decide passar o final de semana em uma casa isolada. No local, os dois iniciam um jogo erótico em que Jessie é amrrada na cama por Bruce, até que o marido sofre um ataque cardíaco e morre, deixando a esposa presa e sem ter a quem pedir socorro.
3. Bird Box
Um dos filmes de maior sucesso da história da Netflix, Bird Box é um longa-metragem de suspense e terror pós-apocalíptico baseado no romance de mesmo nome de Josh Malerman. Estrelado por Sandra Bullock, o título consegue fazer com que o público tenha pavor de criaturas que nunca são vistas diretamente, alimentando ainda mais a nossa imaginação e medo do desconhecido.
Responsável por uma sequência derivada, chamada Bird Box Barcelona (2023), Bird Box segue os passos de Malorie e seus dois filhos, uma família que vive em um mundo pós-apocalíptico no qual as pessoas ficam violentas ao verem misteriosos monstros. De olhos vendados para não serem afetados, ela e as crianças tentam chegar em um refúgio, ao mesmo tempo em que vemos os eventos que os levaram até ali.
4. Fuja
Lançado internacionalmente pela Netflix, Fuja é um filme de suspense e terror psicológico que assusta, acima de tudo, por nos deixar o tempo todo em dúvida da realidade. Dirigido por Aneesh Chaganthy, o filme imprime uma sensação de aprisionamento e de paranoia que afligem o espectador, e que vão crescendo gradualmente conforme mais detalhes da história são revelados.
Parte de um subgênero comumente chamado de “terror médico”, o longa-metragem estrelado por Kiera Allen e Sarah Paulson gira em torno de uma adolescente que sofre de inúmeras doenças e vive paralisada em uma cadeira de rodas. Educada em casa e à espera de uma resposta da faculdade, ela começa, no entanto, a notar um comportamento estranho na mãe, que a leva a desconfiar de que há algo de errado com a matriarca.
5. Jaula
Estreia do cineasta Ignacio Tatay nos cinemas, Jaula é um filme espanhol de suspense psicológico lançado em 2022. Com elementos clássicos do gênero (e um plot twist no ato final que segura e choca o espectador até o último minuto), o título também foi lançado internacionalmente pela Netflix, saindo-se muito bem no catálogo do streaming.
Levemente inspirado por um caso real, Jaula segue os passos de Paula e Simon, um casal que encontra uma garotinha perdida na estrada, quando está voltando de um jantar. Conforme os dias passam e os pais da menina não são localizados, o casal decide adotar Clara temporariamente, o que os leva a descobrir que a menina nunca sai de um quadrado de giz pintado no chão, obcecada com a ideia de que será punida por um monstro.
6. Batem à Porta
Terror psicológico que conta com elementos apocalípticos, Batem à Porta é mais um filme escrito e dirigido por M. Night Shyamalan. Adaptação do romance O chalé no fim do mundo de Paul Tremblay, o longa chegou aos cinemas em 2023, contando uma história com a habitual tensão dos filmes do gênero, mas aqui misturada aqui a características como dúvida da realidade, dilemas morais e até manipulação emocional.
Estrelado por nomes como Dave Bautista e Rupert Grint, Batem à Porta gira em torno de Eric e Andrew, um casal de férias com sua filha em uma cabana isolada no campo, que vê sua tranquilidade ser abalada quando quatro estranhos armados invadem o local. Feitos de reféns, eles ouvem incrédulos dos invasores que eles tiveram uma visão misteriosa e precisam realizar um sacrifício para evitar o apocalipse.
Leia também:
- Continuação de Bird Box será focada em Malorie e nas criaturas
- Netflix removerá imagens de tragédia real do filme Bird Box
- Os 11 melhores filmes de terror para ver na Netflix
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original