3 mitos sobre carros com câmbio automático em que você não deveria acreditar
Os carros automáticos oferecem maior conforto ao dirigir, especialmente para quem costuma passar horas no trânsito. Por isso, vêm se tornando maioria nas ruas e nos portfólios das montadoras, especialmente a partir das versões intermediárias.
- 5 erros que você comete ao dirigir carro automático, mas não deveria
- Qual é a diferença entre câmbio automático e automatizado?
Há, porém, uma série de mitos sobre os modelos equipados com transmissão automática que ainda insistem em afastar alguns consumidores com conhecimento menor sobre o universo automotivo.
Se você se encaixa nesse perfil que pretende experimentar um carro com câmbio automático, mas ainda se assusta com algumas informações, prepare-se para ver 3 mitos sobre esses veículos em que você não deveria acreditar.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
3. Parou, coloca em “N”
Um dos maiores mitos em relação aos carros com câmbio automático é o de que o motorista deve colocar a alavanca na posição “N” (neutra) todas as vezes que parar o veículo, como em semáforos.

A prática, na verdade, pode comprometer o funcionamento correto do sistema. Além disso, os carros mais novos contam com o start-stop, que desliga o motor em paradas e o religa automaticamente, já com a marcha engatada, assim que o pé é retirado do freio.
2. Carro automático “gasta mais”
Outro mito em relação ao carro com câmbio automático que você não deveria acreditar é relacionado ao consumo de combustível. É 100% inverídico que modelos com essa transmissão sejam mais “gastões” do que os equipados com câmbio manual.

Esse mito, na verdade, é culpa dos carros do passado, que não contavam com trocas tão rápidas e com um bom aproveitamento da curva de torque, pontos que o faziam gastar mais combustível. Atualmente, porém, até por conta do aumento do número de marchas, as rotações trabalham nas faixas ideais e o consumo é equivalente ao de um modelo manual.
1. Não precisa de freio de estacionamento
O terceiro e último mito a respeito do carro automático é o de que ele dispensa o uso do freio de estacionamento. Embora a posição “P” realmente impeça a rotação das rodas de tração, ela, por si só, não é suficiente para parar o carro por completo em segurança.

O uso do freio de estacionamento segue mandatório e é o que efetivamente impedirá o carro de rodar e causar eventuais acidentes quando estiver parado, principalmente se for em uma ladeira, ok?
Leia também:
- 5 dicas para evitar cair no golpe do combustível adulterado
- Quer um carro automático por R$ 45 mil? Esses 3 são ótimos
Vídeo: O que falta para termos carros voadores?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

