Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

10 melhores jogos feitos por Shinji Mikami, criador de Resident Evil

Não é possível falar sobre survival horror sem sequer mencionar o pai da franquia Resident Evil, Shinji Mikami. Trazendo diversos conceitos e ideias para a indústria gaming, ele revolucionou o mercado com seus jogos — que fizeram um sucesso tão grande quanto o seu legado.

Com base no Metacritic, o Canaltech reuniu os 10 melhores jogos em que o produtor trabalhou. Seja na época em que ele estava à frente de projetos pela Capcom ou mais recentemente na Tango Gameworks, os jogos de Shinji Mikami têm atitude e características que impactaram o público em seu lançamento e por muitos anos que se passaram.

Porém, é importante ressaltar que Shinji Mikami também já colaborou em outras franquias — cujo trabalho não pode ser considerado como direto, em casos deste gênero. Logo, elas não estarão presentes em nossa lista, como a participação do desenvolvedor em títulos como Fallout 4 (onde era um dos personagens) ou nos remakes de Resident Evil (que o creditam). 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

10. Ghostwire: Tokyo

Ghostwire: Tokyo mostra uma Tóquio aterrorizante e repleta de espíritos e criaturas do folclore japonês. Em primeira pessoa e lançado exclusivamente para o PlayStation 5 e Xbox Series, além do PC, ele é graficamente atraente e possui um gameplay muito envolvente — com o uso de magias elementais, o que pode manter os monstros distantes.

Este jogo do pai da franquia Resident Evil obteve nota 82 no Metacritic e ganhou muita atenção. Entre os principais destaques estavam a sua impressionante narrativa, gráficos realistas e uma recriação que beira à uma fidelidade que Tóquio merecia. Ainda que ele não tenha ganho todos os corações do planeta, o título lançado em 2023 continua sendo amado por muitos.  

9. Steel Batallion

Ainda que não tenha sido o principal responsável por Steel Batallion, lançado em 2002, Shinji Mikami trabalhou no ambicioso projeto da Capcom para o primeiro Xbox. E é óbvio que ele exigia todo o potencial da companhia, já que o controle dos mechas era extremamente complexo e exigia um joystick próprio com 44 botões para conseguir jogar.

Ainda que tenha conseguido a alta nota de 83 no Metacritic, a exigência do controle especial fez Steel Batallion ser vendido rapidamente e se tornar um item de colecionador hoje em dia. O projeto exclusivo ganhou muitos elogios, seja pela possibilidade de permitir que os jogadores se sintam controlando um robô de verdade ou pelos seus gráficos, muito bonitos para a época.

Imagem de Steel Batallion
Em Steel Batallion, você tinha um complexo sistema de controle (Imagem: Reprodução/Capcom)

8. Vanquish

Vanquish é um game de ação da PlatinumGames e da SEGA lançado em 2010, trazendo um intenso e frenético combate pela segurança da Terra. Nele, Shinji Mikami atuou como diretor e trouxe toda a sua expertise para um dos maiores confrontos interplanetários de toda a indústria gaming.

O jogo atingiu a nota 84 no Metacritic, com vastos elogios para seus gráficos e alguns elementos do gameplay — como a possibilidade de desacelerar o tempo, o que tornava momentos de fragilidade em uma ótima oportunidade de virar a mesa sobre seus inimigos. Além do game original, os fãs também receberam uma versão remasterizada em 2020. 

7. Dino Crisis 2

Chegamos a um dos jogos e franquias mais icônicas de Shinji Mikami com Dino Crisis 2. Lançado em 2000, a ideia era apresentar gráficos de ponta e uma história eletrizante para jogar Regina de volta aos dentes destrutivos de vários dinossauros. E, assim como ocorria em RE, ela não estava sozinha: ao seu lado estava o novato Dylan Morton, agente da TRAT.

Para você ter uma ideia, naquela época este foi considerado o melhor jogo da Capcom — o que era algo grandioso, principalmente em uma companhia que tem em seu catálogo Mega Man, Street Fighter, Resident Evil, Breath of Fire e outros sucessos. A sensação era unânime: o diretor acertou em cheio ao trocar os zumbis pelos dinossauros e conseguiu nota 86 no Metacritic

Imagem de Dino Crisis 2
Dino Crisis 2 foi o grande sucesso da Capcom por muito tempo (Imagem: Reprodução/Capcom)

6. Hi-Fi Rush

O último projeto da Tango Gameworks na Xbox Game Studio, Hi-Fi Rush troca os plots sombrios e gameplay de sobrevivência que são característicos de Shinji Mikami por algo mais colorido, rítmico e cheio de ação. O objetivo em 2023 era de lançar um jogo divertido e não apenas acertou no alvo, como criou uma legião de fãs.

Não é à toa que ele obteve a nota 90 no Metacritic: o público gostou tanto que ele não se limitou a chegar apenas nos PCs e Xbox, mas também foi lançado posteriormente para o PlayStation 5 — gerando uma nova febre entre o público. Depois dele, a desenvolvedora passou por um certo sufoco nas mãos do Xbox e foi adquirida por outra produtora para ter uma sobrevida. 

5. Resident Evil

Raccoon City, 1998. Uma mansão misteriosa vira abrigo dos agentes da S.T.A.R.S., a elite da cidade que escapou de estranhos animais e acabou se vendo no meio de um apocalipse zumbi. O resto, meus caros leitores, é história que Shinji Mikami pincelou no ano de 1996 com Resident Evil e que até hoje recebe novos capítulos.

A experiência original do título que deu os primeiros passos contra as armas biológicas recebeu nota 91 no Metacritic, antes mesmo de se tornar uma das principais referências para o gênero survival horror. Seu trabalho era de avançar sobre os diversos puzzles e organizar bem o gerenciamento de seu inventário, o que tornou-o em um clássico instantâneo. 

Imagem de Resident Evil
É óbvio que o clássico de Shinji Mikami não podia ficar de fora (Imagem: Reprodução/Capcom)

4. Resident Evil 3: Nemesis

Ainda que RE2 tenha sido um dos maiores projetos de Shinji Mikami, ninguém é capaz de esquecer o que o produtor fez em Resident Evil 3: Nemesis. Além de sobreviver à aventura em 1999 com diversos zumbis, os jogadores tinham mais um elemento para ser considerado: a intensa perseguição de Nemesis pelas ruas de Raccoon City. 

Finalizando a trilogia com chave de ouro, o título alcançou nota 91 no Metacritic e hoje se apresenta como o terceiro melhor jogo do desenvolvedor. É importante ressaltar que, apesar da mania da indústria por dividir jogos e filmes em três histórias, ele quebrou esse raciocínio para trazer Resident Evil 4 — mundialmente aclamado e outro projeto muito querido do profissional. 

Imagem de Resident Evil 3
Em Resident Evil 3: Nemesis você é perseguido por um dos maiores vilões da franquia (Imagem: Reprodução/Capcom)

3. Viewtiful Joe

Viewtiful Joe contou com Shinji Mikami na produção, apesar de ter um responsável que também se tornou uma figura muito aclamada neste meio: Hideki Kamiya. Ambos trabalhavam no Capcom Production Studio 4, responsável não apenas por este projeto, mas também por outras pedradas como Okami e Killer7. 

Cheio de cores e homenageando o universo dos cinemas, a aventura que obteve nota 93 no Metacritic cativou milhões de jogadores e se tornou um dos maiores pilares para que o seu diretor fundasse a PlatinumGames posteriormente — onde continuou trabalhando em projetos similares, como o visto em The Wonderful 101, Bayonetta e Astral Chain. 

Imagem de Viewtiful Joe
Viewtiful Joe foi um dos projetos mais criativos que Shinji Mikami trabalhou (Imagem: Reprodução/Capcom)

2. Devil May Cry

E chegamos ao vice-campeão dos jogos produzidos por Shinji Mikami: Devil May Cry. Se tem um título responsável pelo frenesi e ação vistas nos demais hack ‘n slash nos anos que vieram a seguir (como God of War) tiveram inspiração em suas mecânicas e parte disso teve o dedo do desenvolvedor – afinal de contas, quem disse que ele revolucionaria em um gênero só, não é mesmo?

Meio-humano e meio-demônio, Dante tem de impedir uma figura demoníaca de atacar o mundo dos vivos. Porém, isso é feito com um estilo muito singular (que depois só foi visto em Bayonetta), já que o herói atira com suas pistolas, puxa uma espada para complementar, joga os vilões pelos ares e brinca até o jogador cansar. Sua nota foi de 94 no Metacritic, o que traz a medalha de prata para o capítulo.

Imagem de Devil May Cry
Devil May Cry deu um novo gás a todo um gênero nos anos 2000 (Imagem: Reprodução/Capcom)

1. Resident Evil 4

Obra-prima de Shinji Mikami, Resident Evil 4 foi um dos seus jogos mais aclamados e não é para menos. Misturando o survival horror com ação, vemos Leon S. Kennedy de volta — desta vez não apenas como um novato na estação policial de Raccoon City, mas como o segurança particular do presidente dos EUA em busca da filha do homem mais poderoso do planeta.

Acertando em basicamente todos os pontos (gráficos, jogabilidade, história entre outros), RE4 obteve a nota 96 no Metacritic com louvores. Tanto que o título continua sendo uma experiência excelente, mesmo com um remake já disponível. Sem qualquer precedente, este título marcou toda uma geração e continua cativando fãs de todos os cantos do mundo.

Imagem de Resident Evil 4
Resident Evil 4 foi a obra-prima da Capcom e de Shinji Mikami (Imagem: Reprodução/Capcom)

Melhores jogos de Shinji Mikami

Vale notar que há muitos jogos de Shinji Mikami que você talvez nem saiba que tiveram a mão do produtor. Um deles é o clássico Goof Troop do Super Nintendo, uma aventura cooperativa que levou muitas crianças à loucura enquanto tentavam resolver seus puzzles dentro do título da Disney.

Ele também já esteve envolvido em franquias como Onimusha, Phoenix Wright e diversos outros que também fizeram muito sucesso com o público. Porém, entre os melhores, nós reunimos:

  1. Resident Evil 4
  2. Devil May Cry
  3. Viewtiful Joe
  4. Resident Evil 3: Nemesis
  5. Resident Evil
  6. Hi-Fi Rush
  7. Dino Crisis 2
  8. Vanquish
  9. Steel Batallion
  10. Ghostwire: Tokyo

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.