10 jogos que definiram o Mega Drive
O Mega Drive não disputou espaço de igual para igual com o Super Nintendo à toa, com diversos jogos definindo não apenas o console de mesa, mas toda uma experiência com o melhor que ele tinha a oferecer. São títulos icônicos, à sua própria maneira, que ressaltaram as qualidades do videogame.
- O que foi a Guerra de Consoles nos anos 1990?
- Mega Drive ou Super Nintendo: qual foi mais popular no Brasil nos anos 1990?
Seja para reforçar a sua imagem, criar mascotes ou destacar tecnologias, há formas variadas pelas quais estes títulos merecem os holofotes. Ainda que as razões sejam diferentes, a conclusão é a mesma: todos foram amados pelos fãs e continuam trazendo boas memórias para quem viveu naquela época.
Nós do Canaltech reunimos os 10 jogos que definiram o Mega Drive e, de tabela, toda uma geração de jogadores. Confira os games que mais impactaram a vida útil do console mais popular da SEGA nos anos 1990:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Ecco the Dolphin

Foi muito difícil para o público compreender Ecco the Dolphin (1992) em seu lançamento. Não havia ação, ao menos não como visto nos demais. Nada de tiro, inimigos, socos ou coisas do tipo. Você literalmente controlava um golfinho, que tinha de usar o seu sonar para prosseguir a aventura.
Ele abriu as portas para um gameplay completamente fora do convencional, que se focava na exploração e no uso do sonar do mamífero para resolver quebra-cabeças no vasto oceano. Seus elementos filosóficos e complexos também criaram toda uma aura, mostrando o potencial que o Mega Drive tinha para abordagens mais reflexivas.
9. Mortal Kombat

Ainda que Mortal Kombat (1993) seja um jogo de luta 2D como o público já via com os demais, a versão do jogo para o Mega Drive ressaltou ainda mais a diferença do console para o SNES — reforçando a imagem do público de que aquele era um videogame para jovens e adultos, longe de aventuras infantis.
Ao contrário da versão lançada no console da Nintendo, aqui não foi vista censura no sangue e nas atrocidades causadas pelos icônicos personagens da NetherRealm Studios. Isso provocou uma grande confusão na indústria gaming, causando o surgimento da Classificação Etária nos videogames, o que destacou uma certa coragem da fabricante japonesa de confrontar o mercado.
8. Phantasy Star IV: The End of the Millennium

O mercado de JRPGs era marcado por Final Fantasy e Dragon Quest nos anos 1990, mas a chegada de Phantasy Star IV: The End of the Millennium (1993) causou um certo impacto na concorrência. Ainda que não tenha sido um sucesso de vendas no Mega Drive, o jogo definiu um novo capítulo para o gênero dentro da plataforma.
Em cenas maiores, ele não usava caixa de texto e artes padrão dos personagens, mas sim quadros inteiros no estilo mangá — o que ajudou a contar melhor a trama e criou um dinamismo maior na história. E se você viu e amou ataques combinados entre personagens em Chrono Trigger (1995), é graças à estreia do sistema em Phantasy Star IV.
7. Castlevania: Bloodlines

Lembra de Resident Evil 2 lançado no PS1, que era vendido com dois discos — um apresentando a aventura com Leon como protagonista e, o outro, Claire? Pois é, essa ideia veio lá de trás, com Castlevania: Bloodlines (1994) fazendo isso de uma forma absurda dentro do Mega Drive.
Nele você jogava com os heróis John Morris e Eric Lecarde, cada um com um conjunto de habilidades e técnicas distintas. Somado ao clima sombrio, gráficos detalhados e uma trilha sonora impressionante, ele foi o único jogo da franquia a aterrissar no console da SEGA, mas marcou toda uma geração por apresentar uma opção melhor do que todas vistas no SNES.
6. Disney’s Aladdin

Adaptação do clássico filme animado de 1992, Disney’s Aladdin (1993) foi o resultado de uma grande parceria entre a Disney e a SEGA. Para ter uma ideia, a equipe de animação do longa-metragem ajudou a criar as artes e elementos do jogo — reforçando o mercado de adaptações que se fortaleceu ainda mais nos anos que viriam.
Diferente da versão de SNES, no Mega Drive o Aladdin utilizava uma espada e isso gerava uma dinâmica completamente diferente com o cenário e seus inimigos. Por contar com o apoio da própria Disney, a sua animação é extremamente fluída e se consagrou como a melhor versão disponível do filme nos videogames.
5. Gunstar Heroes

Todos os jogadores apaixonados pelos jogos run-and-gun têm um carinho especial por Gunstar Heroes (1993) e não é para menos. Muitos podem destacar a intensidade de sua ação, que é caótica e totalmente criativa do início ao fim da experiência. Porém, ele brilha por diversos outros fatores.
Não era muito difícil a SEGA e a Nintendo buscarem inovações, mas o jogo do Mega Drive surpreendeu por apresentar chefões que tem seu corpo formado por múltiplas partes e combinações de armas que criam mais de 10 tipos de tiros diferentes — o que acrescentava demais à dinâmica do jogo.
4. Vectorman

Qualquer pessoa que jogasse Vectorman (1995) no Mega Drive notava que havia algo diferente dos demais títulos ali. O segredo disso era uma técnica de animação distinta, que se tornou o grande destaque dentro da experiência.
Chamada de “Vector-piece animation”, nós podíamos ver o personagem composto por várias partes esféricas, que se moviam de forma independente conforme ele agia dentro do jogo. Isso ajudava a criar uma animação muito mais fluída, fazendo com que suas transformações ocorressem de forma visualmente suave — algo inédito para aquela época.
3. Streets of Rage 2

Um grandioso sucesso no Mega Drive, Streets of Rage 2 (1992) era muito mais do que um beat ‘em up dinâmico e bem-feito pela SEGA. Notava-se que cada personagem tinha um conjunto singular de golpes, o que tornava o gameplay bem distinto de acordo com o que os jogadores selecionavam.
Vale notar que a trilha-sonora do game também se tornou um dos grandes destaques de toda a biblioteca da plataforma. Composta por Yuzo Koshiro, ela usava batidas de techno e dance music que eram até então inéditas nos videogames, o que acabou virando uma grande referência na indústria no geral.
2. International Superstar Soccer Deluxe

O mundo ama futebol e International Superstar Soccer Deluxe (1995) era a principal estrela nos videogames nos anos 1990, seja no Mega Drive ou no Super Nintendo. Antes de Winning Eleven, PES, FIFA, EA Sports FC, Rematch ou qualquer outro, o mercado só tinha uma menina dos olhos e era o título da Konami.
Por causa do processador mais rápido no console da SEGA, a versão era muito mais ágil e dinâmica, o que trazia uma fluidez maior nas partidas. Além disso, apenas neste videogame que existia suporte para até quatro jogadores com o acessório multitap — o que trazia diversão para todos, ao invés de sempre outros terem de aguardar pela sua vez.
1. Sonic the Hedgehog

Por fim temos o rei do Mega Drive, Sonic the Hedgehog (1991). Mesmo com o sucesso de Super Mario Bros. e de outros jogos de plataforma side-scrolling, um aspecto negativo deles era um ritmo mais lento e metódico. Então, a equipe criativa da SEGA decidiu explorar um pouco mais de um certo ouriço azul para diferenciá-lo de tudo que já existia.
Com o jogo de plataforma baseado em velocidade e física, víamos o personagem disparando pelos cenários, passando por loops, rampas e molas para alcançar o Robotnik e suas máquinas. Esta mecânica era o principal pilar do personagem, o que criou uma aventura completamente nova e mais dinâmica do que qualquer outra que existia na indústria gaming. O resto é visto pelo legado que ele mantém e por sua popularidade que nunca decaiu.
A geração Mega Drive
Claro que mais do que 10 jogos definiram o Mega Drive e trouxeram experiências únicas. Vale mencionar alguns que ficaram de fora como é o caso de Shinobi III: Return of the Ninja Master, Contra: Hard Corps, Comix Zone, Altered Beast, Kid Chameleon, Ristar e dezenas de outros que marcaram a infância e juventude de milhares de fãs.
Entre os dez principais de nossa lista, temos:
- Sonic the Hedgehog
- International Superstar Soccer Deluxe
- Streets of Rage 2
- Vectorman
- Gunstar Heroes
- Disney’s Aladdin
- Castlevania: Bloodlines
- Phantasy Star IV: The End of the Millennium
- Mortal Kombat
- Ecco the Dolphin
Leia também no Canaltech:
- Os 10 melhores jogos da era 16-bit
- O que é um jogo metroidvania?
- Quanto custaria um Mega Drive hoje, com a inflação?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original