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Curiosidades

Pesquisa revela 6 dicas para melhorar fotos em vendas online

Na hora de vender produtos pela internet, uma boa foto de divulgação é importante para chamar a atenção do cliente e induzir a uma possível compra. Por isso, vale a pena dedicar um tempo para tratar a imagem e escolher a melhor opção de cada produto.

O aplicativo de edição de imagens Photoroom conduziu uma pesquisa com proprietários de pequenas empresas, gerentes do setor e usuários para descobrir as principais tendências que aumentam a conversão de vendas com imagens. O Canaltech traz as descobertas a seguir:

6 dicas para aumentar as vendas com fotos

As tendências são:


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  1. Apostar em fundos brancos e sem distrações
  2. Usar luz natural
  3. Atualizar imagens com frequência
  4. Publicar de 3 a 5 fotos por item
  5. Criar fotos em estúdios
  6. Mostrar o rosto dos modelos

1. Apostar em fundos brancos e sem distrações

O produto precisa ser o foco principal na hora de divulgá-lo. Por isso, montagens com fundo branco destacam o item e padronizam o catálogo. De acordo com 39% das respostas, esse tipo de fundo foi considerado o mais eficaz para conversões.

Caso a imagem original tenha uma moldura colorida, a alternativa é usar uma IA para remover o fundo e destacar o objeto.

2. Usar luz natural

No caso da iluminação, o ideal é usar luz natural — escolhida como a melhor opção por 47% dos entrevistados. É um caminho interessante para setores como moda, gastronomia e decoração, além de destacar as cores do produto sem interferência de sombras.

Vale destacar que alguns celulares, como o iPhone, contam com uma opção de luz natural no aplicativo de câmera.

Luz natural é uma aposta para melhorar a qualidade das fotos (Imagem: Jonathan Borba/Unsplash)

3. Atualizar imagens com frequência

Trocar as imagens em intervalos de três a seis meses ajuda a manter o acervo atualizado e renovado de acordo com as tendências do momento. Além disso, a medida pode causar uma boa impressão ao consumidor, visto que há atenção ao detalhe para fazer esses ajustes.

4. Publicar de três a cinco fotos por item

Produtos com poucas fotos podem diminuir as chances de venda: 58% dos vendedores consultados usam de três a cinco imagens por item. A galeria extensa pode trazer mais confiança para o cliente, o que aumenta as chances de escolha no momento de decisão da compra. 

5. Criar fotos em estúdios

Os pesquisados avaliam que vale a pena investir em fotos profissionais de estúdio: 40% acredita que esse tratamento consegue gerar mais engajamento nas redes sociais. Além de trazer uma aparência de sofisticação, essa estratégia também ajuda a criar uma identidade visual e padronizar o catálogo.

6. Mostrar o rosto dos modelos

Caso você produza fotos com modelos, vale a pena mostrar o rosto das pessoas: a medida ajuda a criar aproximação emocional e aumentar a confiança dos clientes, segundo os entrevistados. Marcas de moda e acessórios podem se beneficiar dessa estratégia para ganhar atenção nas redes sociais.

Sobre a pesquisa

O estudo Edição de Fotos com IA de 2025 da Photoroom contou com uma pesquisa interna com usuários do app e outra externa com proprietários de pequenas empresas e gerentes. No total, mais de 2.500 pessoas foram entrevistadas entre Brasil, Estados Unidos e Reino Unido em dezembro do ano passado.

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Leia a matéria no Canaltech.

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Esta notícia foi originalmente publicada em:
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augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.