Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Rockstar demite funcionários e é acusada de repressão sindical

A Rockstar Games teria demitido entre 30 e 40 colaboradores de escritórios no Reino Unido e Canadá na última quinta-feira (30), segundo Alex Marshall, porta-voz do Sindicato Independente dos Trabalhadores da Grã-Bretanha (IWGB), em reportagem da Bloomberg. Todos os funcionários faziam parte de um grupo privado no Discord, sendo membros do sindicato ou desenvolvedores que tentavam se sindicalizar na empresa.

Segundo Marshall, as demissões ocorreram como forma de evitar que os funcionários da Rockstar Games se sindicalizassem. “A Rockstar acaba de realizar um dos atos mais flagrantes e cruéis de repressão sindical na história da indústria de jogos”, contou o presidente da IWGB, argumentando que a decisão “é um insulto aos seus fãs e à indústria”.

A Bloomberg entrou em contato com o porta-voz da Take-Two, Alan Lewis, que justificou as demissões “por falta grave, e por nenhum outro motivo”, reiterando que “apoiamos totalmente as ambições e a abordagem da Rockstar”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No passado, a criadora de GTA foi criticada pelo sindicato por pedir aos funcionários que retornassem ao modelo presencial de cinco dias por semana no escritório. Segundo a empresa, essa medida foi tomada parcialmente por motivos de segurança.

Rockstar teria demitido colaboradores que tentavam se sindicalizar, afirma sindicado IWGB (Divulgação/Take-Two Interactive)

Vale lembrar que, em 2022, a Rockstar sofreu um vazamento massivo de vídeos e imagens inacabadas de GTA 6, o que poderia ser um dos fatores para pedir aos funcionários para voltar ao escritório.

Indústria dos games vem enfrentando demissões em massa

Desde o fim da pandemia da covid-19, a indústria dos games vem passando por uma série de aumentos de preços, mudanças e demissões em massa que afetam dezenas de milhares de desenvolvedores por ano.

Em 2022, o número de colaboradores dispensados em grandes demissões em massa atingiu mais 8,5 mil afetados, segundo a apuração do VG Lay-offs. Esse número subiu para mais de 10,5 mil em 2023 e depois ultrapassou os 14 mil em 2024.

Indústria dos games vem sofrendo com demissões massivas desde 2022 (Divulgação/Take-Two Interactive)

Comparado a outros anos, 2025 vem sendo um pouco menos duro, com 4,4 mil demissões registradas até outubro. Porém, vale notar que grande parte das empresas não informam o número de demitidos, então esses dados correspondem apenas a cortes registrados.

Um excelente exemplo é o Xbox, que sofreu baixas e cancelamentos da Microsoft que afetaram mais de 9 mil pessoas em julho deste ano. O número exato de colaboradores do Xbox que sofreram com os cortes não foi especificado.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Os jogos vão ficar mais caros, mas tem motivo. Pronto para pagar mais caro em GTA 6 e Mario Kart?

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.