Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Descobertos três novos exoplanetas do tamanho da Terra com pôres do sol duplos

Pesquisadores usaram dados fornecidos pela nave espacial TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), da NASA, e descobriram três novos exoplanetas do tamanho da Terra que orbitam estrelas gêmeas. A pesquisa sobre a descoberta foi publicada em 24 de outubro no periódico científico Astronomy & Astrophysics.

O sistema binário denominado TOI-2267 está localizado a cerca de 190 anos-luz da Terra, e o fato de os planetas orbitarem duas estrelas pode fazer com que os astros tenham dois pores do Sol.

Com isso, é possível que eles reproduzam algo semelhante à famosa cena de Star Wars: Uma Nova Esperança, em que Luke Skywalker observa os dois sóis de seu planeta natal, Tatooine.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A descoberta pode lançar luz sobre novas possibilidades de formação e estabilidade de planetas localizados em sistemas estelares binários — ambientes que, por muito tempo, foram considerados hostis ao desenvolvimento de sistemas planetários complexos.

“Nossa análise mostra um arranjo planetário único: dois planetas estão transitando por uma estrela, e o terceiro está transitando por sua estrela companheira. Isso faz de TOI-2267 o primeiro sistema binário conhecido a abrigar planetas em trânsito ao redor de ambas as suas estrelas”, afirma em comunicado Sebastián Zúñiga-Fernández, líder do estudo e pesquisador da Universidade de Liège (ULiège).

TOI-2267 e a quebra de recordes

Os pesquisadores envolvidos no estudo apontam que o TOI-2267 é um sistema binário compacto, já que as duas estrelas orbitam muito próximas uma da outra, o que cria um ambiente gravitacionalmente instável para a formação de planetas.

Mesmo nessas condições, foram encontrados três mundos, em um resultado que desafia os modelos clássicos de formação planetária.

“Nossa descoberta quebra vários recordes, pois é o par de estrelas com planetas mais compacto e frio conhecido, e também o primeiro em que planetas foram registrados transitando em torno de ambos os componentes”, destaca Francisco J. Pozuelos, pesquisador do Instituto de Astrofísica de Andalucía (IAA-CSIC).

Sistema binário
TOI-2267 é sistema binário mais compacto e frio já descoberto (Unsplash/NASA Hubble Space Telescope)

Pozuelos acrescenta que o novo sistema binário é um ‘laboratório natural’, capaz de ajudar os cientistas a entender como planetas rochosos podem não só se formar, mas também sobreviver a condições extremas no universo.

Os cientistas, que além dos dados do TESS também realizaram observações com telescópios dos observatórios SPECULOOS — localizados no Chile e na ilha espanhola de Tenerife — e com um par de telescópios belgas chamado TRAPPIST, ressaltaram que o Telescópio Espacial James Webb deve permitir análises ainda mais precisas do TOI-2267.

Leia mais: 

VÍDEO | A LUA ESTÁ ENFERRUJANDO?

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.