Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

8 jogos e franquias esquecidos pela Square Enix

A Square Enix é conhecida como a “mestra dos JRPGs”, sendo responsável por estabelecer os padrões de todo um gênero e trazer grandes sucessos ao longo das décadas.

Porém, com uma trajetória tão vasta, é comum deixar alguns jogos e franquias pelo caminho. Com o passar do tempo e a união da SquareSoft com a Enix, alguns projetos foram deixados para trás — para o bem ou para o mal.

Porém, nós do Canaltech vamos relembrar 8 jogos e franquias esquecidos pela Square Enix que representam a parte “boa”, aqueles que o público sente falta e que poderia receber novos capítulos. Confira se aquele game que te divertiu no passado está na nossa lista.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

8. Chrono

Nada como começar com uma verdadeira pedrada, não é? Chrono Trigger é considerado por muitos o melhor JRPG que já foi produzido, enquanto Chrono Cross teve uma abordagem disruptiva e expandiu ainda mais o universo da franquia no PS1.

Muito se pede por uma sequência da franquia Chrono, porém tudo indica que a Square Enix encerrou a história de vez. Em 2001 eles tentaram produzir um 3º jogo, sob a alcunha de Chrono Break — porém, o projeto foi cancelado e sua equipe foi dissolvida para trabalhar em outros jogos.

Imagem de Chrono Trigger
Mais uma viagem no tempo com a Square Enix não faria nada mal (Imagem: Reprodução/Square Enix)

7. Just Cause

Quem disse que a Square Enix produz apenas RPGs? A companhia também é responsável pelos jogos de ação Just Cause, que trazem aventuras eletrizantes e repletas de adrenalina. 

A franquia chegou ao seu ápice no 3º game, mas o 4º amargou em um período em que o estúdio sofreu por baixas vendas e por ideias ruins. Desde então, deixaram ele de lado e botaram a experiência na geladeira. Ao menos um filme baseado no título está em produção, o que pode atender os fãs.

Imagem de Just Cause
A Square Enix não se saiu tão ruim na produção de jogos de ação (Imagem: Divulgação/Square Enix)

6. Chocobo Mystery Dungeon

Ainda que o subgênero “mystery dungeon” tenha perdido espaço para os roguelites, a Square Enix era uma grande adepta de títulos baseados nesta mecânica e Chocobo Mystery Dungeon foi um dos principais projetos que circulou em seus corredores.

Com fases geradas proceduralmente, diversas classes e um mascote carismático, os jogos brilharam entre os fãs por algum tempo. A companhia até tentou retomá-lo, de forma mais tímida, em 2019, mas o último game sumiu do mapa de forma mais abrupta do que chegou. 

Imagem de Chocobo Mystery Dungeon
O subgênero mystery dungeon não pode perder espaço (Imagem: Reprodução/Square Enix)

5. Xenogears

Ainda que o diretor Tetsuya Takahashi tenha dado sequência à franquia por conta própria, através de Xenosaga e Xenoblade Chronicles, quem jogou Xenogears no PS1 nunca esqueceu de suas aventuras.

Um JRPG que mistura artes marciais, robôs gigantes e uma história imersiva tinha tudo para dar certo, mas não sobreviveu à saída do desenvolvedor. Vale notar que sua ideia foi concebida inicialmente para ser Final Fantasy VII ou uma sequência para Chrono Trigger — o que chama atenção por si só. 

Imagem de Xenogears
Xenogears era ambicioso e tinha um grande futuro (Imagem: Reprodução/Square Enix)

4. Final Fantasy Tactics

Você pode apelar pela remasterização de Final Fantasy Tactics, mas vamos ser honestos: o que os fãs realmente queriam é uma nova entrada da franquia, com uma experiência de nova geração e um projeto que elevasse o patamar da jornada em Ivalice, que tanto brilhou pela Square Enix.

Em uma era em que vimos a aclamação de jogos como Unicorn Overlord e até Marvel’s Midnight Suns, era perfeitamente possível que a companhia pudesse trazer uma aventura disruptiva dentro de seu universo. Porém, tanto ela quanto muitos fãs se contentam em apenas visitar o passado. 

Imagem de Final Fantasy Tactics
Já passou da hora de um novo Final Fantasy Tactics (Imagem: Reprodução/Square Enix)

3. ActRaiser

A proposta de ActRaiser chamava a atenção por si só. No jogo, você é um deus que está construindo uma nação e tem de expandir a sociedade, enquanto acompanha o seu crescimento. Até aí “tudo bem”.

A coisa começa a ficar ainda mais maluca a partir do momento em que você passa a controlar anjos, que enfrentam demônios em cenários 2D side-scroller para defender os seres humanos. Como uma proposta dessa morreu, Square Enix? É muito potencial desperdiçado, diga-se de passagem.

Imagem de ActRaiser
Em ActRaiser, a voz do povo é a voz de Deus. Neste caso, literalmente (Imagem: Divulgação/Square Enix)

2. Dragon Quest

Você pode reclamar sobre a regularidade de Final Fantasy, mas já viu quanto tempo demora para vir um novo Dragon Quest? Mesmo com os spin-offs, os capítulos principais da franquia levam eras — o que torna a franquia esquecida e parada no tempo por um longo período.

Já se passaram 8 anos desde o último e, mesmo com o 12º game da franquia anunciado, seguimos sem qualquer informação sobre história, novas mecânicas, datas, plataformas ou algo do tipo. A Square Enix pode até fingir que não se esqueceu da linha, mas ela segue em um longo limbo.

Imagem de Dragon Quest
Dragon Quest tem uma frequência de lançamentos bem mais espaçada que as demais franquias (Imagem: Divulgação/Square Enix)

1. Parasite Eve

Por último, mas não menos importante, temos aquele que vai fazer muita gente sentir nostalgia: Parasite Eve. Um sucesso no PS1, o jogo que mistura RPG com mecânicas de terror abalou as estruturas com uma trama imersiva e com a presença de uma heroína totalmente badass.

Este foi o primeiro projeto da SquareSoft voltado para o público maior de 18 anos, com cenas e elementos fortes (mas não com safadezas, mas sim com violência e temas mais pesados), além de dar início a uma jornada épica de Aya Brea. Largado de canto, sim, mas jamais esquecido pelos fãs.

Imagem de Parasite Eve
O povo clama pelo retorno de Aya Brea na nova geração (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Os deixados para trás da Square Enix

É importante mencionar que franquias como Deus EX, Tomb Raider e outros jogos não pertencem mais à Square Enix. Ela teve o domínio de muitos estúdios, que foram comprados e vendidos ao longo dos anos e que tinham suas propriedades intelectuais reservadas. 

Ou seja, ainda que muitos títulos tenham saído com o seu selo, não significa que eles detenham seus direitos até os dias atuais. Enquanto isso, nota-se que entre os jogos e franquias esquecidos pela companhia, se destacam:

  1. Parasite Eve
  2. Dragon Quest
  3. ActRaiser
  4. Final Fantasy Tactics
  5. Xenogears
  6. Chocobo Mystery Dungeon
  7. Just Cause
  8. Chrono

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.