O que é o “Scratchgate”? Novo problema do iPhone 17 Pro gera polêmica
Reclamações em fóruns e redes sociais apontaram que os novos iPhones 17 Pro e Pro Max apresentam um problema com riscos na região do módulo de câmeras. O fenômeno passou a ser chamado de “Scratchgate”, e tem sido um dos principais pontos de discussão desde o lançamento no início do mês.
- O que mudou do iPhone 16 para o 17: tela mais veloz, câmeras melhores e mais
- Quais iPhones atualizaram para o iOS 26? Veja a lista
O termo “Scratchgate” pode ser traduzido para algo como “escândalo do arranhão”, que é causado por uma provável negligência da Apple na hora de desenvolver os celulares.
Como já mostrado por youtubers e portais especializados, o problema está relacionado ao design do módulo de câmeras dos celulares, que tem bordas em ângulo reto.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Portanto, diferente de outros celulares que têm um “degrau” mais arredondado na ilha de câmeras.

Com bordas “afiadas”, a camada anodizada de alumínio pintado não adere de forma uniforme. Portanto, o simples contato de chaves, moedas ou outros materiais no bolso pode soltar essa camada, e revelar o alumínio prateado natural.
O contraste é mais evidente em cores escuras, como o Azul Profundo, ou vibrantes, como o Laranja. No entanto, o problema acontece em todas as versões.
Unidades de demonstração nas Apple Stores já apresentavam os riscos, que foram confirmados por meio de testes em vídeo.
Falha afeta iPhone 17 Pro e Pro Max
Já foi dito que a falha não está unicamente relacionada com a troca do titânio para o alumínio. No entanto, a junção entre a mudança do material e o módulo com bordas afiadas formou uma “tempestade perfeita” para o iPhone.
O iPhone 16 Pro e Pro Max, por exemplo, tinham titânio mais resistente a riscos. É o mesmo caso do iPhone Air, enquanto o iPhone 17 manteve o módulo de câmeras com bordas mais suaves.
A linha iPhone 17 já pode ser comprada no site oficial da Apple, com preços que chegam a R$ 18,5 mil no Brasil. Os aparelhos ganharam melhorias na câmera zoom, além de um salto de performance em comparação com a geração anterior.
Leia mais no Canaltech:
- Depois da Motorola, Huawei também quer seu próprio “iPhone Air”
- Top de linha da Samsung pode ficar mais caro em 2026
- Cidade proíbe uso de celular por mais de 2h para todos os moradores; entenda lei
Veja as primeiras impressões da linha iPhone 17:
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original