Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Trump emite alerta assustador após aviões de guerra russos violarem o espaço aéreo da OTAN em meio a temores de Terceira Guerra Mundial

Tensões recentes voltaram a colocar a Europa em alerta máximo após a entrada de aviões militares russos no espaço aéreo da Estônia. O episódio, que envolveu três caças MIG-31, durou cerca de 12 minutos e ocorreu sem qualquer plano de voo, sem transponders ativos e sem comunicação via rádio. Para especialistas, essa postura não deixa dúvidas de que a ação foi calculada e intencional.

O Ministério das Relações Exteriores da Estônia confirmou o incidente e reagiu de imediato, convocando um diplomata russo e registrando um protesto formal. O ministro Margus Tsahkna destacou a gravidade do ocorrido, ressaltando que já é a quarta vez que o país enfrenta violações semelhantes neste ano. No entanto, ele frisou que a invasão desta vez foi “inédita em ousadia”, dada a quantidade de aeronaves envolvidas.

O ministro da Defesa, Hanno Pevkur, utilizou as redes sociais para anunciar que o governo estoniano decidiu iniciar consultas entre os aliados da OTAN com base no Artigo 4 do tratado. Esse artigo prevê discussões de emergência sempre que um país-membro se sente ameaçado em sua integridade territorial.

Segundo a porta-voz da aliança, Allison Hart, o Conselho do Atlântico Norte já marcou uma reunião para a próxima semana, a fim de debater o aumento das tensões. O movimento é visto como um sinal de que a situação pode escalar para um patamar ainda mais delicado.

O episódio ocorreu poucos dias depois de drones russos serem abatidos na Polônia, outro evento que já havia sido considerado um dos mais sérios desde o início da invasão em larga escala da Ucrânia, em fevereiro de 2022. A proximidade geográfica e a frequência crescente de violações deixam países da região em estado constante de vigilância.

Enquanto isso, declarações vindas de fora da Europa também chamaram atenção. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 79 anos, comentou o caso com jornalistas em tom sombrio: “Eu não gosto disso. Não gosto quando acontece. Pode ser um grande problema, mas vou deixar vocês saberem depois”, disse ele.

Trump também havia falado dias antes em uma entrevista à jornalista Martha MacCallum, da Fox News, onde apontou a relação pessoal extremamente conflituosa entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelenskyy como um dos fatores que prolongam o conflito. Em suas palavras: “A relação entre o presidente Putin e o presidente Zelenskyy é horrível. Muito disso tem a ver com questões pessoais e eles realmente não se suportam. Quero usar essa palavra em vez de outra mais forte, mas é isso, eles realmente se odeiam.”

Com a escalada desses incidentes, cresce a apreensão internacional sobre até onde tais provocações podem chegar, colocando a Europa e o restante do mundo diante de uma possível expansão da guerra em curso.

Esse Trump emite alerta assustador após aviões de guerra russos violarem o espaço aéreo da OTAN em meio a temores de Terceira Guerra Mundial foi publicado primeiro no Misterios do Mundo. Cópias não são autorizadas.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.