Alibaba lança IA com parâmetro ‘gigantesco’ para competir com o ChatGPT
A Alibaba liberou na última sexta-feira (5) o modelo de IA Qwen3-Max-Preview, considerado o mais poderoso da empresa até o momento. Além de destacar a performance em testes de desempenho, a gigante chinesa ainda pontuou que é o primeiro LLM da companhia a ter um trilhão de parâmetros.
- Direto da China: 5 rivais do ChatGPT que você precisa conhecer
- Como usar a Qwen Chat, a IA do Alibaba
Os parâmetros são variáveis numéricas que compõem a “inteligência” da IA — cada unidade conta com uma série de informações que fazem parte da rede neural daquele modelo e podem ser ajustadas para melhorar o desempenho em diferentes tarefas.
Mais parâmetros significam modelos mais poderosos, mas que também exigem maior poder de computação.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nem todas as empresas divulgam esses dados relacionados aos modelos, mas a estimativa é de que poucos tenham atingido a casa dos trilhões — a OpenAI seria uma delas com seus modelos fechados do ChatGPT, porém não há confirmação oficial. Modelos de código aberto costumam revelar a quantidade de parâmetros, normalmente entre centenas de bilhões.
Big news: Introducing Qwen3-Max-Preview (Instruct) — our biggest model yet, with over 1 trillion parameters! 🚀
Now available via Qwen Chat & Alibaba Cloud API.
Benchmarks show it beats our previous best, Qwen3-235B-A22B-2507. Internal tests + early user feedback confirm:… pic.twitter.com/7vQTfHup1Z
— Qwen (@Alibaba_Qwen) September 5, 2025
Como acessar o novo modelo?
Quem tem interesse em conferir o Qwen3-Max-Preview em ação precisa apenas acessar o site do chatbot (chat.qwen.ai). A plataforma pode ser usada gratuitamente (até mesmo sem conta cadastrada) e ainda possui um seletor para alternar entre os modelos disponíveis.
Qwen3 transforma PDFs em sites
O assistente de IA do Alibaba ainda ganhou um novo recurso para quem lida com muitos artigos científicos em PDF: agora, é possível enviar o documento para o Qwen e pedir para criar uma página da web com base em todas as informações contidas nele.
Em alguns minutos, a plataforma desenvolve o código e cria o site para ver todos os dados fora do documento original.
Leia também:
- Como funciona a Maritaca, chatbot com IA brasileiro?
- 6 GPTs que vão mudar a forma como você usa o ChatGPT
- Tem como pagar o ChatGPT Plus em real? Veja duas alternativas
VÍDEO: qual IA escolher?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original