Nostalgia: 5 acessórios para carro que ninguém mais usa hoje em dia
Você lembra dos itens personalizados que tinha no seu carro ou no de conhecidos há algumas décadas? A antena retrátil e o GPS portátil eram apenas alguns dos componentes que equiparam os carros de vários motoristas brasileiros. Hoje, estes dispositivos são vistos como ultrapassados e caíram em desuso, afinal, a tecnologia automotiva avançou e muito nos últimos anos.
- 5 tecnologias semiautônomas do seu carro que você precisa conhecer
- 3 itens que ninguém se lembra, mas podem salvar sua viagem
É que antes dos carros conectados e das centrais multimídia que espelham o celular, havia um verdadeiro universo de acessórios que deixavam qualquer veículo “mais completo” — aos olhos dos motoristas, claro. Dispositivos como aparelhos de som e antenas que se recolhiam automaticamente eram sinônimo de praticidade e de uma experiência melhor ao volante.
Entre os anos 1980 e 2000, personalizar o carro com esse tipo de acessório era comum, e alguns itens viraram febre nas lojas especializadas. Hoje, só quem viveu aquela época se lembra da importância que tinham.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A seguir, listamos alguns desses equipamentos que marcaram época nos carros brasileiros e que hoje têm gostinho de nostalgia. Confira:
1. Som automotivo
Lembra do toca-fitas de bandeja? O item ficava em um suporte de ferro fixado abaixo do painel e tinha que ser conectado ao sistema de som com um cabo. O problema, no entanto, era na hora de sair do carro: muitos motoristas levavam o toca-fitas pela alça para evitar furtos.

Depois vieram os toca-CDs, que também podiam ser retirados do painel e levados com facilidade. Mais tarde, chegou a vez da frente destacável, que trazia um aparelho de som instalado no painel com parte frontal removível.
2. Equalizador
Motoristas que não abriam mão de um bom som no carro tinham que ter equalizadores — e, quando o assunto eram ajustes nos agudos e graves, os equalizadores da marca Tojo eram os “queridinhos” da vez.

Com visual futurista e configurações manuais para frequência, o equalizador Tojo era o acessório perfeito para personalizar o áudio do carro. Aliás, ainda dá para encontrá-lo por uma pequena fortuna no e-commerce.
3. Antena elétrica
Nos anos 1980 e 1990, era comum encontrar carros com antenas elétricas: algumas eram manualmente recolhidas para evitar furtos, e as mais caras subiam automaticamente ao ligar o som do veículo.

Hoje, quase todos os modelos usam antenas integradas.
4. Acendedor de cigarros e cinzeiro
Item padrão por décadas, o acendedor de cigarros ficava ao lado do câmbio e era presença constante nos carros. É difícil encontrar este item atualmente, até porque deu lugar à tomada 12V, usada para carregar celulares.

Os cinzeiros também desapareceram da maior parte dos carros, mas ainda podem ser encontrados junto do acendedor em alguns modelos chineses.
5. GPS portátil
Guia Quatro Rodas? Que nada! Nos anos 2000, muitos motoristas contavam com os GPS portáteis instalados em seus painéis e para-brisas com ventosas. Alguns, inclusive, vinham de fábrica como recursos opcionais.

Claro que, com o avanço dos apps como Google Maps e Waze, esses dispositivos acabaram deixados de lado.
Leia também:
- 7 itens para verificar no carro antes de pegar a estrada
- Nostalgia: 5 coisas que não podiam faltar em viagens de carro nos anos 1990
Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original