16 GB de RAM ainda são suficientes para um PC gamer?
Os PC gamers têm discutido bastante sobre o limite de 8 GB de memória de vídeo em GPUs mainstream, se eles realmente são suficientes ou não para jogos em 1080p. Mas existe o outro lado da memória que tem sua importância no conjunto dos componentes de uma máquina para jogos: a memória RAM. Afinal de contas, 16 GB são realmente necessários para games?
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Essa é uma pergunta um pouco complicada de responder, já que existem variáveis difícil de serem controlada e exigem testes específicos, mas conseguimos respondê-la para você. E para deixá-lo ainda mais instigado, a resposta é sim e não ao mesmo tempo. Vamos entender.
O sweet spot do PC gamer
No passado não muito distante, menos de 10 anos atrás, 16 GB dava conta de tudo com folga. Os anos passaram, as tecnologias evoluíram, tudo ficou mais pesado e esse valor passou a ser um padrão mínimo para jogos, abolindo completamente os 8 GB de RAM, valor que ficou para PC simples voltado para escritórios.
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Existe muito debate sobre 16 GB de RAM para PC gamers, quase tanto quanto os 8 GB de memória de vídeo em GPUs. Sim, é possível rodar praticamente tudo em 16 GB e você terá uma boa experiência em geral. Claro que isso depende também de outros fatores, como o uso de SSD, mas principalmente CPU e GPU fortes o suficiente para empurrar os games.
Porém se você nunca teve mais do que 16 GB de RAM disponível, muito provavelmente não sabe o que está perdendo (ou deixando de ganhar, dependendo do ponto de vista), mas nós fizemos esse teste para deixá-lo ciente do que o dobro de memória (32 GB) é capaz de fazer, considerando que a metade está se saindo bem.
Fatores importantes de ter em mente
Vamos pontuar primeiro algo muito importante: a memória RAM não lida só com o jogo, mas também com todas as tarefas rodando em segundo plano, como inúmeras operações do sistema operacional, além de aplicações que estão minimizadas e escondidas ali na barra de tarefas. Tudo isso é guardado na memória.

Ou seja, quando você abre um jogo e dá uma olhada nas métricas do MSI Afterburner, ou qualquer outro app de monitoramento, o valor que verá não se trata só do jogo, mas de tudo o que está consumindo a RAM naquele momento.
Além disso, existe um outro agravante, que tem a ver com a memória de uma placa de vídeo. Se a VRAM estourar, a GPU recorrerá à RAM, que já estará perto do limite caso a quantidade seja 16 GB, principalmente com jogos pesados e abas de navegador abertas. Isso não é muito difícil de acontecer em GPUs com 8 GB, então fique ligado nisso.
A falta de memória RAM afeta o tempo em que os quadros são gerados por segundo. Isso faz com que a experiência seja bem inconstante, com quedas mais acentuadas nos FPS mínimos, deixando a experiência com aquela sensação de pequenas travadas durante o gameplay.
Bancada de testes e jogos escolhidos
Fizemos um teste breve e simples para termos uma ideia do impacto dos jogos em 16 GB, principalmente comparado com 32 GB. Para isso, usamos um PC high-end, mais especificamente o Alienware Aurora 2025 (link do review), cedido pela Dell, para que não houvesse limite, com os seguintes componentes:

16 GB vs 32 GB: qual o verdadeiro impacto?
Procuramos um jogo single-player pesado (Hellblade 2), um shooter rápido e mais leve (Doom: The Dark Ages) e um jogo de mundo aberto como foco em multiplayer e leve o suficiente (Elden Ring Nightreign). Focamos nos jogos em Full HD (1920 x 1080), já que ao aumentar a resolução, a variação é de menos de 300 MB. Todo o peso, nesse caso, é na VRAM. Não usamos efeitos com ray tracing, upscaling de imagem ou geradores de quadros.
Elden Ring Nightreign
Começando pelo jogo mais leve, Elden Ring Nightreign, que já apresentou mínimas consideravelmente mais baixas usando 16 GB (34,3 FPS) em relação a 32 GB (45,1 FPS). Considerando 0,1% low, houve uma anomalia, já que a configuração com menos RAM entregou 13,1 FPS, 10 a mais em relação ao dobro de memória. Olhando para as médias, ambas as quantidades de memória entregaram 60 FPS, que é o máximo desse jogo.
Elden Ring Nightreign | ||
Desempenho | 16 GB | 32 GB |
FPS médio | 58,6 | 59,5 |
FPS máximo | 60 | 60 |
FPS 1% low | 34,3 | 45,1 |
FPS 0,1% low | 13,1 | 3,1 |
Então a maior diferença em Elden Ring Nightreign fica para as aquelas quedas abruptas de FPS, que logo sobem. Considerando que essas quedas mais comuns estão acima de 30 FPS, não é uma situação ruim e isso pode ser replicado em outros jogos mais leves. Lembrando que a FromSoftware não é o melhor exemplo de otimização da indústria, embora faça jogos de sucesso.
Doom: The Dark Ages
Olhando para o desempenho em Doom: The Dark Ages, vemos que houve melhorias em todos os aspectos: mínimas, médias e máximas com mais RAM. O PC com 16 GB entregou mínimas acima de 40 FPS, máximas chegando em 150 FPS e médias de cerca de 95 FPS, garantindo uma excelente experiência com o jogo que tem ritmo frenético.

Porém os quadros foram gerados mais rápidos na configuração com 32 GB, garantindo melhorias de 6 FPS nas mínimas, 65 FPS nas máximas e menos de 10 FPS nas médias. Embora as máximas tenham ido lá em cima, não é tão distante do que o jogo rodando em 16 GB consegue entregar, e a diferença é menor ainda nos FPS mínimos.
Hellblade 2
Agora vamos ver como ficaram as diferenças em Hellblade 2, um jogo que é linear, tem grande apelo em realismo gráfico e muito peso na GPU. Esse é um caso em que um PC com 16 GB se sai bem. A média de FPS foi até maior, 77 contra 74 FPS com a configuração de 32 GB. Porém a máxima atingida pelo sistema com mais RAM foi 30 FPS maior, chegando a 119 FPS. Nas mínimas, houve uma diferença de 2 FPS, dá até para considerar um empate técnico.
Hellblade 2 | ||
Desempenho | 16 GB | 32 GB |
FPS médio | 77 | 74,5 |
FPS máximo | 90,2 | 119,8 |
FPS 1% low | 42,3 | 44,3 |
FPS 0,1% low | 12,8 | 34,4 |
16 GB e o futuro
Concluímos aqui que 16 GB de RAM ainda é bom para jogos, mas com limitações se compararmos com mais memória RAM no PC, claro. Os números registrados nos testes são bons o suficiente para garantir uma boa jogatina, sem dar dor de cabeça pesada. Lembrando que isso varia muito de jogo para jogo (principalmente com as mudanças de engine), de PC para PC, mas em geral, o resultado é positivo.
É bom ressaltar que nos testes com 32 GB de memória, o consumo sempre passava de 16 GB, um claro indicativo de que o gerenciamento de memória do sistema entendeu que existe folga e é possível alocar mais tarefas e assets do jogo sem estrangular o valor mais baixo.
Porém é bom olhar para o futuro, já que muitos estúdios de jogos têm recomendado 32 GB, sendo 16 GB o mínimo. Isso porque os jogos têm exigido cada vez mais RAM. Um exemplo é o Star Wars Jedi: Survivor (um jogo super mal otimizado), game que terminei recentemente pela primeira vez e que passa de 24 GB de RAM consumido Hogwarts Legacy é mais um exemplo, entre outros. Então não dá para cravar em pedra o veredito dizendo que 16 GB sempre será o suficiente, mas ainda está dando conta do recado.
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Leia a matéria no Canaltech.
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