Plataforma tira jogos adultos do ar após remoção em massa no Steam
O grupo antipornografia Collective Shout, da Austrália, assumiu a autoria pela remoção de jogos adultos do Steam, após o envio de uma carta aberta aos sistemas de pagamento. Agora, a loja virtual Itch.io parece seguir o mesmo caminho da plataforma da Valve.
Para quem não acompanhou o caso, o Steam removeu diversos jogos com conteúdo adulto após alterar suas políticas. A nova diretriz exige que os games sigam as normas dos processadores de pagamento (como PayPal, Mastercard e Visa) para serem publicados na plataforma.
A Itch.io, loja virtual voltada para a publicação de jogos independentes, também foi citada na carta aberta da Collective Shout, uma vez que a plataforma hospedava diversos tipos de jogos adultos com temática sexual, muitas vezes explícita.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em comunicado oficial, a equipe por trás da plataforma afirmou que está “sendo alvo de escrutínio por parte dos nossos processadores de pagamento, devido à natureza de alguns conteúdos hospedados no itch.io”.
“Por conta de um jogo chamado No Mercy, que esteve temporariamente disponível no itch.io antes de ser banido em abril, a organização Collective Shout lançou uma campanha contra a Steam e o itch.io, direcionando preocupações aos nossos processadores de pagamento sobre a natureza de certos conteúdos encontrados em ambas as plataformas”, explica a publicação.

Os jogadores que tentarem encontrar conteúdo adulto (NSFW) na Itch.io nesta semana não encontrarão mais esses títulos, pois a plataforma removeu esse tipo de conteúdo da indexação de páginas de navegação e pesquisa. A empresa afirmou que as páginas continuarão suspensas até que uma auditoria de conteúdo na plataforma esteja completa, e que alguns jogos podem ser permanentemente excluídos como resultado da revisão.
“Nossa capacidade de processar pagamentos é essencial para todos os criadores na nossa plataforma. Para garantir que possamos continuar operando e oferecendo um mercado para todos os desenvolvedores, precisamos priorizar nosso relacionamento com os parceiros de pagamento e tomar medidas imediatas para garantir a conformidade.”
A Itch.io também revelou que incluirá uma nova etapa para páginas NSFW, na qual os criadores deverão confirmar que seu conteúdo está de acordo com as políticas dos processadores de pagamento da plataforma.
A decisão não agradou nem jogadores nem desenvolvedores, que criticaram duramente as plataformas, o grupo Collective Shout e os processadores de pagamento, com alguns cogitando até mesmo processar empresas como Visa e Mastercard.
Leia também:
- Famílias Steam: como configurar o compartilhamento de biblioteca no sistema
- Jogos que você compra na Steam não são seus, alerta Valve
- 10 melhores jogos indies para PS5
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original