Quanto custaria um Santana antigo com o preço corrigido pela inflação?
O Volkswagen Santana marcou seu nome na história automotiva do Brasil como um dos carros mais luxuosos do mercado, especialmente na década de 1980 e no comecinho dos anos 1990.
- Quanto custaria hoje o Romi Isetta, 1º carro feito no Brasil, com a inflação?
- Por que carros sedan vendem cada vez menos no Brasil?
Escolha favorita dos motoristas de táxi e, também, para transporte executivo, o sedan da marca alemã entregava luxo, requinte, conforto e desempenho em um único produto. Por isso, dominava um mercado que contava com concorrentes de peso, como o Chevrolet Omega ou o Monza, também da GM.
Ser proprietário de um Santana antigamente era sinônimo de status, principalmente se a versão topo de linha (EX, de Executive) estivesse na garagem. Afinal, o sedan não era barato, já que era considerado um modelo premium.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Vamos mostrar, então, quanto o sedan custava em sua época de glórias e, claro, quanto custaria um Volkswagen Santana hoje, em 2025, com a correção da inflação. Confira.

Quanto custava um Santana em 1990?
O Volkswagen Santana, em sua versão topo de linha, era um dos carros mais cobiçados e, também, mais caros do mercado brasileiro no início da década de 1990. A variante EX, sigla para Executive, custava Cr$ 3.6 milhões (três milhões e seiscentos mil cruzeiros, moeda corrente da época).
A missão de descobrir, então, quanto custaria um Santana 1990 hoje, com a correção da inflação, demanda de várias conversões, cálculos, índices e, claro, a boa e velha matemática.
Quanto custaria um Santana hoje, com a correção da inflação?
Calculadora na mão, pois chegou a hora de descobrir, enfim, quanto custaria um Volkswagen Santana Executive antigo hoje, com a correção da inflação aplicada em cima do preço original.
Para isso, você sabe, utilizaremos as ferramentas disponibilizadas pelo Banco Central do Brasil, colocando no sistema a data inicial (abril de 1990) e a final (junho de 2025), além do preço original do sedan (Cr$ 3,6 milhões).
Feitas as conversões, contas e inserção da variação pelos índices da inflação (IPCA), descobrimos que um Volkswagen Executive 1990 custaria, hoje, um preço compatível com carros considerados premium: R$ 362.101,81.

Vale lembrar, porém, que o “Santanão” antigo, embora bastante equipado para a época, e dono de um motor 2.0 com injeção eletrônica (o mesmo do Gol GTI), não tinha os recursos de segurança tão modernos quanto os atuais, responsáveis em boa parte pelo alto preço dos “herdeiros” do sedan, como o BMW Serie 3, que parte de R$ 346.950,00. E aí: o Santana faz jus ao preço corrigido pela inflação?
Leia também:
- Quer ver de perto — e de graça — carros antigos da Volkswagen? Saiba como
- Quanto custaria uma Brasília antiga hoje, com a correção da inflação?
Vídeo: Peugeot 2008: conheça detalhes do novo SUV compacto
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original