Dá cadeia não pagar multa de trânsito? Não, mas há um porém
Será que uma multa não paga pode levar o condutor à cadeia? A resposta curta é “não”: sozinho, o ato de não pagar a multa não resulta em prisão. Por outro lado, deixar infrações em aberto pode desencadear uma série de problemas legais e administrativos, que, em casos extremos, podem sim resultar em sanções criminais.
- Golpe da multa falsa explode no Brasil; veja como não ser vítima
- Como recorrer de uma multa de trânsito em 2025?
De fato, deixar a multa em aberto não resulta em prisão, mas traz consequências mesmo assim. Uma delas é a impossibilidade de fazer o licenciamento anual do veículo, que é obrigatório para o carro circular legalmente — e um dos requisitos para o licenciamento é não haver multas em aberto. Dirigir sem licenciamento e com multas em aberto constitui infração gravíssima.
Se o condutor estiver com a pendência do licenciamento e fugir da abordagem das autoridades, oferecer resistência e/ou apresentar documentos falsos, a situação se agrava. Nesse cenário, ele poderá ser enquadrado por infrações mais sérias previstas tanto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quanto no Código Penal.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Vale lembrar também que o histórico é importante, e muito. Veja só: se o condutor em questão cometeu apenas uma infração isolada, é provável que as consequências sejam meramente administrativas. Mas isso muda no caso de quem tem um histórico de reincidência.

Multa dá prisão?
Condutores que acumulam multas em aberto, que passaram anos sem licenciar seus carros, ignoram notificações e que dirigem com a CNH suspensa ou vencida correm risco de medidas mais severas. O alerta é claro: a negligência das normas tem custo alto.
Casos de motoristas com dezenas de infrações e anos sem licenciar o veículo não são raros. Nessas situações, quando finalmente flagrados pela fiscalização, estes condutores podem acabar detidos — e perceba que, nesse caso, a voz de prisão não é em função da dívida, mas sim pelo descumprimento sistemático das normas de trânsito.
Leia também:
- Multa por QR Code é a nova “moda”: como evitar ser vítima do golpe
- “Indústria da multa” com os dias contados no Brasil? Entenda
Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original