Quarteto Fantástico: Quem é quais os poderes de Franklin Richards
Muito tem se falado a respeito do filho de Reed Richards (Pedro Pascal) e Susan Richards (Vanessa Kirby) na adaptação de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, principalmente depois que o próprio Marvel Studios fez questão de soltar o spoiler de que Galactus, o Devorador de Mundos, estará atrás de Franklin Richards na trama do longa que chega ao circuito nacional desta semana.
- Quarteto Fantástico: 6 edições nacionais ideais para conhecer o grupo de heróis
- Quarteto Fantástico confirma que poder asqueroso de Reed agora é canônico
Somado a isso, junte o fato de várias notícias de bastidores apontarem para o bebê Franklin como sendo também alvo de cobiça do Doutor Destino (Robert Downey Jr.) no vindouro Vingadores: Doomsday. O que leva muitos que não conhecem o personagem a se perguntar: o que esse rapaz tem tão de especial?
Filho de dois dos heróis mais importantes da Marvel, o Senhor Fantástico e a Mulher Invisível, Franklin Richards é considerado um dos personagens mais poderosos já criados nos quadrinhos. Mesmo ainda jovem, ele já demonstrou capacidades que superam facilmente as de muitos dos maiores super-heróis e vilões do universo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Franklin Benjamin Richards apareceu pela primeira vez em Fantastic Four Annual #6, publicado em agosto de 1968. Desde a sua concepção até os dias atuais, a origem de Franklin vive sofrendo alterações, contudo, há duas constantes nessa trajetória: a de que ele sempre foi muito poderoso desde quando nasceu e de que será o mais importante humano o Universo Marvel até a sua morte.
Em certo momento da cronologia, Franklin foi reconhecido como um mutante de nível ômega, classificação máxima para mutantes no universo Marvel, usada para identificar indivíduos com habilidades ilimitadas ou com potencial incalculável.

Contudo, tramas mais recentes dos quadrinhos da Marvel sugeriram que ele pode ter alterado sua própria genética subconscientemente, o que gerou certa tensão entre ele e os X-Men — então, canonicamente, atualmente, o menino não é mais reconhecido como um Filho do Átomo.
Seus dons surgiram ainda na infância e, com o tempo, evoluíram para proporções praticamente divinas, embora, atualmente. Tamanha é sua capacidade, que o personagem é, por diversas vezes, apontado como mais poderoso que entidades cósmicas como Galactus ou os Celestiais.
Ele chegou a criar realidades inteiras com a própria mente, inclusive dando origem a realidades paralelas funcionais, como a dimensão de Heróis Renascem e a recuperação do Universo Marvel após as Guerras Secretas de 2025.
Quais são os poderes de Franklin Richards?
Franklin Richards possui uma variedade imensa de habilidades — a maioria relacionada à manipulação da realidade e das leis da física. Confira os principais:
- Manipulação da realidade: Franklin pode remodelar o espaço-tempo e alterar as leis da realidade de acordo com sua vontade;
- Criação de universos: O personagem já criou universos inteiros com estrutura própria, incluindo planetas, raças e leis físicas únicas;
- Imortalidade funcional: Embora envelheça como um humano comum, suas capacidades o colocam num nível quase imortal;
- Poderes psíquicos: Telepatia, telecinese e projeção astral também estão no repertório de Franklin;
- Alteração de matéria e energia: Pode transformar ou criar matéria e energia a partir do nada.
Em certas versões do futuro — como vistas em arcos envolvendo os X-Men — ele aparece como um dos seres mais respeitados do cosmos, frequentemente ao lado de entidades como o Surfista Prateado e Galactus.

Apesar de seu status quase divino, a Marvel tem alternado o nível de poder de Franklin ao longo dos anos. Em histórias recentes, ele chegou a perder suas habilidades, gerando um debate entre fãs sobre os limites de seu verdadeiro potencial.
Franklin Richards no MCU
Com a confirmação do Doutor Destino buscando Franklin Richards no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), fica mais claro que a Marvel Studios deve adaptar as Guerras Secretas sem a presença de Beyonder (ou dos Beyonders), pelo menos inicialmente. Isso porque a trama deve usar Franklin como a grande fonte de poder para a alteração da realidade e criação de novos mundos.
Na trama das Guerras Secretas originais, de 1984, o Beyonder era um enigmático ser onipotente que, em suas pesquisas excêntricas, escolheu “campeões” da Terra para se enfrentar, colocando heróis e vilões uns contra os outros no chamado Mundo Bélico.
Já nas Guerras Secretas de 2015 são muito mais importantes e consistentes. Na trama, Mundo Bélico foi criado quando o Doutor Destino e o Doutor Estranho confrontaram os Beyonders, seres que fazem parte da geração e destruição das iterações do Universo Marvel.
Destino usou a energia obtida com os oponentes para moldar a realidade à sua imagem, e foi Franklin quem “renegerou” os mundos destruídos nas Incursões que antecederam o choque da Terra-616 e da Terra-1610, a Terra do Universo Ultimate.

Pelo que dá para notar até agora com essa movimentação, odeve substituir Beyonder por Franklin como a grande força usada por Destino na criação do Mundo Bélico, após os choques entre as Terras do MCU e do “Universo Marvel Fox”.
E, assim como aconteceu nos quadrinhos, o próprio Franklin é quem deve “resetar” o MCU após o término das Guerras Secretas.
Leia mais:
- 5 personagens mais importantes de Guerras Secretas que ainda não estão no MCU
- Quarteto Fantástico: 10 invenções de Reed Richards que fãs querem ver no cinema
- Quarteto Fantástico vê integrante passar por transformação chocante após 64 anos
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original