Toyota fechará fábrica onde é produzido Corolla no 2º semestre de 2026
Em março de 2024, a Toyota anunciou que fecharia sua fábrica em Indaiatuba (SP), onde é produzido atualmente o Corolla sedã. Agora, a Toyota deu mais um passo neste processo e anunciou a data que isso deve acontecer: segundo semestre de 2026.
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A produção do modelo será alterada para Sorocaba (SP), onde está sendo instalado um novo espaço no complexo industrial. Atualmente, é produzido por lá o SUV Corolla Cross e, em um breve futuro, o Yaris Cross.
Esta nova fábrica ficará localizada no complexo que já funciona em Sorocaba desde 2012. Serão 160.000 m² de área construída e capacidade de produzir 100 mil carros por ano. Até o momento, apenas o telhado e parte do piso estão prontos.
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Qual o motivo da troca de fábrica?
Ativa desde 1998, a fábrica de Indaiatuba será encerrada pela Toyota após 27 consecutivos de produção. E o motivo é exatamente este: o tempo.
Os anos se passaram e as indústrias se atualizaram, algo que não aconteceu com esta unidade. Ainda são utilizados processos mais antigos na linha de produção, além de contar com maquinários e equipamentos que necessitam ser trocados.
A Toyota inaugurou o complexo de Sorocaba em 2012, onde já utiliza processos industriais mais atualizados e eficientes. A unidade que está sendo construída, por exemplo, usará um tipo de tecnologia na produção que pode reduzir até 20% das emissões de gases poluentes.

Atualmente, a fabricante japonesa já contratou mais de 500 funcionários para trabalhar em Sorocaba — que já estão passando por todo o treinamento necessário.
Alguns colaboradores de Indaiatuba serão migrados para a nova planta, mas a expectativa da Toyota é contratar cerca de 2.000 novos funcionários até 2030, quando se encerra o ciclo de investimento de R$ 11 bilhões , anunciado em 2024.
Chinesa a caminho?
Com a saída da Toyota de Indaiatuba, as fabricantes chinesas que estão chegando no Brasil estão de olho para utilizar a fábrica para produção nacional de seus veículos.
Até o momento, havia duas especulações: Neta e GAC. A primeira, ainda não conseguiu engrenar no mercado brasileiro até o momento. A GAC, no entanto, deve produzir seus carros em Goiás, onde fica localizada às instalações da HPE Automotores, responsável por gerenciar a Mitsubishi e Suzuki no Brasil. Mas nada foi confirmado até o momento.

Caso alguma marca chinesa adquira a instalação de Indaiatuba, será um processo semelhante ao da antiga fábrica da Ford em Camaçari, que atualmente é utilizada pela BYD.
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