Saiba por que o clima pode desencadear enxaquecas e descubra como aliviar a dor
A chance de uma dor de cabeça intensa começar quando o clima muda é alta, mas por que exatamente isso acontece? De acordo com os cientistas, as pessoas com enxaqueca têm um sistema nervoso mais sensível, o que as torna mais suscetíveis a estímulos ambientais. Mudanças climáticas, como variações na pressão atmosférica, temperatura, umidade e qualidade do ar, podem ativar vias cerebrais associadas à dor.
- O que é dor de cabeça na testa? 10 causas possíveis
- As várias causas da enxaqueca, sintomas e como tratar
Um dos principais suspeitos é a mudança na pressão barométrica. Quando um sistema de tempestade se aproxima, a pressão do ar cai. Essa alteração pode afetar a pressão dentro do crânio, estimulando nervos sensíveis à dor e desencadeando inflamações.
Variações bruscas de temperatura (dias muito quentes ou frios) e níveis elevados de umidade também são conhecidos por desequilibrar o corpo e facilitar crises. A poluição do ar, como ozônio e dióxido de nitrogênio, pode inflamar os nervos ligados à dor de cabeça.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Outros fatores ambientais, como luz solar intensa, ventos fortes e até relâmpagos, também têm sido relacionados a episódios de enxaqueca, especialmente em cérebros hiperativos à luz e estímulos sensoriais.
Como aliviar a dor causada por mudanças no clima?

Segundo a neurologista Danielle Wilhour, da Universidade do Colorado, para aliviar a dor causada por mudanças no clima, podemos manter uma rotina equilibrada com sono de qualidade, alimentação regular e hidratação adequada, o que reduz a sensibilidade a gatilhos externos. Exercícios moderados também ajudam a regular o sistema nervoso.
Em dias de sol intenso ou alta umidade, a dica é evitar sair de casa. Usar óculos escuros também pode ser válido. Se os gatilhos climáticos forem frequentes, a recomendação é conversar com um médico sobre medicamentos, suplementos ou dispositivos que possam ser usados regularmente para prevenir as crises.
As mudanças climáticas são um dos gatilhos mais comuns para quem sofre com enxaqueca. Entender a relação entre clima e dor, identificar seus próprios gatilhos e investir em estratégias preventivas pode fazer toda a diferença.
Leia também:
- 5 dicas para aliviar a dor de cabeça sem remédios
- Por que existe dor de cabeça, se o cérebro não sente dor?
VÍDEO | Como existe dor de cabeça se o cérebro não sente dor?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original