Ubisoft afirma que microtransações deixam os jogos mais “divertidos”
A Ubisoft declarou aos seus acionistas que as microtransações tornam os jogos mais “divertidos”, algo extremamente polêmico de se dizer — principalmente quando estes games estão sendo vendidos por preços cada vez mais caros. O documento foi publicado no último sábado (19) e mostra diversas políticas que a companhia quer reforçar nos próximos meses.
- O que é e como funcionam as loot boxes?
- Preço dos jogos vai aumentar, mas sabia que já foi muito pior?
Um dos destaques do relatório está na seção de “adoção de monetização e políticas de engajamento que respeitam a experiência do jogador e são sustentáveis a longo prazo”. Nela, podemos ver como eles trabalham todo o conceito:
“Na Ubisoft, a regra de ouro quando se desenvolve jogos premium é permitir que os jogadores aproveitem o título de forma completa sem ter de gastar mais. Nossa oferta de monetização em títulos do gênero torna a experiência do público mais divertida, permitindo que eles personalizem seus avatares ou tenham um progresso mais veloz, lembrando que isso é sempre opcional”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Obviamente, o documento da Ubisoft evita ressaltar a estratégia de microtransações conhecidas como “pay to win”. Porém, dizer que trajes de personagens e skins de armas (geralmente encontrados em versões “Deluxe”) têm valores adicionais por serem mais “divertidos” eleva o patamar da polêmica que já existe entre a produtora e o seu público.

Microtransações além da Ubisoft
Vale notar que o documento da Ubisoft é direcionado a executivos e acionistas, apesar de estar disponível publicamente. Porém, as microtransações são um assunto que envolve diversas frentes dentro da indústria gaming — tanto em relação aos estúdios quanto dos fãs.
“Divertido” é um termo que dificilmente seria usado popularmente para tratar de DLCs e expansões, independentemente do gênero do jogo que se aplica. Seja em títulos com história ou até focados no multiplayer, sua proposta geralmente sugere que um título foi vendido “antes de ficar pronto” e que aquele conteúdo adicional devia ter sido incluso na experiência completa.
Em casos mais recentes — inclusive com a própria Ubisoft — as microtransações são anunciadas antes mesmo dos jogos serem lançados. Seja por narrativas extras, personagens bônus e outros, até alguns conteúdos que levam os jogadores a gastarem mais pelo que já está presente na programação desde a sua chegada.

Em alguns casos, como na franquia Pokémon (cujos DLCs substituem o infame “terceiro game”) ou em títulos free-to-play, esse tipo de inclusão não é tão mal vista. Porém, isso já atingiu diversas outras camadas — como as loot boxes e até os games no estilo “gacha”, geralmente banidos de alguns países por lembrar mecânicas de jogos de azar.
Leia também no Canaltech:
- Ubisoft Quartz traz NFTs de itens cosméticos para jogos
- CEO da Ubisoft nomeia filho para comandar nova subsidiária
- Rainbow Six Mobile ganha data de lançamento no Brasil; veja requisitos
Vídeo: qual é a melhor opção, jogar no console ou no PC? Canaltech discute sobre a experiência de cada um em nosso canal do YouTube
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original