Microsoft deixa de vender filmes e séries no Xbox e PC
A Microsoft removeu, na última sexta-feira (18), a opção para usuários de Xbox e PCs comprarem ou alugarem filmes e séries digitais. De acordo com as novas instruções da companhia, o aplicativo Filmes e TV servirá apenas para que o público possa acessar o conteúdo que já adquiriu no passado.
A mudança foi súbita e não houve qualquer aviso prévio sobre o fim da venda desse tipo de conteúdo. Porém, você terá de encontrar outro modo de ver seus principais longas-metragens e seriados caso utilize o serviço no seu dia-a-dia.
“A Microsoft não oferece mais conteúdo de entretenimento para aquisição, incluindo filmes e programas de TV na Microsoft.com, Loja Microsoft do Windows ou na Loja Xbox. Porém, você poderá continuar assistindo o seu conteúdo adquirido no aplicativo Filmes e TV em dispositivos Windows ou Xbox”, afirma a companhia em seu site oficial.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
É importante notar que a Microsoft não vai ressarcir os consumidores que compraram filmes e séries de TV no Xbox ou no PC. Além disso, caso você queira assisti-los em outros aplicativos ou serviços, não há uma forma de migrá-los —- ou seja, terá de comprá-los outra vez caso queira rever em outra plataforma.

Repeteco da Microsoft
Ainda que a ação da Microsoft pegue todos de surpresa, ela não é isolada. Se hoje você não pode mais comprar filmes e séries no Xbox e PCs, eles estão apenas repetindo uma estratégia que já foi utilizada pelo Google e pela Apple nos últimos anos.
A Apple, em 2023, removeu a opção de comprar filmes e programas de TV do iTunes e levou vários desses conteúdos para o aplicativo da Apple TV. Já o Google, também há 2 anos, descontinuou os serviços oferecidos pela Google Play Movies & TV para focar em conteúdo distribuído pelo YouTube e pelo próprio app do Google.
Ainda que a Apple e o Google mantenham o seu conteúdo disponível para o público até os dias atuais, os usuários se mantêm preocupados com as ações da Microsoft. Afinal de contas, até quando você poderá continuar vendo filmes e séries no Xbox e no app no Windows? Até o momento, a questão não foi respondida pela big tech.
Vale notar que, assim como os jogos, conteúdos digitais multimídia podem ser deletados subitamente pela companhia ou por suas produtoras. Se o desaparecimento de The Crew e Concord atingem a indústria gaming, também vemos plataformas como a Disney+ removendo seus próprios shows e longas do streaming —- algo antes impensável, diga-se de passagem.
Leia também no Canaltech:
- Caro demais! Preço do ROG Xbox Ally vaza em loja da ASUS
- Para que ter um Xbox? Microsoft dá mais um passo para “matar” o console
- Xbox é criticada por usar IA para promover vaga de emprego após demissões
Vídeo: qual é a melhor opção, jogar no console ou no PC? Canaltech discute sobre a experiência de cada um em nosso canal do YouTube
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original