Galaxy S, A, M e Z: qual é a diferença entre as linhas de celular da Samsung?
Conhecer bem as linhas de celulares da Samsung pode fazer toda a diferença na hora da compra, já que somente assim será possível avaliar qual é o modelo adequado para cada perfil de uso. A marca coreana tem quatro séries principais de dispositivos, Galaxy S, Z, A e M, que atendem a diferentes públicos e faixas de preços.
- Qual é o melhor Samsung Galaxy A para comprar em 2025?
- Apple e Samsung estão com problemas de inovação ou os smartphones que mudaram?
Veja abaixo um “guia de compras” para achar o celular Samsung certo para você:
Galaxy S: os mais avançados
Historicamente, a linha Galaxy S de celulares está associada a modelos avançados da empresa, que trazem as tecnologias mais atuais do mercado para cada momento. Não é diferente com as gerações recentes, que são os tops de linha da Samsung.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Os aparelhos da linha Galaxy S são recomendados para quem pretende ter as melhores soluções possíveis no universo Android. Contudo, é preciso pagar um preço por isso, já que a série reúne alguns dos aparelhos mais caros da empresa.
Em geral, os celulares da linha Galaxy S possuem ótimas câmeras, com alta versatilidade entre uma ultra grande angular e teleobjetiva com muito zoom, por exemplo.
Os aparelhos ainda trazem processadores Snapdragon das gerações mais recentes, que entregarão desempenho suficiente para rodar qualquer aplicativo possível, incluindo jogos pesados.
Atualmente, a família contém quatro representantes: Galaxy S25, S25 Plus, S25 Ultra e S25 Edge. O primeiro é voltado para quem gosta de celulares com tela mais compacta, enquanto o segundo dá mais espaço de visualização no display.
O Ultra traz diferenciais como a câmera principal de 200 MP e caneta S Pen integrada, enquanto o Edge se destaca por ter uma construção mais fina.
Galaxy Z: os dobráveis
A linha Galaxy Z traz os celulares mais inovadores da Samsung, que permanece como uma das únicas marcas a vender modelos dobráveis no mercado brasileiro. Neste segmento, a principal rival é a Motorola, que tem a linha Razr.

A atual linha Galaxy Z tem três modelos, e o Z Fold 7 é o principal deles. Trata-se de um celular mais premium, e com tela dobrável que se dobra em formato de “livro”. Portanto, sua grande tela interna é considerada ideal para quem deseja ter produtividade extrema, ou ver conteúdos midiáticos quase como se fosse em um tablet.
Por sua vez, o Galaxy Z Flip 7 tem uma construção mais compacta, e dobra mais parecida com os flip phones clássicos. Neste caso, o objetivo é tornar o celular mais estiloso e compacto, já que cabe melhor no bolso ou em outros compartimentos mais compactos.
Há ainda o Galaxy Z Flip 7 FE, que é um dispositivo voltado para quem deseja ter um dobrável sem gastar tanto por isso. Para ser vendido por um preço mais baixo, ele tem algumas características mais simples, especialmente em respeito a aspectos como performance, bateria e tela externa.
Galaxy A: custo-benefício
Embora as linhas Galaxy S e Z representem os celulares mais avançados da Samsung, os Galaxy A são os mais vendidos da empresa. Portanto, a linha dá grande ajuda para posicionar a marca como a líder em vendas globais de smartphones.
É também a linha com a maior quantidade de modelos diferentes para comprar. As opções variam entre celulares de entrada, mas a série também contempla intermediários premium.

Veja abaixo todos os celulares da linha Galaxy A de 2025, e seus diferenciais:
-
Galaxy A06: faz parte da linha de entrada da Samsung, com as especificações mais simples e preço baixo. Vale a pena procurar pela versão 5G, em vez do modelo limitado à conectividade 4G;
-
Galaxy A16: tem tela melhor e mais desempenho em relação ao Galaxy A06, especialmente quando se tratam das versões com mais RAM e armazenamento interno;
-
Galaxy A26: trazem processadores Exynos com mais performance, além de resistência IP67 contra água e poeira, tela mais rápida de 120 Hz, e câmera ultrawide com resolução mais alta de de 8 MP
Galaxy A36: tem processador Snapdragon mais rápido que o Galaxy A26, além de contar com carregamento mais rápido de 45 W;
- Galaxy A56: feito com construção em alumínio, em vez do plástico. Tem processador Exynos 1580 mais rápido, além de contar com câmera ultrawide de 12 MP. É considerado um intermediário premium, e o último passo antes dos avançados da linha Galaxy S.
Galaxy M: direto ao ponto
A linha Galaxy M costuma trazer celulares bastante parecidos com a linha Galaxy A. Contudo, os M costumam focar em especificações mais essenciais e “direto ao ponto” para quem costuma priorizar as tarefas mais comuns do dia a dia.

Por isso, os celulares Galaxy M costumam trazer um conjunto de câmeras simplificado para reduzir seu preço, ou trazer baterias com maior capacidade, por exemplo.
Além disso, a linha se diferencia por ser vendida exclusivamente na internet, pelo site oficial da Samsung ou varejistas diversas. Por outro lado, os Galaxy A também podem ser encontrados em lojas físicas.
Veja abaixo alguns pontos de distinção dos Galaxy M mais recentes:
-
Galaxy M06: tem processador MediaTek Dimensity 6300, em vez do Helio G85 presente na versão 4G do A06;
-
Galaxy M16: tem processador MediaTek Dimensity 6300, em vez do Exynos 1330 presente em algumas versões do A16;
-
Galaxy M36: tem processador Exynos 1380 em vez do Snapdragon 6 Gen 3 do A36. Além disso, conta com recargas mais lentas de 25 W, contra 45 W do representante da linha A;
- Galaxy M56: tem processador Exynos 1480 menos rápido que o 1580 do A56. Também conta com um sistema de câmeras mais simples, com ultrawide de 8 MP e macro de 2 MP;
Leia mais no Canaltech:
- 5 celulares Samsung do ano passado que ainda valem a pena comprar em 2025
- Além do Android 16: 5 novidades da One UI 8
- Linha Samsung Galaxy A tem 6 anos de atualizações do Android
Saiba a opinião do Canaltech sobre a linha de celulares dobráveis da Samsung:
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original