Estúdio de Metal Gear Solid Delta e Oblivion Remastered demite 300 pessoas
As demissões na indústria de games seguem de forma implacável. A afetada da vez é a Virtuos, estúdio por trás do sucesso The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered e do aguardado Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, que anunciou o corte de cerca de 300 funcionários em todo o mundo.
- Switch 2 x PS5 x Xbox Series: comparação técnica entre os consoles
- Qual a diferença entre remake, remaster, reboot e rebuild?
A Virtuos possui escritórios espalhados pela Ásia, EUA e Europa — onde mantém três filiais na França. Segundo fontes do jornalista francês Gauthier ‘Gautoz’ Andres, a demissão afetará 7% de todo o quadro funcional. Os cortes devem começar pelo escritório da China, com 200 pessoas, mas também impactarão outras filiais, incluindo os estúdios franceses.
Em comunicado ao site Eurogamer, a Virtuos confirmou a demissão de 70 funcionários na Europa. Desse total, menos de 10 são da França, “onde está localizada a equipe principal que trabalha em Oblivion Remastered”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Gautoz afirma que a Virtuos, fundada em Xangai em 2004, busca se reposicionar como um estúdio de codesenvolvimento, portabilidade e desenvolvimento para terceiros em projetos de grande escala, como The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered e Metal Gear Solid Delta: Snake Eater. Contudo, essa mesma estratégia pode ter gerado a demissão em massa.

A companhia teria investido muito mais no desenvolvimento do remaster de TES IV: Oblivion, “adotando uma política de qualidade superior em relação ao orçamento e um contrato sem participação nos lucros (royalties)”, afirmou o jornalista.
Os problemas financeiros teriam começado a aparecer antes mesmo do lançamento do RPG, com o anúncio de congelamento de salários e redução de bônus na reta final do desenvolvimento em fevereiro. Na época, os funcionários questionaram a diretoria sobre uma possível rodada de demissões decorrente de sua estratégia.
Segundo a Virtuos, as demissões acontecem “principalmente em equipes com menor ocupação e demanda reduzida, devido a mudanças estruturais na indústria”. A empresa não comentou sobre a suposta estratégia de focar na qualidade acima do orçamento.

Toda a situação teria desencadeado uma greve promovida pelos funcionários do escritório em Lyon, na França. De acordo com Gautoz, os colaboradores protestam contra as demissões e reivindicam a proteção da filial.
Apesar da situação, um porta-voz da companhia afirmou: “Continuaremos investindo em entrega global, excelência técnica e colaboração criativa, garantindo que a Virtuos permaneça como parceira preferencial dos principais criadores de jogos do mundo”.
Embora a Virtuos tenha confirmado que os estúdios franceses foram os menos afetados pela demissão em massa, vale ressaltar que The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered foi um dos grandes sucessos deste ano, figurando entre os jogos mais baixados do PlayStation 5 em abril.
IA no desenvolvimento de games vira pauta na Virtuos
A Virtuos é mais uma empresa que estaria planejando integrar IA generativa ao desenvolvimento de projetos. Fontes informaram ao jornalista francês que a companhia vem abordando a questão com cautela. “Em um ano, passamos de algumas apresentações no nível do grupo para treinamentos básicos, mas obrigatórios, para os funcionários”, teria afirmado uma fonte.
Essa postura da empresa sobre inteligência artificial estaria desgastando a relação de confiança com seus funcionários.
Outra empresa que tem se envolvido em diversas polêmicas relacionadas ao uso de IA no desenvolvimento de games é a Microsoft, especialmente após a demissão em massa no início deste mês.

A primeira delas foi a recomendação de um executivo do Xbox para que os demitidos buscassem apoio em IA para lidar com questões emocionais e profissionais.
Nesta semana, a polêmica continuou quando outro funcionário da Microsoft divulgou uma vaga para o time de gráficos do Xbox usando uma imagem com erros, visivelmente gerada por inteligência artificial.
Leia também:
- Saiba como jogar The Elder Scrolls Online em português no PlayStation e Xbox
- 10 jogos clássicos que merecem ser relançados com novos gráficos
- 10 personagens mais irritantes dos jogos
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original