Locadoras caçam arranhões em carros alugados com IA — e cobram por eles
Já imaginou devolver um carro alugado e ter uma cobrança surpresa por causa de algo como um pequeno arranhão no veículo? É o que os clientes de locadoras como a Hertz estão enfrentando nos Estados Unidos. Com o uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA), as empresas do setor vêm inspecionando os veículos de forma minunciosa, encontrando danos que talvez passassem despercebidos.
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A responsável por essa tecnologia é a UVeye, empresa israelense de tecnologia militar fundada em 2016. A companhia é especializada em sistemas de inspeção por imagem com uso de IA e oferece equipamentos de diagnóstico por imagem para aplicações comerciais diversas.
Embora a Uveye divulgue o uso da IA em seus serviços, não está claro como ocorre tal uso nos scanners das locadoras. No caso, o mais provável provável é que a Hertz esteja usando o Atlas Lite.
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Trata-se de um scanner modular em 360º com 15 câmeras e sensores de LED para registrar e identificar danos na lataria, faróis e vidros dos veículos. O segredo? Tudo isso ocorre com o uso de machine learning.

Cobranças dos clientes
A ferramenta vem gerando polêmica entre os clientes da locadora. Em Atlanta, um cliente relatou que recebeu a cobrança de US$ 440 por um pequeno arranhão na roda do carro; do total, US$ 190 eram de taxas administrativas e de processamento, soma calculada automaticamente pelo sistema de scanner da empresa.
Em outro caso, o cliente Adam Foley foi surpreendido com uma cobrança de 350 dólares por imperfeições mínimas no carro que alugou. Segundo Foley, as detecções podiam muito bem ser simplesmente sujeira que o sistema confundiu com danos. “Aquela taxa foi literalmente o preço de todo o período de aluguel do carro, com US$ 5 de diferença”, declarou.
A desconfiança sobre as taxas se deve, em partes, à falta de clareza no cálculo das taxas cobradas pela Hertz. Para completar, os clientes vêm se queixando que os aplicativos da locadora dificultam o contato com agentes humanos e incentivam o pagamento rápido oferecendo descontos progressivos.

Em declaração ao portal The Drive, a Hertz afirmou que “a maioria dos carros alugados é devolvida sem nenhum incidente. Quando ocorre algum dano, o objetivo é melhorar a experiência através de maior transparência, precisão e velocidade para o processo”.
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