Tá calor? Em algumas áreas do Brasil, inverno é sinônimo de dias de sol; entenda
A chegada do inverno no Brasil muitas vezes é associada a temperaturas mais amenas, principalmente na região Sul do país. Contudo, em algumas áreas, essa estação é sinônimo de dias ensolarados e termômetros em alta, podendo ultrapassar os 30 °C.
- O que é ‘mínima invertida’? Entenda o fenômeno comum na passagem de frente fria
- Neve, chuva congelada ou geada? Conheça diferença entre os fenômenos de inverno
- Qual é o lugar mais frio do Brasil?
Isso ocorre porque as massas de ar frio características do inverno, que avançam com mais força pelo Sul, tendem a atingir no máximo áreas do Sudeste e parte do Centro-Oeste.
“De forma geral, as massas de ar frio de origem polar que chegam ao Brasil não têm força para causar queda acentuada de temperatura nos estados do Norte e do Nordeste, ou mesmo em áreas como o norte de Mato Grosso, a região de Brasília ou o norte de Minas Gerais”, destaca Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo, em entrevista ao Canaltech.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

O inverno é marcado por tardes quentes e madrugadas com temperaturas mais amenas nos estados do Centro-Oeste, em grande parte do Norte e no interior do Nordeste. Essa amplitude térmica é uma das marcas dessa época nessas regiões do país.
E não são apenas as temperaturas mais altas que diferem entre as regiões brasileiras. Populações do Norte e do Nordeste encaram o inverno como o período mais chuvoso do ano, já que o céu tende a ficar carregado de nuvens e as precipitações são constantes.
Calor no Centro-Oeste
A explicação para os dias mais quentes no Centro-Oeste durante o inverno está na mudança da circulação dos ventos sobre a América do Sul, com a diminuição da umidade que se desloca para o centro-sul do Brasil. Além disso, um sistema de alta pressão se instala no interior do país, deixando o ar mais seco.
A menor disponibilidade de ar úmido reduz também a nebulosidade, e, consequentemente, as condições ficam menos favoráveis à ocorrência de chuvas.
Outra consequência da ausência de nuvens é o fato de o sol aparecer com mais força por longos períodos — geralmente à tarde. Além disso, o ar frio de origem polar raramente alcança o centro-norte do país, fazendo com que a combinação de sol forte e ar seco eleve as temperaturas durante o dia.
“O Brasil é um país muito grande, e as diferenças climáticas são enormes. Fazer calor no centro-norte do país durante os meses de inverno é normal”, ressalta Josélia Pegorim.
Períodos excepcionais de frio

Apesar de o clima brasileiro favorecer temperaturas mais elevadas em regiões como o Centro-Oeste, o Norte e o Nordeste, massas de ar frio de origem polar mais extensas e intensas podem provocar quedas acentuadas de temperatura nessas áreas.
Norte de Minas Gerais, Brasília, norte de Mato Grosso e até mesmo partes do Norte e do Nordeste já foram atingidas por esse tipo de sistema.
“Já ocorreram massas de ar frio raras e históricas, muito extensas e fortes, que conseguiram causar grande queda de temperatura até em Manaus, no Tocantins e no interior do Nordeste”, conclui a especialista do Climatempo.
Leia também:
- Mistério revelado: por que ficamos mais doentes quando está frio?
- Nós sentimos mais dor no frio? Entenda o que realmente acontece com o seu corpo
- Céu embaçado | Qual é a diferença entre nevoeiro, neblina e névoa?
VÍDEO | É POSSÍVEL SENTIR O CHEIRO DA CHUVA ANTES QUE ELA CHEGUE?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original