Pix é citado em investigação dos EUA sobre práticas desleais do Brasil
Os Estados Unidos anunciaram uma investigação nesta terça-feira (15) sobre práticas comerciais do Brasil que consideram desleais. Entre elas, está o Pix, que, segundo o documento, “pode prejudicar a competitividade de empresas norte- americanas”.
- Eletrônicos mais caros? Como o tarifaço de Trump afeta o Brasil
- Tarifaço de Trump inviabiliza importação de peças automotivas, diz especialista
De acordo com a investigação do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), “o Brasil também parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação a serviços de pagamento eletrônico, incluindo, entre outras, a obtenção de vantagens em seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo”.
Mesmo sem dar nomes, o documento se refere indiretamente ao Pix, método de pagamento que foi desenvolvido e é operado pelo Banco Central (BC). O serviço é gratuito, instantâneo, universal e obrigatório para instituições financeiras com mais de 500 mil contas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A acusação dos EUA de o Brasil ter “práticas que prejudicam a competitividade” pode se referir ao fato de que o Pix se tornou uma alternativa extremamente popular aos cartões de débito, oferecidos por empresas estadunidenses como Mastercard e Visa.
Além disso, outros sistemas de pagamento que operam no país, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, intermediam as transações com cartões da Mastercard e Visa.
Caso WhatsApp Pay
Outro caso que pode se relacionar com as críticas dos EUA ao Pix é o do WhatsApp Pay.
Em junho de 2020, antes do lançamento do Pix, a Meta lançou o WhatsApp Pay no Brasil, tornando o país o primeiro a ter o recurso de pagamentos entre pessoas físicas dentro do app. Inicialmente, as transferências seriam por cartões da Mastercard e da Visa.
Uma semana depois, o BC e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam o recurso, alegando preocupações quanto à falta de supervisão regulatória e concentração de mercado.
Já em novembro, o sistema próprio de pagamentos instantâneos e gratuitos do BC, o Pix, foi lançado.
O WhatsApp Pay chega a ser liberado no Brasil em março de 2021, mas não se popularizou tanto quanto o Pix.
Investigação às práticas comerciais brasileiras
Em meio ao cenário de tensão comercial entre Brasil e EUA, após Donald Trump anunciar tarifas de 50% aos produtos brasileiros importados pelo país norte-americano a partir de 1º de agosto, o USTR anunciou uma investigação às práticas comerciais brasileiras.
Sob orientação de Trump e utilizando a Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, o documento divulgado nesta terça-feira afirma que investigará se cinco práticas comerciais e atos políticos do Brasil são “irracionais ou discriminatórios e oneram ou restringem o comércio dos EUA”. As práticas ou atos são:
- Comércio digital e serviços de pagamento eletrônico;
- Tarifas preferenciais injustas;
- Interferência anticorrupção;
- Proteção da propriedade intelectual;
- Acesso ao mercado de etanol;
- Desmatamento ilegal.
Segundo o USTR, haverá uma audiência pública sobre a investigação em 3 de setembro de 2025. O Brasil foi convidado pelo Escritório à enviar informações sobre as acusações.
Caso o USTR confirme que as práticas foram, de fato, desleais, os EUA poderiam impor mais tarifas, restrições comerciais e até sanções.
Veja também:
- Pix | O que é o Mecanismo Especial de Devolução (MED)?
- Pix Automático e Recorrente: veja as diferenças entre as formas de pagamento
- Tarifaço de Trump mexe com preço dos carros no Brasil?
VÍDEO: Apple COPIANDO Android? Veja recursos do iOS 26 que já tinham no Android!
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original