Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

O que os brasileiros mais fazem no WhatsApp, segundo pesquisa

O WhatsApp segue como o principal canal de comunicação no Brasil, segundo levantamento do Opinion Box feito em junho de 2025. O estudo entrevistou 1.126 usuários e apontou que 97% acessam o aplicativo ao menos uma vez por dia. Entre os usuários diários, 34% deixam o app aberto o tempo todo e 61% o acessam várias vezes por dia.

Com base em estimativas da Statista, o Brasil tem cerca de 147 milhões de usuários ativos do WhatsApp, o que representa 99% da população brasileira conectada à internet. O país é o segundo maior mercado do aplicativo no mundo, atrás apenas da Índia.

Troca de mensagens é a principal função

A troca de mensagens de texto é a função mais utilizada (88%), seguida por mensagens de áudio (80%) e chamadas de voz (72%). O envio de imagens (71%) e vídeos (60%) também tem alta adesão, enquanto videochamadas são usadas por 63%. Recursos como emojis e gifs (53%) e o “status” do WhatsApp (34%) são menos frequentes.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

As chamadas de voz são realizadas com regularidade: 37% usam o recurso todos os dias, 28% quase todos os dias e 24% algumas vezes por semana. A maioria dos usuários considera a qualidade da chamada igual (54%) ou melhor (19%) do que as feitas pela operadora. No caso das videochamadas, 39% consideram a qualidade excelente e 43% boa.

Grupos e comunidades fazem parte do uso cotidiano

A participação em grupos é ampla: 94% dos usuários estão em pelo menos um grupo no WhatsApp. Os mais comuns são os de família (74%), amigos (72%) e trabalho (58%). Também há presença relevante de grupos de escola e estudos (39%), promoções (36%), vendas (33%) e empresas (26%).

Jovem se sentindo incerto sobre a mensagem de texto
Grupos de WhatsApp têm uma utilização cada vez mais ampla pelos brasileiros (Imagem: Reprodução/Drazen Zigic/Freepik)

As comunidades do WhatsApp, recurso que permite reunir diversos grupos sob um mesmo tema, ainda têm uso restrito. Entre os entrevistados, 45% afirmam já ter utilizado a função. Entre os que não usam, os principais motivos são o desinteresse pela ferramenta (43%) e a percepção de que há excesso de mensagens (27%).

Uso no computador e perspectiva de crescimento

Além do celular, 73% dos usuários utilizam o WhatsApp no computador. O uso do aplicativo aumentou nos últimos 12 meses para 44% dos entrevistados, enquanto 46% mantiveram o mesmo nível de uso. Quando perguntados sobre os próximos 12 meses, 27% disseram que devem usar mais, e 63% devem manter o uso atual.

Relacionamento com empresas e comércio via app

O WhatsApp também é um canal consolidado para contato com marcas. Do total de entrevistados, 82% afirmam já ter se comunicado com empresas pelo aplicativo. Entre os principais motivos estão: tirar dúvidas (75%), receber suporte (67%), realizar compras (60%) e obter promoções (52%).

Mais da metade dos usuários já fez compras (54%) ou contratou serviços (61%) pelo aplicativo, e muitos realizaram essas transações mais de uma vez. Os meios de pagamento mais utilizados são Pix (71%), Pix copia e cola (38%), boleto (20%) e WhatsApp Pay (6%).

 Freelancer feminino trabalhando no aplicativo de smartphone e usando laptop
69% consideram o WhatsApp um ótimo canal para se comunicarem com empresas (Imagem: Reprodução/DC Studio/Freepik)

Mesmo com a presença comercial, 59% dos usuários não gostam de receber respostas automáticas, e 51% só aceitam publicidade caso tenham fornecido o número à empresa. Quando recebem mensagens de marcas desconhecidas, 18% bloqueiam imediatamente o contato, enquanto 34% apenas ignoram e 46% leem a mensagem antes de decidir se vão interagir.

A frequência ideal de mensagens empresariais, segundo os usuários, é de uma vez por semana (30%) ou menos, com 12% aceitando mensagens mensais e 13% preferindo contatos com menos frequência.

Opiniões sobre uso e segurança no aplicativo

Entre os entrevistados, 61% afirmam já não lembrar como era a vida sem WhatsApp. A maioria também declara que gostaria de separar o uso pessoal do profissional (58%). Sobre a segurança, os recursos mais utilizados são backup de mensagens (49%), autenticação em dois fatores (47%) e restrição da foto de perfil para contatos (43%).

Em relação ao conteúdo recebido, 39% dos usuários concordam que recebem muitas notícias no app que não lhes interessam, enquanto 27% discordam dessa afirmação. Já sobre piadas e memes, 32% concordam que o conteúdo não é relevante para eles, e 36% discordam.

Ainda assim, o aplicativo segue sendo central na rotina dos brasileiros e aparece como canal relevante para comunicação interpessoal, atividades profissionais e relação com marcas.

Conheça também 15 dicas e truques do WhatsApp para dominar o app.

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.