Falha grave de segurança afeta placas-mãe da Gigabyte para CPUs Intel
Falhas que abrem portas para vulnerabilidades sensíveis acontecem com certa frequência em hardware de PC. Desta vez, a Gigabyte trouxe um alerta seguido de uma solução. A fabricante identificou que algumas de suas placas-mãe para CPUs Intel Core de gerações passadas contêm diferentes corrupções de memória que levam a brechas para invasões.
- Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
- Características mais importantes nos processadores Intel
As placas afetadas usam chipsets que vão da série Intel 100 até 500 — ou seja, contempla processadores da 6ª até 11ª gerações. Modelos com chipset Intel 500, 400 e alguns da série 300 já receberam atualização de correção em junho. Placas mais antigas ainda receberão o patch, mas não existe uma data de lançamento divulgada até o momento, já que o suporte oficial a elas foi encerrado há alguns anos.
Problema não atinge placas mais recentes
Sobre o problema, a Gigabyte diz o seguinte:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“A Gigabyte identificou várias vulnerabilidades de corrupção de memória nos módulos do Modo de Gerenciamento do Sistema (SMM) usados em várias placas-mãe antigas da GIGABYTE/AORUS. Essas vulnerabilidades existem apenas em plataformas Intel mais antigas, nas quais os módulos SMM afetados estão implementados. As plataformas mais novas não são afetadas”.

A fabricante segue dizendo que a “exploração bem-sucedida dessas vulnerabilidades pode permitir que um invasor com acesso local eleve os privilégios ou execute códigos arbitrários no ambiente SMM altamente privilegiado”.
Apesar de estarmos falando de chipsets mais antigos, ainda existe uma boa base de usuários com processadores Intel Core de 10ª e 11ª gerações, que contam com o maior salto de especificações antes da chegada dos Alder Lake. Por isso, se você é dono de uma dessas CPUs e usa uma placa-mãe da Gigabyte, procure atualizar da BIOS da sua placa-mãe.
Veja mais do CTUP:
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i5?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i7?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i9?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original