Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Japão bate recorde mundial com internet de 1,02 petabits por segundo

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT), no Japão, atingiram uma velocidade de transmissão de dados de 1,02 petabits por segundo por meio de cabos de fibra óptica. O feito foi apresentado publicamente em abril, durante a Conferência de Comunicação por Fibra Óptica, nos Estados Unidos.

O valor ultrapassa com folga o recorde anterior, de 50,25 mil gigabits por segundo, estabelecido em 2024. A nova taxa de transferência equivale a 1.020.000 gigabits por segundo, velocidade que permitiria, por exemplo, o download de toda a biblioteca de jogos da Steam ou milhões de vídeos em 8K em menos de um segundo.

Internet super veloz, mas longe do uso doméstico

A conquista foi possível com o uso de um novo tipo de fibra óptica que incorpora 19 núcleos de transmissão em um cabo com 0,127 milímetro de diâmetro, mesmo tamanho das fibras ópticas convencionais. Essa tecnologia, ao utilizar uma estrutura já compatível com a infraestrutura global existente — composta por 1,4 milhão de km de cabos submarinos —, permite aumentar a capacidade de transmissão sem a necessidade de grandes mudanças físicas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Cabos de fibra ótica representam alta velocidade de transmissão de dados
Nova tecnologia pode abrir portas para transmissões mais velozes (Imagem: Reprodução/yogiermansyah22/Freepik

Durante os testes, os dados foram transmitidos por 1.802 quilômetros, distância semelhante à de Nova York a Miami. Para isso, a equipe precisou resolver dois desafios principais: reduzir a perda de sinal ao longo do trajeto e garantir a amplificação dos dados sem comprometer a estabilidade. A solução envolveu aumentar a intensidade do sinal e desenvolver um sistema de repetição eficiente, que encaminhou a informação por 21 etapas até o destino.

A nova velocidade ainda está distante do uso doméstico. No entanto, os pesquisadores afirmam que a tecnologia pode ser aplicada no futuro em redes de comunicação de alta demanda, como sistemas de inteligência artificial, computação em nuvem e futuras gerações de conexão móvel, como o 6G.

Saiba também como medir a velocidade da sua internet, seja de download ou upload, e verificar se você está recebendo a velocidade contratada junto à operadora.

VÍDEO: Veja dicas de teste de velocidade de internet em nosso canal

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.