Quanto custaria uma Brasília antiga hoje, com a correção da inflação?
A Brasília, que no Brasil também foi conhecida como a “perua do Fusca”, foi um dos carros produzidos pela Volkswagen de maior sucesso no mercado brasileiro. Nascida por meio de um pedido do próprio presidente da marca, Rudolph Leiding, ela se tornou ícone mundial.
- História do Gol: Por que ele fez tanto sucesso no Brasil?
- Dia do Fusca: 5 curiosidades sobre um dos carros mais vendidos da história
O sucesso da Brasília foi tanto que o carro derivado do Fusca, outro “campeão de bilheteria” da Volkswagen, chegou a ser exportado para mais de 25 países, incluindo grandes centros, entre eles México e Portugal, e até mesmo destinos menos badalados do segmento automotivo, como Nigéria e Filipinas.
Criada pelas mãos de engenheiros e técnicos brasileiros, desde o projeto de estilo de carroceria aos protótipos, a Volkswagen Brasília tem seu traço de design assinado por Marcio Pianscatelli. O responsável pelo visual do hatch surpreendeu (e conquistou) o mundo ao incorporar um enorme para-brisa dianteiro ao carro, algo incomum à época.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Incomum, também, seria o preço do carro nos dias atuais. Em 1973, ano em que foi lançada no Brasil, a “perua” custava Cr$ 20.741 (vinte mil, setecentos e quarenta e um cruzeiros, a moeda da época). E quanto custaria hoje, com a correção da inflação? É isso que o CT Auto vai revelar.

Um pouco mais sobre a Volkswagen Brasília
Antes de saber quanto custaria hoje, com a inflação, uma Brasília antiga, vale contar um pouco da história de um dos carros mais icônicos da Volkswagen. Lançada no mercado brasileiro com um motor refrigerado a ar de 1.600 cm³ de 4 cilindros e 60 cavalos de potência, ganhou uma versão com dois carburadores dentro de dois anos e, em 1976, recebeu sua primeira versão com 4 portas, fato que ajudou a alavancar as vendas do modelo, o segundo da marca a atingir 1 milhão de unidades emplacadas.
Um capítulo curioso da história da VW Brasília é que o hatch também fez sucesso no campo do entretenimento. O carro brasileiro que conquistou o mundo ficou imortalizado na letra da música Pelados em Santos, dos saudosos Mamonas Assassinas.
Quanto custaria uma Brasília antiga hoje, com a inflação?
Chegou a hora de saber, então, quanto custaria uma Volkswagen Brasília antiga nos dias de hoje, em pleno de 2025, com a correção da inflação.
Para isso, faremos uso da boa e velha calculadora oficial do Banco Central do Brasil. O sistema faz a correção automática entre a moeda corrente da época (Cruzeiro) e a atual (Real), que existe desde meados de 1994.
Colocando como parâmetros o valor inicial da Brasília em junho de 1973, e aplicando a correção monetária do IGP-DI/FGV, o índice é de impressionantes 1.695.571.979.008.405,039810 %, e o preço atual da Brasília, corrigido pela inflação, salta para R$ 127.883,12.

O valor é maior do que o cobrado pelos chamados carros populares e dá até para comprar um Volkswagen Tera, queridinho do mercado, em suas versões mais básicas. Vale lembrar ainda que uma Brasília antiga, das décadas de 1970 e 1980, pode custar entre R$ 17 mil e R$ 43 mil em sites especializados, dependendo do estado de conservação.
Leia também:
- Quanto custaria um Maverick antigo hoje, com a inflação?
- Carros usados podem ficar mais baratos após redução do IPI
Vídeo: Peugeot 2008: conheça detalhes do novo SUV compacto
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original