CPUs Zen 6 da AMD serão todas feitas em 2 nm da TSMC
Com o lançamento anual de novas gerações de CPUs, estamos chegando perto do período de anúncio de novos processadores. Segundo o leaker Kepler_L2, conhecido por seus acertos em relação à AMD, o Time Vermelho deve chegar com um lineup de SKUs baseados em Zen 6 feito quase totalmente com a litografia N2P (2 nm) da TSMC. O responsável pelas informações não-oficiais alega que isso foi algo dito pela AMD aos parceiros e fabricantes de PCs.
- AMD Ryzen 3, 5, 7 ou 9: qual é a diferença entre eles?
- 3 melhores processadores da AMD para jogos em 2025
De chips para notebooks até aqueles voltados para servidores, todos devem usar o processo de fabricação mais avançado da indústria até o momento. Kepler menciona as séries Venice e Venice-Dense para servidores; Olympic Ridge, possível sucessor dos Ryzen 9000; Gator Range, CPUs high-end para notebooks e Medusa Point 1, SKUs voltados para notebooks premium, possivelmente Copilot+ PCs.
CPUs mobile de entrada da AMD devem usar 3 nm
Entre todos os novos processadores, somente os Medusa Point 1 devem usar uma mescla de N2P com N3P da TSMC, já que os processadores de entrada dessa série podem usar a litografia de 3 nm. Isso não chega a ser novidade, já que é uma prática relativamente comum da AMD em CPUs mobile, como acontece com os Ryzen 7000 para notebooks.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Nenhum chip feito em 2 nm foi lançado até o momento e pode ser que a AMD faça essa estreia no mercado, embora a NVIDIA, com seu ritmo semestral de lançamento de GPUs para IA, também seja cliente da TSMC. Porém, o Time Vermelho é o primeiro cliente da gigante taiwanesa com essa nova litografia.
A Intel também trabalha para trazer uma grande inovação na indústria através de sua divisão Intel Foundry. A litografia 18A pode ser a principal concorrente da N2P da TSMC, já que a Samsung parece estar tendo dificuldades com esse nível de refinamento. Mas, ao que tudo indica, o Time Azul parece ter mudado os planos, deixando a nova tecnologia somente para seus chips de nova geração.
Veja mais do CTUP:
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 5?
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 7?
- Principais características da arquitetura das CPUs AMD Ryzen
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original