Os 6 piores filmes inspirados em jogos que ninguém perdoa
Embora nos últimos anos filmes como Pokémon: Detetive Pikachu (2019), Super Mario Bros. O Filme (2023) e, o mais recente, Um Filme Minecraft (2025) tenham feito sucesso entre o público e a crítica, nem sempre foi assim quando o assunto eram longa-metragens inspirados em jogos de videogame.
Em um passado não tão distante, histórias vindas diretamente dos games tiveram bastante dificuldade para serem adaptadas para as telonas, o que resultou em verdadeiras “pérolas” – infelizmente, não no bom sentido – do audiovisual. Não à toa, títulos como Mortal Kombat – A Aniquilação (1997) e Street Fighter: A Lenda de Chun-li (2009) tiveram uma recepção desastrosa e são até hoje lembrados como exemplos de produções ruins.
Piores filmes inspirados em jogos
A fim de relembrar essas e algumas outras tramas que ganharam a mesma fama, o Canaltech montou uma lista com os 6 piores filmes inspirados em jogos que ninguém perdoa.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A seleção está ordenada de acordo com o ano de lançamento de cada filme e traz indicações de quais longas estão disponíveis em plataformas de streaming no Brasil. Confira e veja se você concorda com as nossas escolhas.
- Mortal Kombat – A Aniquilação (1997)
- Alone In The Dark – O Despertar do Mal (2005)
- Tekken: O Rei do Punho de Ferro (2009)
- Street Fighter: A Lenda de Chun-li (2009)
- Monster Hunter (2020)
- Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo (2024)
1. Mortal Kombat – A Aniquilação
Filme de fantasia e artes marciais, Mortal Kombat – A Aniquilação é um título de 1997 baseado na famosa franquia de jogos de luta homônima. Sequência de Mortal Kombat, de 1995, esperava-se que a continuação fosse tão boa quanto o original, mas o título se mostrou um verdadeiro desastre de roteiro, atuações e efeitos, virando piada na indústria e comédia não intencional.
Responsável por enterrar a franquia, que teve todos os seus planos de continuação abandonados até o reboot de 2021, Mortal Kombat – A Aniquilação segue os passos do guerreiro Liu Kang, após o imperador Shao Khan violar a lei do Mortal Kombat e atacar novamente o mundo dos homens. Ao lado de seus aliados, Kang faz então de tudo para impedir o inimigo de conquistar Earthrealm.
Mortal Kombat – A Aniquilação pode ser visto na HBO Max.
2. Alone In The Dark – O Despertar do Mal
Inspirado na da série de jogos homônima de survival horror, Alone In The Dark – O Despertar do Mal é um longa-metragem de terror e ação que chegou aos cinemas em 2005. Trucidado pela crítica, que chegou a apontar o título como um dos piores de todos os tempos, o filme é uma mistura de histórias que não levam a lugar algum, e que conta com diálogos e atuações sofríveis.
Com a incrível taxa de aprovação de 1% no Rotten Tomatoes, Alone In The Dark gira em torno de Edward Carnby, investigador particular especializado em casos paranormais. Após saber que um amigo morreu de forma inesperada, Carnby passa a investigar por conta própria o que aconteceu, dando de cara com uma conspiração governamental e uma ameaça sobrenatural.
Atualmente, Alone In The Dark – O Despertar do Mal não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
3. Tekken: O Rei do Punho de Ferro
Também baseado em uma popular franquia de jogos de luta, Tekken: O Rei do Punho de Ferro é um filme de artes marciais e ficção científica que chegou aos cinemas em 2009. Fracasso de bilheteria, o título recebeu tantas críticas sobre seu roteiro sem pé nem cabeça que incomodou até o criador dos jogos, Katsuhiro Harada, que passou a renegar a adaptação.
Protagonizado por Jon Foo, Tekken se passa em um mundo pós-apocalíptico, em que a maior parte da população foi dominada por poderosas corporações. Nesse cenário, seguimos os passos de Jin, um jovem que quer vingar a morte de sua mãe e decide participar do Punho de Ferro, um torneio de pão e circo organizado por uma dessas empresas, em que lutadores se enfrentam até a morte em busca de fama.
Tekken: O Rei do Punho de Ferro faz parte do catálogo do Adrenalina Pura.
4. Street Fighter: A Lenda de Chun-li
Um dos títulos mais lembrados quando o assunto são adaptações desastrosas, Street Fighter: A Lenda de Chun-li é um filme de ação e artes marciais baseado na franquia de luta de mesmo nome. Lançado em 2009, o longa foi muito criticado por sua história genérica e lutas de ação mal feitas, que viraram piada entre os fãs.
Ambientado em Bangkok, Street Fighter: A Lenda de Chun-li conta a história da personagem-título, uma jovem que treina para se tornar uma street fighter, guiada pelo malfeitor corrigido, Gen. Enquanto se aprimora nas artes marciais, Chun-li e Gen se unem ao detetive Charlie e sua parceira Maya a fim de impedir que o mafioso Bison, chefe de uma organização criminosa, consiga assumir o controle das áreas mais pobres da cidade.
Street Fighter: A Lenda de Chun-li pode ser assistido no Looke e no Paramount+.
5. Monster Hunter
Dirigido por Paul W. S. Anderson, cineasta com experiência em adaptações de games como Mortal Kombat (1995) e Resident Evil (2002 – 2016), Monster Hunter é um filme de monstros baseado no jogo de mesmo nome da Capcom. Bastante divulgado pela Sony, o título chegou aos cinemas em 2020, mas teve uma recepção desastrosa muito influenciada por seu roteiro confuso, e problemas de direção e edição.
Ao menos com efeitos visuais bem melhores do que os outros títulos dessa lista, Monster Hunter gira em torno da Tenente Artemis e de sua unidade, quando o grupo é transportado por uma tempestade de areia para um mundo por trás do nosso, governado com feracidade por bestas gigantes. Nesse universo, os soldados precisam lutar por suas vidas, especialmente após descobrirem que os monstros são imunes ao seu poder de fogo.
Monster Hunter está disponível no Telecine.
6. Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo
Fracasso mais recente das adaptações de jogos para o cinema, Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo é um longa-metragem de comédia de ação e ficção científica lançado em 2024. Alvo de críticas desde que suas primeiras imagens vieram a público, o filme foi um fracasso de bilheteria, chegando a ser chamado de histérico, patético e caótico.
Estrelado por Cate Blanchett, Borderlands conta a história de Lilith, uma criminosa contratada por um influente proprietário para voltar ao planeta de Pandora e encontrar sua filha desaparecida. Para cumprir sua missão, Lilith se junta a um grupo bastante excêntrico de personagens, com quem enfrenta uma jornada de desafios que vão desde ameaças alienígenas a perigosos bandidos.
Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo faz parte do catálogo do Prime Video.
Leia também:
- 8 piores filmes de todos os tempos
- Super Mario Bros: sequência do filme tem título revelado acidentalmente
- Sonic | Franquia planeja eventos do mesmo nível dos Vingadores
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original