Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Qual Samsung comprar: Galaxy FE ou Galaxy S? Entenda as diferenças

A Samsung dispõe de uma grande variedade de smartphones para todos os bolsos. Entre os mais interessantes, estão os flagships da linha Galaxy S e seus “irmãos quase gêmeos“: os Galaxy FE (sigla para Fan Edition).

Os modelos FE certamente chamam atenção pelo preço, mas ainda geram muitas dúvidas em relação aos seus recursos. Para esclarecer suas particularidades, preparamos um guia com as principais diferenças entre as duas versões. Confira:

O que é a linha FE?

A linha “Fan Edition” surgiu com o Galaxy S20 FE, em 2020, com o intuito de oferecer um smartphone muito próximo de um top de linha, mas com um preço mais acessível.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para isso, a Samsung fez alguns cortes em relação aos demais modelos da linha S, sempre reciclando componentes como processador e memória RAM, mas ainda oferecendo quase todos os recursos dos mais caros.

O objetivo é proporcionar uma experiência muito semelhante ao que a linha S oferece dentro do seu segmento premium. O que muda é a potência do hardware e a qualidade de outros componentes, como revestimento, tela, etc.

Os modelos FE se assemelham bastante aos flagships, mas compõem uma linha mais econômica (Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Design e tela

Se tratando do design, as diferenças entre as duas versões são sutis.

Ambas possuem a mesma identidade visual, mas a linha S padrão utiliza materiais melhores, como vidro Gorilla Glass Victus 2, para maior proteção contra quedas e riscos.

Já a linha FE traz componentes inferiores e mais econômicos – o S20 FE, por exemplo, tinha uma carcaça de plástico.

A tela é um dos pontos fortes dos tops de linha, muito graças à tecnologia AMOLED, que garante cores vibrantes e um contraste infinito.

As diferenças entre a tela de um FE para um S padrão podem ser sutis, mas ao colocá-los lado a lado, fica bem evidente que o FE perde em densidade de pixels, brilho, cores e tudo que faz a imagem ser bonita.

Isso não significa que a tela de um FE é ruim, mas é mais um fator que fica atrás dos demais modelos da linha S.

Desempenho e bateria

O desempenho é o campo em que as diferenças entre as duas versões ficam mais evidentes.

A linha S traz os processadores mais potentes do mercado, como a linha do Snapdragon 8, enquanto a linha FE tem chipsets “reciclados” e mais fracos, como o Exynos da própria Samsung.

No caso do S24, por exemplo, tanto o modelo base quanto o FE possuem a mesma quantidade de RAM e um processador Exynos 2400, porém o S24 FE tem a variação 2400e, que é consideravelmente mais fraca

Embora ambos ofereçam um desempenho satisfatório, a linha S dispõe de uma performance muito superior.

No que diz respeito à bateria, a linha FE leva a melhor. Os modelos “Fan Edition” costumam ter uma bateria com maior capacidade – e é aqui que entra um segredo pouco comentado:

As baterias de celulares intermediários costumam ser melhores que a de flagships. Isso reforça que a ideia dos modelos FE não é ser um top de linha, mas sim um intermediário premium.

Os celulares da linha S trazem o melhor que a fabricante pode oferecer em termos tecnológicos (Gabriel Furlan/Canaltech)

Câmera

Ambas as linhas oferecem um conjunto de câmeras muito competente, capaz de captar fotografias e vídeos em resolução 4K ou até 8K. A principal diferença está nos sensores utilizados.

A linha S base utiliza sensores mais avançados e conta com tecnologias melhores, como o HDR. Assim, suas capturas oferecem maior riqueza de detalhes e nitidez, inclusive em ambientes pouco iluminados.

Qual escolher?

A escolha entre um Galaxy S ou um Galaxy S FE é mais uma questão de orçamento do que de prioridades. Quem procura uma experiência top de linha deve optar pelos modelos a partir do S base, que atendem a esses requisitos.

Se a ideia for priorizar custo-benefício, o FE certamente é a melhor opção. Contudo, é sempre válido avaliar a diferença de preço do modelo FE para o S base; muitas vezes, é um valor tão baixo que pode acabar valendo mais a pena investir direto em uma das versões mais poderosas.

Leia mais no Canaltech

Apple e Samsung estão com problemas de inovação ou os smartphones que mudaram?

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.