O Windows 10 ainda vai funcionar após outubro? Veja como será o fim do suporte
O suporte da Microsoft ao Windows 10 termina em 14 de outubro deste ano, pouco mais de 10 anos após o lançamento do sistema operacional. Com a mudança, a alternativa é migrar para o Windows 11 para manter o PC atualizado.
- Windows 11: 6 recursos que os usuários do Windows 10 estão perdendo
- Por que o Windows 9 nunca foi lançado pela Microsoft?
Os computadores não vão parar de funcionar com o fim do suporte, mas é recomendável atualizar por motivos de segurança e para melhorar a própria experiência geral. A seguir, o Canaltech tira dúvidas sobre o processo:
- O PC vai parar de funcionar?
- Os apps vão parar de funcionar?
- Vai dar para atualizar o Windows 10 depois?
- Tem como ir para o Windows 11 depois?
O PC vai parar de funcionar?
Não, mas o sistema obsoleto apresenta alguns riscos para o dispositivo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Sem o suporte oficial, a Microsoft não libera atualizações com correções de bugs, ajustes de segurança e novas ferramentas. A experiência geral pode ser afetada com travamentos, falta de recursos inéditos e exposição a possíveis malwares.
Dessa forma, não é recomendado usar um Windows antigo para tarefas que envolvem dados sensíveis, como o número do cartão de crédito ou arquivos confidenciais.

Microsoft já reforça o fim do suporte em páginas oficiais do Windows (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Os apps vão parar de funcionar?
Os aplicativos passam pelos mesmos riscos de segurança do sistema operacional — até podem ser usados, mas há exposição a vírus e outras ameaças. Ainda que alguns desenvolvedores possam publicar atualizações, o SO vulnerável a ataques também deixa os apps instalados expostos.
Além disso, os aplicativos da Microsoft, como os do pacote 365, não vão receber atualizações.
Consigo atualizar o Windows 10 depois?
Há um caso específico que permite manter o suporte. A Microsoft oferece as Atualizações de Segurança Estendidas (ESU, da sigla em inglês), um serviço pago para garantir o acesso a ajustes críticos de segurança por um ano além do prazo original.
O programa ESU pode ser adquirido a US$ 30 (cerca de R$ 170 na conversão direta com a conversão atual), por 1.000 pontos do programa Microsoft Rewards ou de forma gratuita para quem ativa o backup do sistema na nuvem pelo OneDrive.
Tem como ir para o Windows 11 depois?
Sim. Caso o computador atenda aos requisitos para atualizar ao Windows 11, é possível migrar para a nova versão gratuitamente após o prazo.
Porém, devido aos riscos de segurança e falta de suporte técnico após o dia 14 de outubro, o ideal é baixar o novo Windows antes disso.
Leia também:
- Ajuste na Barra de tarefas e mais: 7 novidades do Windows 11 em julho de 2025
- ‘Tela azul’ do Windows mudará de cor; relembre versões antigas do erro
- Fim das senhas no Microsoft Authenticator: 5 apps para guardar suas credenciais
VÍDEO: Você realmente precisa de 120 Hz de atualização de tela? Faz diferença, na prática?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original