China usará milhares de GPUs proibidas da NVIDIA em novos data centers para IA
A China e os EUA vivem uma outra guerra além da tarifária: a guerra de IA. Ambos os países estão correndo para se tornarem a maior potência nesse quesito, e segundo uma reportagem do Bloomberg, o gigante asiático se move para a construção de 39 novos data centers para IA. O mais curioso, é que todos devem ser equipados com mais de 115 mil GPUs da NVIDIA que se enquadram nas restrições dos EUA de envio ao território.
- Saiba como escolher a placa de vídeo NVIDIA ideal
- 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso
Em outubro de 2022, ainda sob o governo de Joe Biden, os EUA iniciavam uma série de restrições relacionados ao envio de GPUs com alta capacidade de processamento para inteligência artificial, a maioria sendo da NVIDIA. Mesmo assim, a China, ao que tudo indica, montará seus novos complexos de servidores para IA usando milhares desses chips proibidos.
China não diz como irão adquirir as GPUs proibidas
Essa construção acontece na província de Xinjiang, no deserto de Gobi ao noroeste do país, que faz fronteira com a Mongólia, mais especificamente no condado de Yiwu, longe de qualquer cidade grande da China. O terreno para a construção do complexo tem, aproximadamente, o tamanho de um campo de futebol.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Segundo o Bloomberg, os documentos sobre essa construção não mencionam como as empresas chinesas pretendem adquirir as GPUs da NVIDIA que se enquadram nas restrições dos EUA. Legalmente, isso não é possível. Saindo da legalidade, existem os atravessadores que ainda disponibilizam esses produtos por lá, mas eles geralmente são voltados para o mercado negro.
Como as empresas chinesas são, geralmente, controladas pelo estado, fica difícil obter informações mais apuradas e por isso, as especificações desses data centers não foram divulgadas. Mas, ao que tudo indica, as GPUs H100 ou H200 devem estar entre as escolhidas pelas empresas, mesmo que elas não consigam comprá-las legalmente.
Veja mais do CTUP:
- Entenda a nomenclatura das placas de vídeo Nvidia GeForce
- Quais são as diferenças entre placas de vídeo NVIDIA e AMD?
- Todo PC com placa NVIDIA GeForce RTX é um AI PC em potencial
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original