Os 7 vilões do cinema mais icônicos de todos os tempos
Tão importantes para suas tramas quanto os super-heróis, mocinhos ou quem mais estiver disposto a salvar o dia, os vilões icônicos do cinema conseguiram causar impacto em diferentes gerações devido as suas falas, atos maléficos e uma forma de pensar muito diferente do habitual.
Embora sejam personagens horripilantes, que causam medo e repulsa na maioria das situações, essas figuras célebres causaram uma impressão duradoura na indústria cinematográfica, e, graças a sua história e carisma vilanesco, são também considerados ícones da cultura pop.
Vilões icônicos do cinema
De malfeitores que passam pelo imponente Darth Vader de Star Wars e chegam até o temível assassino Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo, o Canaltech montou uma lista com os 7 vilões do cinema mais icônicos de todos os tempos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Será que você concorda com a gente nessas escolhas? Confira!
- Darth Vader
- Voldemort
- HAL 9000
- Chucky
- Coringa
- Freddy Krueger
- Thanos
1. Darth Vader

Não tem jeito: o grande vilão do cinema é mesmo Darth Vader. Além de ser a grande ameaça de uma das franquias mais populares de todos os tempos, Star Wars, o personagem também impõe respeito desde sua aparição em Uma Nova Esperança, quando aparece com sua armadura negra reluzente, máscara ameaçadora e respiração peculiar.
Acompanhando pela A Marcha Imperial de John Williams, trilha sonora que causa impacto todas as vezes em que é tocada, Vader tem ainda o bônus de ter um passado trágico envolvendo Luke Skywalker, o que faz com que o herói lute não apenas para salvar o destino da galáxia, mas também em prol da própria redenção do vilão.
2. Voldemort

Um personagem precisa realmente ser muito mau para que a simples menção de seu nome seja considerada um tabu para toda uma comunidade. Voldemort é um dos poucos vilões da história do cinema a carregar esse feito, sendo mais chamado de Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado do que realmente pelo seu nome.
Isso já dá uma boa dimensão de quem é o Lorde das Trevas do universo de Harry Potter. Claramente inspirado em Adolf Hitler e sua política eugenista, o vilão foi muito bem construído ao longo de toda a saga, especialmente pela forma como sucumbiu temporariamente no passado devido à profecia envolvendo Potter, de forma a estarem para sempre interligados.
3. HAL 9000

Provando que personagens não precisam ter carne e osso para serem vilões icônicos, HAL 9000 também marcou toda uma legião de cinéfilos ao mostrar o potencial destruidor do sistema de computador da nave espacial Discovery One de 2001: Uma Odisseia no Espaço. Sistema de IA incrivelmente sofisticado, o personagem tinha a diferença de não ser guiado por sentimentos, e sim por uma programação conflitante que o fez “enlouquecer”.
Essa característica, é claro, tornava a máquina ainda mais assustadora, já que suas ações eram guiadas pela lógica e por todo o conhecimento que possuía. Além disso, HAL 9000 era, já na época, a síntese do medo que os humanos tinham por máquinas e a evolução tecnológica, um conflito que mais de 50 anos depois nunca esteve tão atual.
4. Chucky

Muitos bonecos já tentaram alcançar o posto de grandes vilões do cinema, mas poucos conseguiram ter o mesmo impacto de Chucky. Funcionando apenas como um recipiente para a alma de Charles, um assassino em série também chamado de Estrangulador de Lakeshore, o boneco da franquia Brinquedo Assassino não demonstra um pingo de piedade em suas tentativas para voltar a habitar um corpo humano.
Mais do que “apenas um vilão”, Chucky tem um ar de sadismo, expresso sem rodeios em suas falas e ações, que contrasta diretamente com a sua imagem infantil. Uma transformação que, sempre quando mostrada nos cinemas, causa impacto no público e conta ainda com o diferencial do humor, uma característica que não está presente em nenhum outro personagem dessa lista.
5. Coringa

Em meio a uma sociedade que nos exige ordem e lógica, o vilão Coringa ganha destaque exatamente por ser o oposto de tudo isso, representando o puro caos, aquela parte de nós que sempre tentamos eliminar. Assim como Chucky, o personagem subverte a imagem da inocência e dá ainda dramaticidade às suas ações — o que funciona muito bem contrastando com alguém tão centrado quanto o próprio Batman.
Não é por acaso que, de toda a galeria de vilões do Homem-Morcego, o Palhaço do Crime seja justamente o mais icônico, lembrado e amado de todos eles. Com seu jeito espalhafatoso, planos mirabolantes e comportamento errático, ele é aquela energia caótica que a gente joga para baixo do tapete, mas que encontra no cinema uma forma de sair.
6. Freddy Krueger

Personagens clássicos do cinema não ganharam essa alcunha à toa. Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo é talvez um dos mais assustadores vilões de todos os tempos, afinal, quem mais pode se gabar de conseguir entrar no sono das pessoas e matá-las em seus sonhos, ceifando sua vida também por tabela no mundo real?
Com seu visual perturbador, que envolve um rosto todo queimado e uma luva de lâminas, o serial killer de crianças é outro personagem que ganhou status por ser essa ameaça invisível, que se esgueira em silêncio pelo mundo onírico. Além disso, o Lorde dos Pesadelos é um dos mais sádicos do cinema, se alimentando do medo de suas vítimas, sem demonstrar nunca nem um pingo de compaixão.
7. Thanos

O grande vilão da primeira década de Marvel é ameaçador não apenas porque conseguiu derrotar os Vingadores, mas porque ele é um dos poucos exemplos de ameaças do cinema que realmente consegue alcançar seus objetivos. Depois de surrar os Heróis mais Poderosos da Terra, o Titã Louco — que, por si só, já é um título incrível — reúne todas as Joias do Infinito e apaga metade da existência com um estalar de dedos.
Além da magnitude do ato, há o fato de que o sucesso de seu plano é algo que ainda deixa marcas no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). Embora a viagem no tempo tenha resolvido o problema e feito o Homem de Ferro e demais heróis fazerem tudo voltar como era antes, ainda vemos os impactos do blip sendo explorados nas histórias recentes do estúdio, o que só mostra como ainda vamos demorar muito para esquecer de Thanos.
Leia também:
- Tudo sobre o novo Superman: conexões, HQs, elenco e cenas extras
- 6 fracassos de bilheteria que afundaram grandes produções
- Os 100 melhores filmes do século XXI, segundo o New York Times
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original