Nova ‘tela azul’ do Windows 11 com outra cor começa a ser liberada
A prévia mais recente do Windows para testadores já conta com a nova “tela azul” do sistema — que não é mais azul. A build 26100.4762 do sistema, liberada na quinta-feira (10), começa a aplicar a mudança na tela de erro e muda a cor do fundo pela primeira vez em mais de 30 anos.
- Windows 11 ultrapassa o Windows 10 e vira a versão mais usada do mundo
- Ajuste na Barra de tarefas e mais: 7 novidades do Windows 11 em julho de 2025
A Microsoft já havia anunciado a mudança em março deste ano e testou o aviso com duas cores: uma com fundo verde e outra com fundo preto. A segunda opção levou a melhor e vai ser adotada por padrão no Windows.
O que muda além da cor?
O novo aviso de erro crítico conta com um fundo preto e textos mais discretos. A mensagem principal, no centro da tela, informa que o dispositivo encontrou um problema e precisa reiniciar, acompanhado de uma porcentagem com o progresso para ligar o PC novamente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Na parte inferior, em tamanho reduzido, é possível conferir o código do erro para pesquisá-lo na web. Em comparação com a tela anterior, a Microsoft diminuiu o tamanho do alerta e ainda removeu o QR Code e o emoticon de rosto triste que apareciam na tela.
A MS justifica que “o design atualizado se alinha com o estilo visual do Windows 11 e ajuda você a retornar ao trabalho rapidamente”.
GALERIA: relembre a evolução da “tela azul da morte” ao longo dos anos




Quando a nova tela será liberada?
Por enquanto, o ajuste está disponível apenas em prévia para inscritos no Windows Insider, programa com versões de testes do sistema operacional. A Microsoft não informa um prazo de lançamento para a versão estável, disponível para todas as pessoas, mas deve liberá-la nos próximos meses.
Outras novidades da atualização
Um dos destaques da versão 26100.4762 é a chegada do recurso Quick Machine Recovery, voltado para identificar e corrigir problemas de inicialização do Windows 11 rapidamente, sem necessidade de intervenção manual.
Além disso, os PCs Copilot+ ganharam um novo agente de IA que ajuda a organizar as configurações do sistema a partir de comandos em linguagem natural, como “meu cursor do mouse está muito pequeno” ou “controlar o PC pela voz”.
Leia também:
- O que esperar do Windows 11 25H2? Veja as novidades e quando será lançado
- Windows 11: 6 recursos que os usuários do Windows 10 estão perdendo
- 5 dicas essenciais para migrar do Windows 10 para o Windows 11 sem problemas
VÍDEO: Windows era o problema esse tempo todo? SteamOS dominará os PCs para jogos de alto desempenho?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original