A nova trend dos chimpanzés de santuário é usar grama nas orelhas — e no bumbum
Quem disse que só humanos seguem modas estranhas? Em um comportamento digno de passarela da selva, chimpanzés em um santuário na Zâmbia estão desfilando por aí com grama nas orelhas e, surpreendentemente, também no bumbum. A descoberta inusitada foi detalhada em um estudo publicado na respeitada revista Behaviour, com contribuições de pesquisadores da Universidade de Utrecht, Durham e outras instituições.
- Vídeo é a primeira evidência científica de que chimpanzés consomem álcool juntos
- Pesquisa sugere que chimpanzés têm ritmo e música pode ser anterior a humanos
A história começou em 2010, quando uma fêmea chimpanzé do Chimfunshi Wildlife Orphanage Trust começou a enfeitar a orelha com uma folha de grama. Logo, outros membros do grupo copiaram a moda, que continuou mesmo após a morte da “influencer” original. Mais de uma década depois, outro grupo no mesmo santuário iniciou o mesmo ritual, mas dessa vez, com um toque a mais: grama no traseiro também.
Curiosamente, os grupos não tinham contato entre si. O elo comum? Os mesmos cuidadores. De acordo com Edwin van Leeuwen, da Universidade de Utrecht, os funcionários relataram que costumavam limpar os próprios ouvidos com gravetos ou graminhas:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como os humanos, outros animais também copiam comportamentos aparentemente sem sentido uns dos outros. Isso pode oferecer insights sobre as origens evolutivas da cultura humana. Os chimpanzés podem ter copiado esse comportamento e até o adaptado, colocando a grama em outras partes do corpo.

A tendência, embora pareça sem propósito, pode ter função social:
Copiar o comportamento de outro indivíduo pode indicar atenção e até afinidade. Isso ajuda a fortalecer laços e criar pertencimento dentro do grupo, assim como acontece entre humanos.
Enquanto a ciência continua debatendo por que os humanos desenvolveram culturas tão complexas, os chimpanzés fashionistas da Zâmbia provam que a base dessa evolução pode ser bem mais peluda e até um pouco cômica do que pensávamos.
Leia também:
- Chimpanzés engenheiros? Estudo destaca inteligência na escolha de ferramentas
- Estudo indica que chimpanzés podem falar a palavra “mamãe”
VÍDEO | Reagindo a Itens Mirabolantes Inesperados – Peruca Pet
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original