A Terra vai girar mais rápido nos próximos meses e três dias ficam mais curtos
Sentiu que o dia passou mais rápido? A quarta-feira (9) foi, de fato, um dia ligeiramente mais curto do que o normal — e o mesmo deve acontecer em 22 de julho e 5 de agosto. A explicação está no fato de que a Terra girará um pouco mais rápido nas próximas semanas, com influência da Lua.
- Perderemos um segundo na contagem do tempo em 10 anos? E o que isso significa?
- Quantas horas tem um dia e por que não são 24h completas
Isso ocorre porque, nesse período, o satélite natural estará mais afastado do equador da Terra, o que altera a atração gravitacional exercida sobre o eixo do planeta. Com a Lua mais próxima dos polos, a rotação da Terra se acelera e os dias ficam ligeiramente mais curtos.
Mas essa diferença é imperceptível aos seres humanos. Na quarta-feira, por exemplo, o dia teve cerca de 1,30 milissegundos (ms) a menos do que os tradicionais 86.400 segundos — ou 24 horas. No dia 22 de julho, a previsão é de -1,38 ms, e em 5 de agosto, aproximadamente -1,58 ms.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Essas pequenas variações na duração do dia são detectadas com a utilização de relógios atômicos desde a década de 1950. Foi essa tecnologia que identificou o dia mais curto da história em 5 de julho de 2024, quando a Terra teve 1,66 milissegundos a menos do que as 24 horas.

Outros fatores de influência
Além de influências cósmicas, outros fatores também podem aumentar ou diminuir a duração dos dias na Terra. As mudanças climáticas — por meio do movimento do gelo e das águas subterrâneas —, por exemplo, aumentaram a duração dos dias em 1,33 milissegundos entre 2000 e 2018.
Já um terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão encurtou a duração do dia em 11 de março de 2011 em 1,8 microssegundo. Isso aconteceu porque o fenômeno tectônico acelerou a rotação da Terra, além de alterar a forma como a massa do planeta está distribuída.

Em entrevista à Live Science, Richard Holme, geofísico da Universidade de Liverpool, destacou que até mesmo as estações do ano influenciam a rotação da Terra ao redistribuir sua massa enquanto o planeta está em movimento.
“Há mais terra no hemisfério norte do que no sul. No verão do hemisfério norte, as árvores ganham folhas, o que significa que a massa se move do solo para a superfície — mais longe do eixo de rotação da Terra”, explicou o cientista.
Leia mais:
- Duração dos dias está mudando — e a causa pode ser o núcleo da Terra
- Planeta Terra | O que sabemos da superfície ao núcleo
VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original