Fiat 147: o que fez do carro sucesso de vendas nos anos 80, além do preço?
O Fiat 147 escreveu um dos capítulos mais importantes da história da montadora no Brasil. Afinal, o hatch compacto foi o primeiro carro produzido pela marca em território nacional e acabou se tornando um sucesso de vendas enquanto esteve em linha por aqui.
- Quanto custaria um Fiat 147 nos dias de hoje, com a inflação?
- Quanto custaria um Tempra Turbo hoje, com a inflação?
Digno representante do termo “carro popular”, o Fiat 147 não tinha na potência e no luxo os principais atrativos, mas o sucesso nas vendas não foi impulsionado apenas pelo preço, que era bastante acessível.
O CT Auto vai contar, a seguir, o que fez do Fiat 147 um dos carros mais queridos das décadas de 1970 e 1980 no Brasil.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Afivele o cinto e curta essa gostosa viagem ao passado para entender um pouco mais sobre a história de um verdadeiro ícone da marca que, hoje, é a principal do Grupo Stellantis em nosso país.

Quantos Fiat 147 foram vendidos na história?
O Fiat 147 ficou nas linhas de produção da montadora no Brasil entre 1976 e 1986 no Brasil. Segundo a marca, durante essa década foram vendidas 536.591 unidades do hatch compacto.
O melhor ano do modelo no mercado brasileiro foi 1979. Na ocasião, o Fiat 147 fechou o período entre janeiro e dezembro com 98.743 carros novos vendidos. Boa parte do impulso foi causada por uma inovação tecnológica apresentada naquele ano, relacionada à motorização.

Por que o Fiat 147 fez tanto sucesso?
As mais de meio milhão de unidades vendidas durante os dez anos de existência do Fiat 147 podem ser explicadas por vários motivos, e o preço baixo é apenas um deles.
Além do valor atrativo, os principais pontos que fizeram do Fiat 147 um sucesso de vendas nos anos 80 foram os seguintes:
- Inovações tecnológicas: foi o primeiro carro a usar o motor Fiat Fiasa, que viria a se tornar um dos mais importantes da indústria nacional;
- Novo combustível: o Fiat 147 também foi um dos pioneiros a utilizar o álcool como combustível e, assim, ajudar a impulsionar um combustível menos poluente;
- Economia: o motor de pouco mais de 60 cv não levava emoção ao motorista, mas era uma alegria para o bolso, já que o Fiat 147 era um dos carros mais econômicos do Brasil, com médias entre 9,85 e 14,84 km/l (cidade e estrada).
Vale destacar também que o Fiat 147 chegou a figurar entre os 10 carros mais vendidos do Brasil de 1980 a 1984, ocupando, respectivamente, a 3ª, 5ª, 5ª, 6ª e 8ª posições nos rankings anuais.
Leia também:
- Quanto custaria um Ford Corcel II hoje, corrigido pela inflação?
- Quanto custaria um Fusca da década de 1990 hoje, com a inflação?
Vídeo: Qual foi o primeiro carro elétrico do mundo?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original