Novo rival do WhatsApp não precisa de Internet para funcionar: conheça o Bitchat
O WhatsApp, Telegram e Signal ganharam uma nova alternativa: o Bitchat. Criado por Jack Dorsey, cofundador do Twitter, o mensageiro é totalmente offline, com funcionamento através de uma rede via Bluetooth, e promete mais segurança e privacidade por não depender de servidores e de uma conta para utilizá-lo.
- WhatsApp, Telegram ou Signal: qual é o app mais seguro?
- Como deixar o WhatsApp mais seguro | 10 dicas
A plataforma foi revelada neste domingo (6) no perfil pessoal de Dorsey no X. “Meu projeto de fim de semana para aprender sobre redes Mesh Bluetooth, relays e modelos de armazenamento e encaminhamento, modelos de criptografia de mensagens e algumas outras coisas”, comentou na publicação.
O projeto é conhecido como Bitchat, um serviço de mensagens descentralizado — ou seja, a troca de dados ocorre entre dispositivos através de conexão ponta-a-ponta (P2P). Essa transmissão é realizada via Bluetooth, por meio de uma rede Mesh, que utiliza múltiplos pontos de acesso para ampliar a cobertura.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo o desenvolvedor, a comunicação sem depender de Internet, servidores, números de telefones e cadastros, e é criptografada. A página do projeto no GitHub ainda indica que nenhum dado é coletado e destaca um atalho para apagar todas as informações do app em “caso de emergência”.
Por outro lado, a plataforma funciona apenas com pessoas nas redondezas, onde há alcance da rede Mesh via Bluetooth. Assim, não é possível enviar mensagens para quem está em outros bairros, cidades e afins, por exemplo.
Nas conversas, o Bitchat tem um funcionamento similar aos bate-papos com o protocolo IRC, populares nos 1990, com comandos como “/join”, “/msg” e “/who”. Além disso, é possível mencionar pessoas, criar salas e até mesmo proteger os chats em grupo com senha.
my weekend project to learn about bluetooth mesh networks, relays and store and forward models, message encryption models, and a few other things.
bitchat: bluetooth mesh chat…IRC vibes.
TestFlight: https://t.co/P5zRRX0TB3
GitHub: https://t.co/Yphb3Izm0P pic.twitter.com/yxZxiMfMH2— jack (@jack) July 6, 2025
Em breve na App Store
O aplicativo para iPhone e Mac ainda não está disponível na App Store. Mas Dorsey informou em seu perfil no X que o Bitchat já está em avaliação para ser liberado na loja de apps do iOS, iPadOS e macOS.
“TestFlight lotado (10.000 pessoas)”, disse ao comentar sobre a disponibilidade de vagas na plataforma que reúne versões Beta de aplicativos para sistemas da Apple. “O aplicativo ainda está em análise para lançamento completo.”
A página do projeto no GitHub oferece outras opções para compilar o aplicativo e fazer a instalação. Esse procedimento, no entanto, requer conhecimentos técnicos e um Mac.
Código aberto
Até o momento, não há previsão de um app para Android, Windows e Linux. Contudo, o projeto foi lançado em domínio público — dessa forma, qualquer pessoa pode criar uma adaptação para outros sistema operacional.
“Este é um software livre e sem ônus, lançado em domínio público”, diz a licença do projeto. “Qualquer pessoa tem a liberdade de copiar, modificar, publicar, usar, compilar, vender ou distribuir este software, seja em forma de código-fonte ou como um binário compilado, para qualquer finalidade, comercial ou não comercial, e por quaisquer meios.”
O código do Bitchat está disponível em um repositório do GitHub (github.com).
Confira outras matérias do Canaltech:
- Como deixar o Telegram mais seguro | 8 dicas
- Signal vs Telegram: qual app de mensagens é mais seguro?
- Como usar o Signal, rival do WhatsApp
VÍDEO: Como USAR o WhatsApp de forma mais EFICIENTE
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original