Frente fria avança com nevoeiro no Sul e no Sudeste e pede cuidado nas estradas
O avanço de uma frente fria sobre o Sul e o Sudeste do país nesta terça-feira (8) deve provocar queda nas temperaturas nas duas regiões. Há possibilidade de formação de nevoeiro em alguns pontos, o que pode prejudicar a visibilidade em estradas e aeroportos, principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas do dia.
- Céu embaçado | Qual é a diferença entre nevoeiro, neblina e névoa?
- Como será o inverno de 2025 no Brasil: muito frio ou ameno? Veja na sua região
Previsões do Climatempo indicam que esse evento climático será favorecido pela combinação entre o ar frio de origem polar e o predomínio de um sistema de alta pressão atmosférica no interior do Brasil, que vai reduzir significativamente a quantidade de nuvens.
A diminuição da nebulosidade ao longo da noite intensifica o resfriamento do ar, o que facilita a formação de neblina — termo popularmente usado para se referir ao nevoeiro.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Sudeste com temperaturas mais amenas
No Sudeste, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais começam o dia com temperaturas mais baixas, com chance de nevoeiro e possibilidade de geada na Serra da Mantiqueira. Já o litoral do Espírito Santo deve registrar chuva moderada, provocada pela influência de ventos úmidos vindos do oceano.
Dados meteorológicos do Climatempo apontam que a cidade de São Paulo deve ter mínima de 10 °C e máxima de 23 °C nesta terça-feira. Na quarta-feira (9), feriado da Revolução Constitucionalista no estado, as temperaturas devem variar entre 11 °C e 20 °C.
No Rio de Janeiro, os termômetros devem marcar mínima de 11 °C e máxima de 26 °C nesta terça, e oscilar entre 13 °C e 24 °C na quarta-feira. Em Belo Horizonte (MG), as temperaturas devem ficar entre 10 °C e 25 °C até o dia 9 de julho. Já em Vitória (ES), a previsão indica variação entre 14 °C e 25 °C.

Previsão para o Sul
No Sul, o Climatempo indica que a frente fria avança principalmente pela costa do Rio Grande do Sul, favorecendo pancadas de chuva nas regiões centro-leste e noroeste do estado. Em Porto Alegre, a terça-feira começa com tempo nublado, mas o sol deve aparecer entre nuvens ao longo do dia. A condição de chuva tende a diminuir até a noite.
Nos estados de Santa Catarina e Paraná, a previsão aponta aumento gradual das temperaturas durante a tarde. Atenção para os baixos índices de umidade no norte do Paraná, onde as taxas devem ficar reduzidas.
Na capital gaúcha, a mínima prevista é de 10 °C e a máxima de 18 °C nesta terça-feira, com variação entre 9 °C e 16 °C na quarta-feira. Em Curitiba (PR), as temperaturas devem oscilar entre 5 °C e 20 °C nos dias 8 e 9 de julho, com possibilidade de neblina. Já em Florianópolis (SC), os termômetros devem marcar mínima de 7 °C e máxima de 21 °C até quarta-feira.
Tempo nas outras regiões
Até a próxima segunda-feira (14), previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as temperaturas devem permanecer elevadas no centro-sul da Região Norte, no norte do Centro-Oeste e no oeste do Nordeste.
Chuvas volumosas devem atingir o extremo norte da Região Norte e o leste do Nordeste, com precipitações que podem ultrapassar os 50 mm acumulados. Enquanto isso, o interior do Nordeste e grande parte do Centro-Oeste devem permanecer com tempo mais estável.

Leia mais:
- Quão grande um floco de neve consegue ficar na natureza?
- Neve, chuva congelada ou geada? Conheça diferença entre os fenômenos de inverno
-
Se o gelo é transparente, então por que a neve é branca?
VÍDEO | É POSSÍVEL SENTIR O CHEIRO DA CHUVA ANTES QUE ELA CHEGUE?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original