Seu celular tocou e ninguém falou nada? Entenda por que isso acontece
O celular tocou, você atendeu e ninguém falou nada. Esse tipo de ação é comum e visa verificar se o número de celular ainda está ativo. Tais ligações de spam podem envolver oferta de produtos ou serviços como planos de saúde, consignados, empréstimos ou planos de telefonia.
A seguir você fica sabendo sobre:
- Quem faz ligações de spam?
- Por que a chamada fica muda?
- Como não receber ligações de spam
Quem faz ligações de spam?
Na maiora das vezes, quem faz ligações de spam é o atendimento automatizado de alguma empresa de telemarketing ou serviço equivalente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Assim, essas chamadas são feitas pelo sistema de “Robocall”, que são ligações automáticas realizadas por sistemas computacionais que não possuem uma ação direta de agentes humanos. Esse tipo de chamada pode durar menos de três segundos e vir de múltiplos números e DDDs diferentes

Para além de empresas, golpistas também podem usar ligações de spam para aplicar golpes que envolvem uma oferta falsa ou até mesmo visam confundir a vítima para ter acesso remoto ao dispositivo.
Por que a chamada fica muda?
Em grande parte das ligações de spam, há um mecanismo chamado de autodialers, um sistema de discagem automática programado para fazer mais chamadas do que um operador humano consegue atender.
O resultado disso é a ligação ficar muda depois que é atendida. Isso porque, o sistema tenta encaminhar a chamada para um agente disponível, mas, caso não haja nenhum, a ligação é encerrada automaticamente.
Como não receber ligações de spam
Uma das principais ações para evitar receber ligações de spam é bloquear o número a partir das configurações do celular.
Para ajudar nessa ação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), junto a operadoras de telecomunicações criaram o “Origem Verificada”, ferramenta que identifica automaticamente as informações da ligação como nome da empresa, logomarca, o motivo da chamada e um selo de verificação da autenticidade do número.
Com essa função, consumidores poderão ter fácil acesso aos dados da ligação e podem optar por atender ou não.
Outras medidas para evitar ligações de spam são:
- Não interaja: caso atenda, não pressione teclas ou forneça informação pessoal;
- Denuncie: faça o registro da reclamação no site Não Me Perturbe ou no Procon;
- Cuidado com fraudes: fique atento a mensagens ou contatos posteriores à ligação que solicitem dados pessoais, códigos ou informações bancárias.
Leia mais:
- Ligações de spam: por que recebemos chamadas que ficam mudas e desligam?
- Como bloquear chamadas de spam em celulares Samsung
- 3 opções de bloqueador de chamadas | Android e iPhone
VÍDEO: Como identificar uma chamada de spam
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original