8 GPUs mais icônicas da AMD
O mercado de placas de vídeo é dominado pela NVIDIA já há muitos anos, mas a AMD apertou sua rival em vários momentos e até teve participação maior no passado. A briga entre as duas empresas vem desde o tempo em que o Time Vermelho ainda era ATI, que acabou sendo adquirida pela dona das CPU Ryzen em 2006.
- 5 melhores placas de vídeo AMD Radeon para diferentes perfis de uso
- RDNA 4: Guia completo com tudo sobre a nova arquitetura gráfica da AMD
A AMD também teve placas de vídeo icônicas, que deixaram sua marca na época em que foram lançadas, trazendo mudanças significativas a nível de arquitetura, inovando em algumas características, seja no segmento de entrada, intermediário ou high-end.
1. ATI Radeon 9700 Pro
A única placa de vídeo da era pré-AMD da lista, a Radeon 9700 Pro deixou sua marca no começo dos anos 2000. Ela chegou equipada com uma GPU consideravelmente maior que a geração anterior e cerca de 50% maior que a NVIDIA GeForce 4 Ti 4600, a melhor do Time Verde na época, trazendo também 75% mais transistores. Isso resultou em grande poder computacional e colocou o Time Vermelho na frente naquela geração de placas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

2. AMD Radeon HD 5970
O primeiro grande feito com as Radeon agora no controle da AMD. Estamos falando de uma placa de vídeo com duas GPUs, mais especificamente duas HD 5870, que já era o melhor chip gráfico da época, brigando diretamente com a GTX 285. Com duas GPUs, ela acabou se tornando a melhor placa de vídeo da época e esse reinado durou alguns anos ainda.

3. AMD Radeon HD 7770
Deixando de lado o que existe de melhor, vamos para um segmento mais mainstream. Eu tenho um carinho especial por essa placa de vídeo, porque ela me serviu muito bem quando chegou em 2012, entregando ótimo desempenho em jogos da época rodando em 900p. Ela brigou com a GTX 660 e foi uma excelente opção no segmento acima das mais básicas na época.

4. AMD Radeon RX HD 7970
Ainda na mesma série da GPU anterior, é importante destacar a Radeon HD 7970, uma placa de vídeo high-end poderosa, dando muito trabalho para a GTX 780 e aquecendo a briga nesse segmento de alto desempenho há mais de uma década. Diferente da rival, ela tinha frequência que passava de 1 GHz, algo inédito na época e que as Radeon HD 7000 trouxeram ao mercado.
5. AMD Radeon RX 580
Depois de um bom salto no tempo, chegamos em uma das GPUs mais populares da AMD. A RX 580 ainda pode ser encontrada no varejo brasileiro, embora sua disponibilidade seja bem limitada atualmente. Ela foi lançada em 2017 e se manteve em alta, brigando com a GTX 1060, e foi uma ótima escolha mainstream, tanto que ela durou muitos anos no mercado. Atualmente, ela até consegue rodar títulos competitivos que são mais leves, mas não dá mais conta do que existe de moderno em títulos mais exigentes.
6. AMD Radeon RX 6600
Mais uma placa de vídeo mainstream e que também está disponível nas lojas do Brasil, mesmo sendo consideravelmente mais nova, lançada em 2021. A Radeon RX 6600 consegue lidar bem com jogos em 1080p, até os mais pesados, mas com ajustes no preset gráfico ou até o auxílio do FSR. Mesmo assim, é uma GPU moderna já icônica por ter um dos melhores custo-benefício atualmente.

7. AMD Radeon RX 7900 XTX
A série de placas de vídeo baseadas em RDNA 3 trouxe uma evolução interessante em relação à geração anterior. A RX 7900 XTX, por exemplo, elevou o desempenho em jogos em 4K pela AMD, e até arriscando ray tracing em alguns títulos, algo que sempre foi melhor com as GPUs da NVIDIA. Apesar de não ser concorrente direta da RTX 4090, a GPU RDNA 3 topo linha alcança a ex-placa de vídeo mais rápida do mundo em certos jogos.
8. AMD Radeon RX 9070 XT
Sim, a Radeon RX 9070 XT acabou de sair, mas ela já tem se mostrado bastante promissora. A GPU RDNA 4 mais forte se encaixa no segmento intermediário, entrega desempenho similar a RX 7900 XTX, consumindo menos, e até chega próximo da RTX 5080 em alguns jogos, embora brigue diretamente contra a RTX 5070 Ti. Todo esse conjunto tem potencial de tornar a RX 9070 XT um futuro ícone.

Veja mais do CTUP:
- 5 melhores processadores até R$ 1.000 para jogos em 2025
- Conheça o XMX Acceleration, tecnologia por trás das GPUs Intel Arc e XeSS
- 3 principais diferenças entre a AMD RX 9060 XT e a NVIDIA GeForce RTX 5060
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original