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Curiosidades

Review Chevrolet Equinox EV | SUV é ótimo, mas derrapa no preço

O Chevrolet Equinox EV chegou ao mercado brasileiro no finzinho de 2024 com uma missão clara: mostrar que a GM sabe fazer carros elétricos capazes de disputar mercado em um patamar acima do estabelecido como “popular” pelas marcas chinesas que desembarcaram por aqui nos últimos anos.

Eficiente, tecnológico e extremamente luxuoso, com acabamento feito em materiais de primeira qualidade, o SUV construído sobre a plataforma Ultium, a mais moderna da GM, cumpre à risca praticamente todas as promessas da marca. Mesmo assim, até agora ele não engatou nas vendas no Brasil.

O motivo? Embora seja um carro com excelente dirigibilidade, confortável, potente e repleto de equipamentos, o Chevrolet Equinox EV derrapa em um ponto crucial: o preço.


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Os pouco mais de R$ 400 mil pedidos pela GM pelo SUV médio acabam tirando o Equinox EV da briga com modelos mais “parelhos”, como o Zeekr X (que é menor, mas também entrega eficiência e tecnologia), e o afastam de vez do consumidor que hoje compra BYD e GWM. E é aí que está o problema, como o CT Auto vai explicar nesse review. Confira.

Chevrolet Equinox EV é excelente, mas preço torna o carro menos atraente (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Prós

  • Eficiência
  • Dirigibilidade
  • Pacote tecnológico
  • Design

Contras

  • Preço

Conectividade, Tecnologia & Segurança

O Chevrolet Equinox EV brilha quando os pontos sob análise são conectividade, tecnologia e segurança. Afinal, a GM fez questão de equipar o SUV médio com o que há de mais moderno para justificar o slogan “SUV high tech de verdade”.

O Equinox EV conta com a plataforma do Google Built-in. Ela permite que o usuário dispense cabos ou pareamento de celular, pois tudo o que é preciso fica armazenado na própria conta. O serviço de concierge OnStar também se faz presente, assim como o S.O.S, que funciona perfeitamente, como testamos, na prática. 

Há também a maior tela do segmento (17,7 polegadas), que exibe todas as funções do carro. Durante os testes para o CT Auto, algumas delas, na verdade, se mostraram meio confusas, como a tela que mostra onde desligar o carro (sim… não é em um botão start/stop tradicional).

O pacote de segurança do Chevrolet Equinox EV conta com sistemas aperfeiçoados de frenagem automática e correção de faixa, que agora trabalham em conjunto com o alerta de ponto cego. Na prática, isso significa que se quem estiver ao volante “ignorar” o sinal sonoro, o carro “não deixa” você mudar de faixa. O recurso funciona e, na verdade, é até meio “chatinho” às vezes.

Da esquerda para direita, de cima para baixo: alerta com luz que “treme” o banco, aviso de cinto, cálculo de autonomia e eletropostos no trajeto (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)

Para compensar, dois recursos tecnológicos merecem todos os elogios. O primeiro é o alerta de segurança que, literalmente, treme o assento do banco em situações de perigo e acende uma luz vermelha no painel (veículo se aproximando na lateral ou ciclista próximo).

O segundo é o GPS nativo, que mostra, na tela da multimídia, com quanto de bateria o carro chegará ao destino traçado, além dos locais onde há carregadores disponíveis no trajeto. Sem dúvida, algo extremamente útil para quem sofre da chamada “ansiedade de recarga”.

“Tecnologia embarcada no Equinox EV impressiona, mas a Chevrolet errou a mão no preço”

— Paulo Amaral

Conforto e Experiência de uso

A experiência de uso do Chevrolet Equinox EV foi bastante agradável, talvez pelo fato de a tecnologia embarcada no SUV elétrico da GM ser, realmente, bastante impressionante.

Alguns recursos, como o One Pedal, que tem dois níveis de atuação, transformaram o SUV de dimensões generosas (4,84 metros de comprimento x 2,95 m de entre-eixos) em um carro extremamente eficiente e econômico

Na prática, ele atua como gerador, frenando o veículo e retornando energia para o carro. Isso estende a autonomia, especialmente em uso urbano, onde há o anda e para, o aumenta e diminui a velocidade. 

Equinox EV roda mais do que os 443 km “oficiais” do Inmetro sem precisar economizar nas aceleradas (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Em números, a utilização correta do One Pedal, e de outros recursos, fez com que a bateria de 85 kWh entregasse até mais que os 443 quilômetros previstos pela aferição oficial do Inmetro. E isso sem economizar na hora de pisar no acelerador e fazer uso da potência dos dois motores elétricos, que entregam 292 cv de potência e 47,8 kgf/m de torque ao motorista.

A tração integral eAWD também tornou a dirigibilidade do Equinox EV bastante assertiva. Ao agir junto dos controles de tração e estabilidade, o sistema permite um maior controle do carro e aumenta a segurança, independentemente da situação.

Design e Acabamento

O Chevrolet Equinox EV tem no design e no acabamento outros dois pontos bastante elogiáveis. Por fora, o SUV médio da GM agrada por entregar, ao mesmo tempo, sofisticação e agressividade.

O capô com vincos marcantes, os faróis em LED afilados, as rodas calçadas por pneus largos e a traseira com lanternas interligadas, também em LED, e o símbolo da Chevrolet no centro, tornam o SUV um dos mais belos do mercado brasileiro.

Por dentro, nada de plástico duro em excesso ou rebarbas sobrando. Tudo no Equinox EV é encaixado com precisão e perfeição. Os detalhes no painel e no console, no mesmo tom da carroceria, também dão ao SUV um ar de carro premium, bem diferente dos modelos mais populares da marca que são vendidos por aqui.

Por fora e por dentro, Equinox EV é um show de design (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)

E os bancos? Os bancos (e o volante) merecem uma menção especial, pois, além de acomodarem muito bem o motorista e os passageiros, também contam com aquecimento (apenas os da frente), um “mimo” bem legal agora que o friozinho chegou ao Brasil.

Concorrentes

O Chevrolet Equinox EV, embora seja de uma marca mais generalista, está em uma prateleira acima dos carros de marcas já consolidadas por aqui no segmento dos eletrificados, como GWM e BYD.

A “briga” do SUV da GM é voltada mais para carros do segmento premium, tais como BMW iX1, Volvo C40 Plus e Ioniq 5. Dessa lista, o modelo da GM é o mais caro (R$ 419 mil).

Esse ponto, aliás, é o que certamente está fazendo o Equinox “derrapar” nas vendas, especialmente contra BMW e Volvo, modelos que também entregam excelente nível de acabamento, alta tecnologia e eficiência energética por valores mais acessíveis — R$ 362 mil e R$ 284 mil, respectivamente.

Mesmo belíssimo e eficiente, Chevrolet Equinox EV é caro (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

“Pelo preço do Equinox EV é possível encontrar modelos de marcas verdadeiramente premium.”

— Paulo Amaral

Chevrolet Equinox EV: vale a pena?

Após passar cerca de dez dias de posse do Chevrolet Equinox EV em nome do CT Auto, a melhor resposta a quem perguntar se vale a pena ou não dispor de R$ 419 mil para levar o SUV elétrico para garagem é um enorme “depende”. E não se trata de ficar em cima do muro.

A explicação é, na verdade, bastante simples: não há dúvidas de que o Equinox EV é um carro de nível superior no que diz respeito à qualidade dos materiais, pacote de equipamentos e até mesmo à motorização.

O problema é que o alto valor pedido pela GM acaba tirando o Equinox EV das mãos de um público que provavelmente compraria o modelo em detrimento de SUVs chineses. Isso coloca o carro em rota de colisão com marcas como Volvo e BMW. E convencer esses clientes a trocar um modelo reconhecidamente premium por um generalista é uma briga difícil de ser vencida.

Equinox EV venderia muito mais se não custasse tanto (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

* A unidade do Chevrolet Equinox EV utilizada para a confecção desse review foi gentilmente emprestada ao CT Auto pela General Motors do Brasil.

Leia a matéria no Canaltech.

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augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.