Boeing 737: por que o avião mais vendido do mundo vai sair de linha?
O Boeing 737, avião de passageiros mais vendido da história, está cada vez mais próximo da aposentadoria. Ícone da aviação comercial desde a década de 1960, o modelo já foi encomendado por companhias aéreas do mundo todo, acumulando mais de 11 mil unidades entregues. No entanto, a liderança do 737 está sendo ameaçada — e, ao que tudo indica, deve chegar ao fim em breve.
- B-2 Spirit: vídeo raro mostra cabine do “avião invisível” dos EUA
- Subiu no telhado: pane deixa avião bimotor em situação inusitada
Isso porque o Airbus A320, principal rival do modelo americano, já superou o 737 em número de pedidos globais e caminha para ultrapassá-lo também em unidades entregues nos próximos anos.
Porém, a Airbus também está está se preparando para deixar o A320 para trás, com um novo projeto que deve revolucionar e mudar totalmente o futuro da aviação comercial.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Projeto Future Aircraft
O sucessor do A320 está em desenvolvimento há mais de 10 anos. Chamado de Future Aircraft, o novo avião da fabricante europeia será responsável por iniciar a transição para uma frota ainda mais eficiente e sustentável. A expectativa é que ele entre em operação comercial no final da década de 2030, assumindo o espaço do A320.
O Future Aircraft terá capacidade semelhante à do A320 atual — transportando entre 150 e 220 passageiros —, mas com um foco muito mais agressivo em reduzir emissões de carbono. A Airbus estima que o novo modelo será até 30% mais econômico em consumo de combustível por trecho, principalmente por conta do uso de querosene sustentável (SAF).
Além da eficiência, o novo avião será construído para ajudar o setor aéreo a atingir a meta de emissão líquida zero até 2050, uma das maiores demandas ambientais da indústria.
O que esperar do sucessor do avião mais vendido do mundo
O projeto Future Aircraft é uma combinação de tecnologias de última geração que vão transformar o jeito de voar. Entre os destaques, a Airbus aposta em quatro pilares principais:
Asas mais longas e dobráveis
O novo modelo terá asas ultralongas e aerodinâmicas, com pontas dobráveis semelhantes às do Boeing 777X. Esse recurso permitirá reduzir o arrasto e melhorar o desempenho sem necessidade de adaptações nos aeroportos.
Motores de nova geração
A Airbus trabalha no desenvolvimento de um motor inovador chamado Open Fan, que possui hélices expostas e promete entregar um nível de eficiência muito superior ao das turbinas atuais. O motor, batizado de RISE, será testado até o final da década em um Airbus A380 modificado.

Materiais mais leves e sustentáveis
Boa parte da estrutura do Future Aircraft será feita com materiais compostos avançados, fibras de carbono e biomateriais recicláveis, o que contribuirá para reduzir o peso e melhorar o desempenho geral.
Inteligência artificial e energia híbrida
O novo avião será equipado com sistemas de inteligência artificial capazes de auxiliar pilotos e equipes de manutenção. Além disso, a Airbus estuda integrar fontes alternativas de energia, como baterias e hidrogênio, especialmente para operações no solo, minimizando o tempo de uso dos motores tradicionais.
Um futuro ainda em construção
Apesar de muitos conceitos já estarem bem definidos, a Airbus ainda não decidiu qual será o design final do Future Aircraft. A fabricante segue testando diferentes soluções, principalmente no posicionamento dos motores e nas configurações das asas, buscando o melhor equilíbrio entre eficiência operacional e custo.
O que já está claro é que, nos próximos anos, o Boeing 737 deve perder o trono de avião mais vendido do mundo, e o Airbus A320 também começará a se despedir. O Future Aircraft promete inaugurar uma nova era na aviação comercial — mais sustentável, conectada e eficiente.
Leia também:
- Invisíveis: 4 aviões furtivos mais tecnológicos do mundo
- Revo e Eve fecham parceria para “invadir” São Paulo com carros voadores
Vídeo: O avião modular e sem janelas
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original